Astrologia

O ascendente e casa 1 são a mesma coisa?

Mapa astral azul.
zodiac wheel

Na verdade não. A mandala zodiacal, também conhecida como mapa astral ou mapa natal, possui 12 casas. Cada uma dessas casas representa uma área/setor da vida de um indivíduo. Tanto o ascendente quanto a casa 1 estão inseridos nessa mandala.

O ascendente, em uma carta astrológica, é o ponto de início. Esse ponto inicial é chamado de cúspide. Todas as casas em um mapa possuem uma cúspide. O ascendente é o início da casa 1. Ele está posicionado em um determinado grau no horizonte leste, na carta astrológica.

Imagem de mapa astral.

O posicionamento do ascendente por grau e por signo ira sinalizar, que no momento do parto, um determinado signo estava nascendo. É relevante destacar, que ao longo do dia, todos os doze signos nascem e se põem. Portanto, pessoas que nasçam durante o mesmo dia terão signos ascendentes diferentes.

Você também pode gostar

A casa 1 representa um dos doze setores da vida de um indivíduo. Dessa forma, entende-se que a casa 1 é uma área de atuação na vida de uma pessoa e o ascendente é o início dessa mesma casa. É importante lembrar que o ascendente constitui o grau localizado nesse ponto. Constata-se que o grau do ascendente, pode estar posicionado em um signo e o restante da casa 1 em outro signo. Isso é possível acontecer se o signo localizado no ascendente estiver nos graus finais. Todos os signos possuem 30 graus.

Tanto o ascendente, quanto a casa 1 representam a característica personalidade mais imediata. Ambas, mostram traços de personalidade que estão mais expostos. O ascendente e a casa 1 indicam a imagem que alguém projeta em um primeiro contato interpessoal. Os dois mostram como uma pessoa é vista pelos outros.

Um ascendente em aquário irá mostrar uma imagem, em um contato interpessoal, de alguém que está à frente de seu tempo, progressista, inovador, participativo em grupos e que valoriza a amizade.

Um ascendente em sagitário irá sugerir alguém que está sempre alegre, otimista, que pensa positivo, aventureiro, que se interessa por assuntos elevados e demonstra grande conhecimento.

No entanto, é importante frisar, que ao interpretar um mapa, nunca se deve olhar um único ponto. A leitura é do mapa por completo. Ao calcular o ascendente para um determinado signo, é considerável observar se há planetas na casa 1, planetas em aspecto /ligados ao ascendente e/ou planetas na casa 1, as condições do planeta regente do domicílio (planeta cujas qualidades têm afinidades com as características de determinado signo) do signo posicionado no ascendente.

Nota-se, então, que se uma pessoa, com ascendente em sagitário e que, a princípio, seria alguém alegre, expansiva, etc. Tiver outros fatores interferindo na manifestação das características do signo ascendente, a alegria e a expansão não irão se manifestar.

Sobre o autor

Fabiana Alves de Brito

Fabiana Alves de Brito

Fabiana Alves de Brito é professora e astróloga. Pós-graduada em língua inglesa, tem lecionado em cursos de idiomas e escolas há 15 anos. É astróloga profissional, apaixonada por tudo que esteja relacionado ao Universo e aos astros. Dispõe do conhecimento da astrologia há mais de dez anos.

Contatos:
Email: [email protected]
Site: fabianaalvesdebrito.com.br
Facebook: @FabianaAstrologia
Instagram: @fabianaalvesdebrito.astrologia
Youtube: Fabiana Alves de Brito