Astrologia Autoconhecimento

O que é o Ascendente no Mapa Astral — O que ele diz sobre você?

Ilustração de um círculo com o zodíaco e constelações
Francesco Ungaro / Canva
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Existem muitas maneiras de colocar o processo de autoconhecimento em prática. Uma delas é a Astrologia. A partir da observação dos astros, dos planetas e da Lua, por exemplo, é possível elaborar o Mapa Astral de uma pessoa, que mostra qual era a configuração do céu no momento em que ela nasceu e o que isso diz sobre a personalidade que irá desenvolver.

Ainda que nem todo mundo acredite em Astrologia e que muitos pensem que ela é genérica demais, aprofundar-se no seu Mapa Astral pode te trazer verdades sobre sua essência que você nunca imaginou. Se você pensava que somente o seu signo solar descrevia quem você era, está na hora de expandir seus conhecimentos.

Começando pelo seu signo ascendente, você irá descobrir qual era o signo que estava surgindo no horizonte no momento do seu nascimento. E então, você será capaz de compreender como ele influencia a sua imagem e a sua essência.

A seguir, explore o universo da Astrologia conhecendo um pouco mais sobre o ascendente no Mapa Astral. Faça esse exercício de autoconhecimento e dê um passo importante na sua jornada evolutiva. Perceba a relação entre o Universo e você e se surpreenda com a influência das estrelas na sua vida cotidiana!

Imagem de duas folhas de papel sobre uma mesa onde está desenhado um mapa astral. Sobre eles, uma caneta de ponta grossa.
Mira Cosic / Pixabay

Como saber meu ascendente?

Em primeiro lugar, você precisa identificar corretamente qual é seu signo ascendente. Para fazer isso, você deve separar a sua certidão de nascimento e verificar o horário exato em que você nasceu. É importante que você tenha certeza dessa informação, porque ela determinará qual é o seu ascendente. Até uma mudança de minutos pode fazer a diferença!

Outras informações que você deve encontrar na sua certidão são a sua data de nascimento e o lugar do mundo onde isso aconteceu. Com esses dados em mãos, você pode procurar um bom astrólogo ou um site de confiança que realize o seu Mapa Astral. Procure aqueles que já foram utilizados por outras pessoas que você conhece!

É fundamental ressaltar que a identificação do ascendente de uma pessoa não é uma opinião ou baseada em um achismo. É uma informação precisa, quase matemática. Então, se uma pessoa ou um site de confiança disse que o seu ascendente é determinado signo, provavelmente é verdade.

O que o signo ascendente diz sobre a pessoa?

De uma maneira simplificada, o signo ascendente de uma pessoa é o que define como ela se mostra ao mundo. Isso inclui o jeito como ela se expressa, a aparência física e a individualidade de cada um. Aprofundando-se ainda mais nessa questão, chegaremos a respostas para outras questões.

O ascendente pode revelar quais são os pontos de vista de uma pessoa, como ela enfrenta cada dificuldade da vida, quais são as estratégias que ela utiliza na hora de socializar com os outros e como ela se projeta. Um exemplo simples do último tópico seria observar o tipo de conteúdo que essa pessoa posta nas redes sociais, o que contribui para a construção da imagem dela.

Imagem de duas folhas de papel onde estão desenhados um mapa astral. Ao lado desses papéis um porta-papel com borda dourada e uma pedra branca sobre ele.
LNTH / Pixabay

Uma vez que o ascendente de uma pessoa é a maneira como ela se mostra ao mundo, é provável que ele seja mais evidente na personalidade de alguém do que o signo solar. Quem diria, não é? Conhecer o seu ascendente é fundamental para compreender os seus impulsos e lidar melhor com eles, para que a imagem que você transmite seja compatível com a sua essência.

Características de cada signo ascendente

Se você quer dar o primeiro passo para conhecer o seu signo ascendente, separamos algumas informações breves e resumidas que vão te ajudar. Porém, é essencial que você busque informações no seu Mapa Astral completo, seja com a ajuda de um profissional, seja de um site. Dessa forma, você poderá se conhecer de uma maneira aprofundada!

1) Ascendente em Áries

Quem tem ascendente em Áries transmite uma imagem de autenticidade. É uma pessoa fiel ao que acredita e que não tem medo dos julgamentos alheios na hora de se posicionar sobre algo.

2) Ascendente em Touro

O ascendente em Touro é característico de pessoas que aparentam ser muito seguras sobre si e sobre os planos que elaboram para o futuro. Elas conduzem a vida com responsabilidade e bom gosto.

3) Ascendente em Gêmeos

Uma pessoa que identificou Gêmeos como ascendente no Mapa Astral tem uma tendência a aprender sobre inúmeros assuntos, sendo alguém de muitos interesses.

4) Ascendente em Câncer

O signo de Câncer como ascendente define uma personalidade capaz de acolher e ouvir outras pessoas, com muita delicadeza. A empatia se manifesta de forma marcante para quem tem esse aspecto astrológico.

5) Ascendente em Leão

Assim como para quem tem Áries como signo ascendente, o ascendente em Leão evoca autenticidade. É uma pessoa que vive com alegria, que sabe do próprio potencial e que preza uma boa imagem pessoal.

Imagem de uma mesa branca e sobre ela alguns papéis onde estão sendo desenhados um mapa astral, dois livros de estudos e um porta-peso de bronze com algumas flores na cor bege.
LNTH / Pixabay

6) Ascendente em Virgem

O ascendente em Virgem permite que uma pessoa tenha mais habilidade para lidar com problemas difíceis, sendo capaz de ouvir os outros e de ajudá-los em inúmeras situações. Assim, ela irá exercer também a generosidade desse aspecto astrológico.

7) Ascendente em Libra

Carisma e diplomacia são duas das características que não faltam em quem tem ascendente em Libra. Transmitindo muita simpatia, essas pessoas são sociáveis e vivem cercadas de amigos.

8) Ascendente em Escorpião

Ter o signo de Escorpião como ascendente é um indício de autoproteção e de lealdade. É uma pessoa que pode demorar a confiar em alguém, porém, quando isso acontecer, irá manter essa relação por muito tempo.

9) Ascendente em Sagitário

O ascendente em Sagitário é típico das pessoas que têm uma presença inspiradora e marcante. Elas vivem com otimismo e levam o astral de qualquer lugar lá para cima, sendo ótimas companhias.

10) Ascendente em Capricórnio

Quem tem ascendente em Capricórnio demonstra determinação para alcançar os próprios objetivos, mesmo aqueles que precisam de mais paciência, sendo essa outra virtude desse aspecto astrológico.

Imagem de uma mesa e sobre ela um livro aberto, algumas folhas com o desenho de um mapa astral. Ao lado um vaso com folhagem verde, um menor com flores e seda na cor bege e uma jarra de bronze.
LNTH / Pixabay

11) Ascendente em Aquário

A característica mais evidente de quem tem ascendente em Aquário é a vontade de mudar o mundo. São pessoas que têm a mente aberta e que estão sempre dispostas a fazer a diferença.

12) Ascendente em Peixes

Simpatia e compreensão são duas qualidades que estão sempre presentes em quem tem ascendente em Peixes. Essas pessoas são boas ouvintes e estarão ao seu lado quando você precisar.

Você também pode gostar

A compreensão sobre o ascendente no Mapa Astral é fundamental para entender qual é a imagem que transmitimos para outras pessoas, quais são as nossas atitudes para com elas e como é possível evoluir. Pegue sua certidão de nascimento, procure um bom astrólogo ou um site confiável e descubra qual é o seu signo ascendente, para se conhecer cada vez mais!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]