Autoconhecimento Psicologia

O corpo e a Terra

Juliana Ferraro
Escrito por Juliana Ferraro

¨(…) No fundo, a agressão ao corpo da mulher é uma agressão de longo alcance que atinge tanto os que vieram antes dela quanto os que chegarão depois.¨

(Clarissa Pinkola Éstes, Mulheres que Correm com os Lobos)

Escrevo este artigo num propósito para que despertemos todos e todas para a descoberta da beleza e inteligência em seu corpo físico. Este corpo que abriga todas as memórias de tudo o que você já viveu, tudo o que herdou de seus antepassados e tudo o que deseja viver.

Neste corpo onde habita, aí mesmo, ele é seu templo.

É dele onde extrai suas emoções mais profundas, as sensações mais sutis. Informações do mundo ao redor entram pelos poros e são filtradas pela pele, são administradas, são intuídas por sua vibração sutil, que sentimos quando atentos.

O seu valor está em tudo o que com ele pode realizar, em tudo o que pode experimentar, no prazer, que com o corpo extrai, de estar neste planeta, abençoado por poder sentir o gosto do chocolate, o frio da noite no inverno, digerir alimentos, enxergar com os olhos e com o tato tudo o que acontece, escutar a voz da natureza.

Cada parte, pequena que seja, está se comunicando uma com a outra, o tempo todo, incessantemente. Já parou para pensar em todo o trabalho que acontece dentro do seu corpo agora, neste momento? Imagine as células se renovando e realizando sínteses, alimentando-se, processando informações, levando a atenção para determinado objeto, pensamento ou ação. Quantos processos químicos e biológicos acontecendo agora, neste exato instante. É mesmo um milagre, não?

Dentro do micro está o macro, dentro de ti tem todo um universo. Dentro dos seus músculos e ossos, memórias. Dentro do seu DNA, herança de gerações e gerações atrás, que viveram em épocas diferentes, lugares que talvez nem imaginemos, que se adaptaram ao mundo e foram se misturando, formando agora o ser único e belo que é você.

Olhe seu corpo com tudo o que é perfeito, assim como o universo é. Não adianta querer sair do corpo e se ligar com o espírito se antes não aprendermos a ser humanos. Aprender a ser humano, na minha visão (neste momento) é se ligar à vida, ao corpo, ao físico, à terra e à Terra.

young woman practice yoga outdoor in autumn park day shot

Claramente, o modelo de corpo que existe está deixando todo mundo doente, buscando um físico ideal, uma beleza que não existe. Sentimos como que estranhos dentro de nós mesmos. E então isso se reflete na relação com o mundo, ou seja, poluição, desmatamento, incêndios, lixo e por aí vai. O que fazemos com nossos corpos, modificando, cortando, não aceitando? Negando o tipo de corpo que temos, nossa herança, estamos cortando nossas raízes com a Terra e nos sentimos desenraizados, com medo, sem propósito.

Então, vamos curar a Terra? Ela está chamando! Não precisa, necessariamente, se ligar ao WWF ou sair protestando contra a cultura. Agir. Faça. Consigo mesma. Ame-se. Cuide-se. Trate seu corpo e a si mesma como você merece: com carinho, amor, saúde, equilíbrio, prazer. Honre a Terra que há em ti.

E vamos girando na roda da vida, desvendando esse grande mistério que é estar vivo.

Gratidão pela oportunidade de exercitar a reflexão.

Namasthea!!

Sobre o autor

Juliana Ferraro

Juliana Ferraro

Juliana Ferraro é psicóloga por formação e viajante por amor às coisas novas da vida. Seu contato com diferentes línguas e culturas começou quando ela ainda trabalhava no Club Méditerranée. Depois fez um mochilão pelo mundo em busca de autoconhecimento. Em pouco mais de um ano conheceu diversos países asiáticos, em especial a Índia, onde fundou uma paixão profunda pela yoga e pela meditação. No Brasil: morou, deu aulas de yoga e se formou como massoterapeuta, em Paraty, RJ. Foi nessa época que concluiu quatro cursos de dez dias de meditação Vipassana e se aprofundou na prática de Ashtanga Yoga. Hoje, ela está estudando Ashtanga Yoga no KPJAYI, em Mysore, Índia. E dá aulas de Ashtanga Yoga online.

Contatos:

Facebook: /juferraroyoga
Instagram: @_ju_ferraro |
YouTube:
Ju Ferraro

Site: lotusviajante.com/ashtanga-yoga-online-com-ju-ferraro-pratique/ | lotusviajante.com/ashtanga-yoga-online-com-ju-ferraro
E-mail: [email protected]