Saúde Integral

O perigo do “ é natural, faz bem”

Frutas e verduras naturais em cima de uma mesa de madeira.
Catarina Teixeira
Escrito por Catarina Teixeira
Para iniciar a caminhada com o Eu Sem Fronteiras, decidi abordar um dos temas mais recorrentes em Consulta. É natural, posso comer sem restrições? Vegetais fazem bem? Fruta faz bem? Se beber muito chá, faz bem?

Mulher negra apoiando o rosto na mão com cara de dúvida em frente a um fundo branco.

A verdade é que o conceito de Natural, não significa fantástico, maravilhoso, muito menos se adequa a todos.
 No que toca a alimentação, sem dúvida que podemos afirmar que é uma das principais formas de nos mantermos saudáveis, equilibrados, e até mesmo felizes. Sim, felizes!

No entanto, nunca concordei em afirmar que um alimento tem o mesmo efeito energético em todos os organismos. Existem fatores a ter em conta e o estilo de Vida é um dos principais.

Por exemplo, uma pessoa que acorda todos os dias às 7H da manhã para fazer uma viagem de 2H até ao trabalho, trabalha 8 horas diárias e regressa por mais 2H de caminho até casa. Deve manter os mesmo hábitos alimentares que o vizinho, que acorda às 9H da manhã, faz uma viagem em transporte próprio de 30 Min até ao trabalho, trabalha 8 horas diárias e regressa a casa em 30 Min? Tendo em conta apenas o fator de estilo de vida próprio e individualizado, conseguimos compreender que o nível de stress, de adrenalina, e de perda de energia é bastante diferente? 

Qual dos dois seria mais beneficiado ao consumir durante o dia, por exemplo, 1.5L de chá verde? Se a resposta foi o primeiro, pode estar certa e pode estar errada. Se a resposta foi o segundo, pode igualmente estar certa, ou errada.

xícara transparente com chá verde.

Porquê? A Medicina Chinesa explica de forma muito eficaz estes processos. Todos os diagnósticos, tratamentos, prevenções devem ser realizados de forma individualizada. 

Se o primeiro exemplo é um indivíduo altamente saudável, terá sempre inevitavelmente uma fraqueza no organismo que estará a ser causada pelo Stress a que é sujeito, à falta de tempo que tem para repousar, por exemplo. O 1.5L de chá verde irá repor os líquidos perdidos ao longo do dia, irá lubrificar as estruturas respiratórias mas… que efeito terá ele no aumento da estimulação arterial acrescida já ao nível de stress existente?

Por outro lado, o vizinho que já tem mais tempo livre no que toca ao repouso, consegue maior qualidade de Vida no que toca à simples deslocação para o trabalho. Que efeito terá o 1.5L de chá verde no organismo? Certamente que irá absorver muitos mais benefícios, irá promover uma estimulação arterial benéfica, capaz de suportar o dia de trabalho sem desgaste do organismo.

Este simples exemplo deve ser pensado para dois indivíduos saudáveis, com o simples fato de terem estilos de Vida diferentes. O chá verde foi utilizado a título de exemplo pois cada vez mais o seu consumo aumenta com objetivos relativos ao emagrecimento, à estimulação de energia para o dia-a-dia. Aqui, o problema está no tipo de chá que é consumido, e não no fato de ser chá. 

Seleção de comida super saudável em tigelas e colheres de porcelana de madeira e porcelana. Rico em antioxidantes, vitaminas, minerais e antocianinas.

Compreendemos que ser natural, não significa fazer sempre bem. Que o nosso sentido de cuidar de nós não tenha fronteiras.

Sobre o autor

Catarina Teixeira

Catarina Teixeira

Desde cedo, apaixonada pela área da saúde, procurou adquirir conhecimento sobre a mesma, praticar e ensiná-la a todos os que queiram aprender.

Defende que está em aprendizagem constante, tendo também muito para ensinar no que toca ao bem-estar.

Participou de áreas clínicas, desde oncologia, psiquiatria, reumatologia e pediatria.

Defendeu a medicina chinesa e adquiriu conhecimentos médicos em Chengdu, na China, trazendo consigo, para Portugal, uma medicina como filosofia de vida.

Explica-nos que para si não existe regra saudável que se adeque a todos os organismos de forma benéfica, tendo um método de diagnóstico altamente individualizado e especializado.

De caráter determinado e personalidade muito própria, é capaz de discordar e estudar de forma aprofundada tudo o que avalie como benéfico, apresentando o seu ponto de vista e solução.

Email: [email protected]
Facebook: medicinadoQi