Convivendo Saúde Integral

A importância da rotina matinal

47462646 - woman near window raising hands facing the sunrise at morning
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
O dicionário diz que rotina é um hábito de fazer algo sempre do mesmo modo, mecanicamente. Exatamente por tratar-se de algo repetitivo, ela é tão mal vista. Mas, ela é muito importante para a vida e influencia seu sucesso profissional. Aprenda a importância da rotina matinal e incorpore hábitos que deixarão você mais disposto.

Mas por que ter uma rotina matinal?

Algumas pessoas “atropelam” as tarefas durante a manhã. Elas acordam ou melhor, pulam da cama e fazem tudo correndo e sem prestar atenção. Isso é péssimo porque o despertar deixa de ser algo sereno e vira um verdadeiro soco na cara. Dois comportamentos tornam esse soco na cara ainda mais dolorido. Será que algum desses está em seu cotidiano?

Função soneca

Os famosos cinco minutos a mais representam um “falso descanso”, segundo o Centro de Soluções do Sono dos Estados Unidos. A instituição afirma que a função soneca nos deixa mais irritados, além de provocar falhas na memória e taquicardia. Dormir só mais cinco minutinhos também bagunça o cérebro, como explica o neurologista Shigueo Yonekura. Quando vamos dormir, há liberação de serotonina, o neurotransmissor do bem-estar. Ao despertar, a dopamina é liberada para o organismo entender que é hora de acordar. Com esse desarranjo químico, sair da cama torna-se uma missão impossível.

Usar o celular logo ao acordar

Você acessa o e-mail e confere as últimas novidades das redes sociais logo que acorda? Isso também é péssimo. Ao ver que já está on-line, muitas pessoas vão atolar você de pedidos profissionais e pessoais.

A rotina matinal aumenta até mesmo a produtividade profissional e ter um padrão logo ao acordar traz calma para encarar todas as tarefas do dia com dose extra de motivação. Mas, o que fazer para ter uma rotina matinal produtiva? Listamos 6 hábitos para você incorporá-la no seu dia a dia agora mesmo!

1. Descarregue sua bateria

Não responda e-mails, troque mensagens antes de dormir e nem leia coisas relacionadas ao trabalho na cama. Ver televisão no quarto também não é recomendado. A melatonina, hormônio produzido pelo cérebro assim que escurece, é responsável por mostrar ao organismo que é hora de desacelerar. Com a luz do celular, computador e televisão, o corpo fica confuso e demora a diminuir o ritmo. Experimente tomar um chá de erva cidreira, ouvir uma música suave e fazer exercícios de respiração.

2. Alongamento

Alongar-se assim que sair da cama fortalece os músculos. Aprenda três exercícios fáceis:

• Espreguice-se ainda deitado com o corpo bem reto. Cruze as mãos sobre a cabeça, estenda os braços e empurre os pés para frente. Mantenha-se assim por 30 segundos;

• De barriga para cima, flexione as pernas. Puxe uma na direção do peito e permaneça por 30 segundos. Faça o mesmo com a outra perna;

• Deite de barriga para baixo. Empurre os quadris para trás e fique sentado nos calcanhares. Com a barriga nas coxas, estique os braços sobre a cabeça e fique assim por 30 segundos.

3. Beba água assim que acordar

Um copo de água em jejum desperta os órgãos e facilita o trabalho deles. Com tudo funcionando direitinho, não faltará pique ao longo do dia.

4. Banho frio

Mesmo no calor pode ser desconfortável. Porém já reparou que a temperatura mais fria dá aquele pique? Além disso, um banho frio fortalece o sistema imunológico e melhora a circulação. Comece com água morna e diminua aos poucos.

5. Café da manhã

Tomar um café da manhã reforçado repõe o que perdemos à noite. Para ser balanceada, a refeição deve ter fibras, frutas, carboidratos e até proteínas. Invista em pães integrais, mamão, iogurte, queijo branco e peito de peru.

6. Escrever

Se possível, reserve uns 10 minutos. Divida esse tempo para escrever seus devaneios e traçar metas diárias.

A rotina matinal melhora a produtividade e você pode incorporar outros hábitos ao cotidiano. Saiba o que incluir em sua rotina!


Texto escrito por Sumaia de Santana da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]