Convivendo

Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas – Capítulo 43

Capa da série Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas - Capítulo 43
Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni


Capítulo 43 – SAIBA DIZER “NÃO!”

E, como se diz na linguagem popular, diga esse “Não!”… na “lata”, o que significa ser imediato e vigoroso(a).

É melhor correr o risco da zanga da pessoa em receber uma negativa a tentar dormir com a consciência pesada de culpas como “eu deveria ter dito que não, mas agora a vaca foi pro brejo!”. Essas situações acontecem quando a negativa é a mais sensata das respostas, como, por exemplo, um pedido de empréstimo por uma pessoa amiga que se notabiliza como perdulária, descontrolada ou até irresponsável no trato das suas finanças.

É preciso muita amorosidade para dizer um necessário “não”, muita mesmo, e isso faz uma FANTÁSTICA diferença na vida das pessoas porque, cedo ou tarde entenderão os porquês da sua negativa e serão gratas, amorosamente gratas. Se disser o “não” com propriedade e ajustamento perfeito à necessidade, certamente seu teor educativo será muito ampliado e impactará positivamente nas percepções imediatas e nas memórias futuras da pessoa que teve de ouvi-lo.

Homem e mulher, ambos brancos, vestidos de social, em um escritório. Mulher sentada atrás de uma mesa, falando não, gesticulando com a mão, para o homem que está sentado na sua frente.

Claro, é muito mais fácil dizer “sim” para tudo. Quem age assim tem sempre uma imagem simpática, é tido como “bonzinho” e granjeia uma imensa aura de ser “gente fina”, o que pode massagear uns tantos egos, mas provocar, no futuro, uma avalanche de problemas muito sérios.

Grande diferença faz quem ama e se responsabiliza pelo outro a ponto de correr o risco de perder sua amizade e afetividade para ajudá-lo a não se perder, não é verdade?
Duas referências para ilustrar o “saber dizer não”, sendo uma ficção das mais politicamente incorretas, e a outra um fato conhecido por este escriba. À primeira, pois: a personagem Veruca Salt, do filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, dirigido por Tim Burton em 2005 e com Johny Depp no papel de Willy Wonka, o dono da fábrica; uma menina que nunca ouvira um “não” do seu riquíssimo e atarantado pai e que acaba sendo castigada na trama do filme, por ser antipática a mais não poder e exigindo que suas vontades fossem sempre atendidas.

Menina branca, criança, sentada em um sofá, emburrada, com os braços cruzados e uma coroa prata na cabeça.

A segunda referência, história real: a de uma rica, bonita, simpática, alegre e mimada filha de um poderoso industrial, que nunca ouvira um “não” daqueles bem categóricos e que supunha ter o mundo nas suas mãos, pelo menos o mundo que a cornucópia de dinheiro do pai podia comprar, até que… Habituada a dizer “não” para a legião de apaixonados que a cortejavam, muitos deles também de olho nos montes de dinheiro de que ela seria herdeira, ouviu um “não” do mais bonito e desejado rapaz da turma e entrou em choque emocional, a ponto de entrar em difícil e longa depressão, dela saindo com 40% a mais de massa corporal e os problemas físicos e emocionais decorrentes.


Continue acompanhando a série
 Anterior Capítulo 43  Próximo

Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: [email protected]
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube