Convivendo

O poder do vinagre na limpeza da casa

O poder do vinagre
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras



O vinagre é tempero e também dá saúde aos cabelos. Mas, você conhece o poder do vinagre na limpeza da casa? Não? Saiba que sua eficácia é devido ao ácido acético, substância presente em muitos produtos de limpeza desengordurantes. E isso vale para o vinagre de maçã e para o branco. O poder é tanto que o produto pode ser usado em todos os cômodos da casa. Prepare-se para conhecer as maravilhas que o vinagre faz pela faxina nossa de cada dia.

1. Para limpar forno, fogão e micro-ondas 

Misture 2 colheres de sopa de vinagre, 2 colheres de sopa de bicarbonato, 2 colheres de sobremesa de sal e água quente. Passe a mistura no painel do fogão com o lado macio da esponja e finalize com um pano macio. Use a pasta também para a limpeza do forno. Para limpar o micro-ondas, passe a solução de 100 ml de água com 50 ml de vinagre branco.

2. Para tirar manchas de panelas 

Coloque água quente nas panelas e em seguida vinagre e bicarbonato. Deixe de molho por 30 minutos e passe o lado macio da esponja. Caso as manchas não saírem, repita a operação. Finalize com detergente neutro.

3. Limpar vidros 

Coloque em um borrifador 3 colheres de vinagre em água. Borrife a solução nos vidros e seque com jornal para dar brilho.

4. Desinfetar vaso sanitário 

Aplique água, 1 xícara de vinagre e 2 colheres de sopa bicarbonato no vaso sanitário e na tampa. Deixe agir por 10 minutos e passe uma esponja macia.

5. Desengordurante 

O poder do vinagre

A gordura do box do banheiro é removida com 4 xícaras de chá de vinagre e 1 xícara de bicarbonato. Aplique a solução no piso, aguarde 20 minutos e passe uma esponja e use escovinha para limpar os cantos, caso julgar necessário.

6. Limpar pisos (Receita para limpar piso porcelanato) 

Em um balde, coloque 1 xícara de vinagre, ½ xícara de bicarbonato, ½ xícara de suco de limão e 7 xícaras de água. Aplique a solução no piso, deixe agir por 30 minutos e passe um pano macio. Dica: faça um teste em uma área escondida e não use em pisos laminados e vinílicos.

7. Aromatizador de ambientes 

Coloque em um borrifador grande 1 litro de água, 1 copo 200 ml de vinagre, 1 colher de sopa de bicarbonato e algumas gotas de óleo essencial de capim-limão. Borrife no ambiente sempre que desejar.

8. Amaciante de roupas 

Para as lavagens na máquina ou na mão, use 100 ml de vinagre para cada balde de roupas, incluindo itens de cama, mesa e banho.

9. Limpar carpetes 

Faça uma pasta com vinagre e bicarbonato e esfregue com uma escova de cerdas macias.

10. Limpar e Tirar cheiro de mofo dos armários 

Uma vez por mês, tire tudo dos armários (despensa, guarda-roupas, etc.) e passe um pano molhado com vinagre. Deixe as portas abertas por uma hora e retorne os itens. Caso estejam com mofo, deixe uma assadeira com 1 litro de vinagre branco fervido, por 3 horas no armário fechado. Após, passe um pano molhado com vinagre e deixe as portas abertas até secar.

Cuidados ao usar o vinagre na limpeza 

  1. Nunca use o vinagre puro, devido seu cheiro forte;

  2. Não misture com produtos de limpeza;

  3. Sempre deixe o vinagre agir pelo maior tempo possível.

O vinagre é poderoso para a limpeza doméstica. Quer mais dicas? Confira clicando aqui!


Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Você também pode gostar de outro artigo do site. Acesse: Receitas de tapioca doce e salgada para turbinar seu lanche da tarde

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]