Plantas Medicinais

Capim Limão: tudo sobre essa poderosa planta medicinal

Vários capins limão no centro da foto
mansum008 / Getty Images / Canva Pro / Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você já ouviu falar em capim-limão? Talvez você conheça essa planta por algum de seus outros nomes, como erva-príncipe, capim-cidreira ou capim-santo. Conhecido cientificamente como Cymbopogon citratus, o capim-limão cresce em formato de moita e é muito apreciado na medicina popular, especialmente por ter muitos efeitos diferentes, de antidepressivo a analgésico.

Originário do sudoeste da Ásia, após a 1ª Guerra Mundial, o capim-limão foi levado tanto para regiões da África, como a ilha de Madagascar, quanto para países da América do Sul e da América Central, onde se tornou muito popular e passou a fazer parte das tradições de cura e de uso de ervas medicinais.

O que pouca gente sabe sobre o capim-limão é que ele tem um uso inusitado: essa planta é usada para preservar estradas e rodovias, porque tem o efeito de firmar o solo, impedindo erosão e, consequentemente, a deterioração do asfalto. Por isso é que, em muitas regiões, ela é conhecida como chá de estrada.

Enfim, é uma planta que cresce em abundância em regiões tropicais e temperadas, mas simplesmente não suporta regiões frias. E aí? Ficou curioso para saber como usar o capim-limão? Pois continue a leitura do artigo e conheça tudo sobre essa planta.

Você encontrará nesse artigo:

Para que serve capim-limão

O capim-limão é uma erva bastante flexível, pois pode tratar quadros depressivos, aliviar dores leves, como cólicas menstruais, dores musculares e dores de cabeça, além de poder ser usado como chá, óleo essencial, repelente, entre outras possibilidades que demonstram a diversidade de usos dessa planta.

Nos tópicos abaixo, você confere os benefícios do consumo dessa planta, qual é a melhor forma de consumi-la e também qual energia ela exerce em nossa vida espiritual. Quanto aos outros usos, como em óleos essenciais e inseticidas, por exemplo, não é recomendada a fabricação caseira desse tipo de produto, visto que exige outros componentes.

Como consumir capim-limão

Maço de capim limão em cima de um círculo de madeira
Nutchakorn Thongmee / Getty Images / Canva Pro / Eu Sem Fronteiras

O uso mais comum e prático do capim-limão é como chá, porque a preparação é muito simples, e a bebida pode ser consumida em diversos momentos do dia. Entre os outros usos que, infelizmente, não podemos produzir em casa, estão: repelentes contra insetos, que, quando combinados com citronela, são naturais e funcionais; óleos essenciais, que podem acalmar por terem efeito antidepressivo; óleos de massagem, que usam o óleo essencial, entre outros, como compressas.

Mas lembre-se: não é porque uma erva é algo natural que ela só tem benefícios! Sempre que for usar algo do tipo, seja um chá ou um óleo essencial, consulte o seu médico para ficar atento às contraindicações e aos efeitos colaterais do uso do capim-limão, já que diferentes pessoas podem sofrer consequências diversas.

Tabela nutricional:

De acordo com dados da TBCA (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos), desenvolvida desde 2013 por uma parceria entre a Rede Brasileira de Dados de Composição de Alimentos (Brasilfoods), a Universidade de São Paulo (USP) e o Food Research Center (FoRC/CEPID/FAPESP), estas são as informações nutricionais de um copo de 240 ml de chá de capim-limão:

Calorias59 kcal
Carboidratos totais14,8 g
Proteína0,05 g
Cinzas 0,07 g
Cálcio35,6 mg
Ferro0,32 mg
Sódio1,80 mg
Magnésio10,2 mg
Fósforo1,83 mg
Potássio27,8 mg
Zinco0,02 mg
Cobre0,01 mg
Tiamina0,02 mg
Riboflavina0,01 mg
Folato2,26 mcg
Açúcar14,4 g

Benefícios do capim-limão

Mulher sofrendo de uma crise gástrica, com as mãos na região da barriga
Ton Photographer 4289 / Canva Pro / Eu Sem Fronteiras
  1. Auxilia na perda de peso: O capim-limão tem propriedades diuréticas; por isso, nos ajuda a eliminar líquido corporal, o que reduz o inchaço da barriga. É claro que, sozinho, ele não vai ajudar a perder peso, mas é um ótimo aliado nessa “batalha”.
  2. Diminui o colesterol ruim (LDL): O capim-limão é riquíssimo em antioxidantes (como geraniol e limoneno), então ajuda a combater radicais livres, o que impede a oxidação das células de gordura, o que, por si só, já diminui os níveis do LDL, que é conhecido como colesterol ruim.
  3. Ajuda a tratar gastrite: Como é rico em taninos e flavonoides, que são compostos antioxidantes e com ação anti-inflamatória, o capim-limão reduz a acidez no estômago e, por causa disso, ajuda a tratar problemas como refluxo e gastrite.
  4. Ajuda a controlar a pressão arterial: Por causa de suas propriedades diuréticas (mais uma vez), o capim-limão ajuda a eliminar o excesso de sódio por meio da urina, o que ajuda demais a controlar a pressão arterial. Além disso, os compostos anti-inflamatórios e antioxidantes da erva também são úteis para quem busca esse efeito.
  5. Alivia dores: O capim-limão tem dois compostos bioativos com propriedades analgésicas, o mirceno e o citral, que podem ser auxiliares eficientes no combate a dores como dores de cabeça, dores musculares, reumatismo e outras dores nas juntas
  6. Combate problemas emocionais: O capim-limão é uma daquelas ervas com efeito sedativo, então tem capacidade de “acalmar” o organismo, reduzindo os efeitos de problemas como depressão, ansiedade e insônia, além de melhorar a qualidade do sono, por apresentar ação relaxante e calmante.
  7. Ajuda no tratamento de candidíase: O capim-santo tem propriedades fungicidas, então ajuda a combater o fungo Candida albicans, causador tanto da candidíase oral quanto da candidíase vaginal. Outras contaminações por fungos, como micose e pé-de-atleta podem ser combatidas pela erva.
  8. Ajuda a cicatrizar feridas: Além de combater fungos, o capim-limão auxilia no processo de cicatrização de feridas, mas na versão contida no óleo essencial produzido à base da erva. Por ter ação antimicrobiana, pode ser aplicado na pele para acelerar a cicatrização de feridas.
  9. Reduz o mau hálito: O capim-santo, por causa de sua ação antisséptica e bactericida, pode ser usado como enxaguante bucal, ajudando a combater o mau hálito causado por problemas na gengiva, como gengivite ou inflamações na gengiva.

Capim-limão e a espiritualidade

O capim-limão é uma erva muito comum entre aquelas usadas por benzedeiras. Segundo essas especialistas, os efeitos calmantes dessa erva atuam em nosso estado emocional, combatendo problemas como depressão e ansiedade, e ainda têm o poder de acalmar o espírito.

Portanto os especialistas em espiritualidade das ervas nos dizem que o principal efeito do capim-limão é acalmar e tranquilizar o nosso espírito, trazendo, por exemplo, efeitos como estimular a paciência nos planos do divino e nos ajudar a aceitar o destino como ele é, ajudando-nos também a promover o desapego do que nos faz mal ou do que precisa ficar no passado.

Há contraindicações no consumo do capim-limão?

Mulher grávida com as duas mãos na barriga
BGStock72 / Canva Pro / Eu Sem Fronteiras

É preciso estar atento principalmente no primeiro uso dessa erva, porque alguns efeitos colaterais podem aparecer. Caso apareçam, o ideal é procurar ajuda médica, suspender o uso e não voltar a utilizar. Os efeitos colaterais mais comuns são enjoo, boca seca, baixa da pressão, sono, tontura, fraqueza e, em casos mais graves, até mesmo desmaios.

Entre as contraindicações, estão mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Nesses casos, o consumo só deve ser feito mediante recomendação médica. Além disso, pessoas que usem antidepressivos, calmantes e outros remédios para tratamento psiquiátrico, além de controle de pressão arterial, devem sempre consultar seus médicos antes de consumir capim-limão, independentemente da forma de consumo.

Receitas com capim-limão para o dia a dia

Considerado uma planta medicinal, o capim-limão pode ser usado de várias formas, como explicado ao longo do artigo. Dê uma olhada nas receitas que preparamos e entenda de que forma essa erva pode ser colocada na sua rotina.

Chá de capim-limão

Ingredientes:

  • 6 folhas de capim-limão
  • 200 ml de água

Modo de preparo:

A preparação é simples: pique as folhas e deixe em infusão na água quente. Você pode consumir o chá ainda quente ou deixá-lo resfriando até atingir uma temperatura que seja agradável para o seu gosto. Como opcionais, pensando no sabor, você pode acrescentar limão e gengibre.

Banho de capim-limão

Ingredientes:

  • 2 litros de água
  • 10 folhas de capim-limão

Modo de preparo:

Ferva a água e coloque as ervas quando o líquido atingir o ponto de fervura. Então conte apenas 5 segundos e apague o fogo. Aguarde 15 minutos com uma tampa abafando a água. Em seguida, tome seu banho higiênico e, assim que terminar, despeje o banho de capim-limão a partir da sua cabeça.

Defumação com capim-limão

Siga a mesma receita do banho de capim-limão, então espalhe o líquido em porções equivalentes à quantidade de cômodos da sua casa. Por exemplo: se forem 5 cômodos, coloque os 2 litros de água em 5 copos ou vasilhas, por exemplo. Então distribua os recipientes pela casa e deixe-os espalhando a essência até que ela se torne fraca.

Chá de capim-limão com efeito calmante

Ingredientes:

  • 3 g de capim-limão
  • 2 folhas de laranja
  • 1 g de flor-de-maracujá
  • 2 folhas de alface
  • 250 ml de água

Modo de preparo:

Ferva a água e, então, adicione os outros ingredientes um por um, sem pressa. Quando tudo já tiver sido acrescentado, conte cinco segundos e desligue. Abafe por 15 minutos e beba. Para um efeito mais forte, ingira 30 minutos antes de dormir.

Benzimento com capim-limão

Mão com várias folhas de capim limão em cima dela
DavorLovincic / Getty Images Signature

Consiga folhas frescas de capim-limão, estenda uma esteira no chão, em um cômodo no qual você se sinta tranquilo e que esteja silencioso ou com uma música agradável. Espalhe as folhas por toda a esteira, cobrindo-a completamente. Então ajoelhe-se nela e comece fazendo uma oração para aquilo em que você crê. Em seguida, entregue todas as suas ansiedades, medos, agradecimentos e encerre a oração pedindo paz e tranquilidade.

Você também pode gostar:

Esses são os principais benefícios, usos e contraindicações dessa erva extremamente positiva que é o capim-limão. Agora que você já sabe como ele pode ajudar a sua vida, acrescente-o à sua rotina e colha tudo de bom que ele pode oferecer.

Outras plantas medicinais

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br