Convivendo

PRECISAMOS DE SILÊNCIO!

Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni
Precisamos de silêncio…

Com a massificação indiscriminada das redes sociais, como torrentes de lama de rejeito de minérios engolindo pedaços de chão, nos interiores de um Brasil largado e desprezado, o que já era compulsivo virou regra geral: todo mundo fala e fala, de tudo e de nada, para todos e para ninguém, em convulsões maniqueístas e dicotômicas, que apenas nos deixam com a sensação de ser mais sábios que os animais irracionais sobre a Terra… Que não falam, no máximo soltam uns berros e olhe lá!

Precisamos de silêncio! 

Como se houvesse cruel maldição sobre a humanidade, condenando-a a mais que ensaios sobre a cegueira, chegando ao acachapante selo de mudez para sempre, eis que há um derramar de achômetros e suas perdições acessórias sobre tudo o que possa, para o Bem e para o Mal, em todas as redes sociais. São opiniões que nada explicam e ideias que vazam para os canais do esquecimento imediato, mas fala-se de tudo, mostra-se opinião para tudo, condena-se tudo o que não seja espelho, em um narcisismo enlouquecido e – oh glória! – chegou-se ao requinte de cada mortal poder montar e divulgar a sua própria rádio e produtora de vídeos. Isso é bom e péssimo ao mesmo tempo.

Precisamos de silêncio, daqueles que permitam ouvir o suave bater do coração da pessoa de quem seja vital sentir a proximidade íntima, um silêncio que abre as portas para o mundo dos leves gemidos e das variações da musicalidade da respiração que brinca de vento de relva nas emoções, silêncio que se espraia no pedacinho de tempo de um tiquinho só antes do sono que protege e alimenta.

Precisamos de silêncio para ouvir o silêncio do outro e entender o porquê silencia! Será que teria optado por calar-se porque maior seria a dor do manifestar? Quem sabe o silêncio do outro é a catedral em que se refugia para orar? Ou – maravilha! – o silêncio do outro seria a paz de que necessita para usufruir o silêncio que ouve naquele(a) cuja mão a gente segura para que um vento mais assanhado não o(a) leve consigo para as alturas, movido por pura inveja?

Enquanto não tenho respostas para essas intrincadas questões, fico em silêncio e aperto a mão que seguro.

Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: [email protected]
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube