Saúde Integral

Limpeza sustentável: removedor de manchas caseiro

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Produtos de limpeza podem fazer muito mal à saúde, o amaciante de roupa é um deles. O produto tem amoníaco, substância que irrita os olhos e prejudica o sistema respiratório. A água sanitária também provoca os mesmos problemas. Misturados, liberam cloroaminas, substâncias que causam sangramentos nos rins e fígado.

Será que dá para fugir desses produtos tóxicos?
Sim, a gente mostra como tirar manchas das roupas sem recorrer à água sanitária e produtos químicos.

Mancha amarela em roupa branca

Quem nunca teve esse problema? No colarinho ou na região das axilas, é difícil de tirar. Muito tempo de uso, desodorante e suor são os responsáveis. Você pode remover essa mancha com vinagre de maçã ou branco. Deixe a roupa de molho com água morna e vinagre por uma hora, enxágue bem e lave com sabão com matéria prima natural, como os sabões de coco, por exemplo.

Mancha em roupa colorida

Passe sabão em barra neutro em toda a roupa. Coloque três gotas de vinagre na mancha, espere uma hora, enxágue a peça com água e uma colher de vinagre e lave com sabão que tenha matéria prima natural.

Mancha de batom

Molhe um pano com vinagre branco ou óleo de eucalipto e passe na mancha. Lave a peça com produtos com matéria prima natural.

Mancha de ferrugem

Suco de limão remove manchas de ferrugem. Aplique na mancha o suco e creme de tártaro, produto usado para dar maciez a pães, tortas, bolos e controlar a cristalização do açúcar em suspiros e glacês. Deixe a mistura agir até a mancha sumir. Lave a peça com produtos com matéria prima natural.

Apple cider vinegar effective natural solution for house cleaning personal and pets care

Removedor de manchas caseiro

Existem vários produtos nos supermercados, mas já pensou produzir o seu? Essa receitinha fácil não agride sua saúde, nem o meio ambiente e ainda é mais barato. Veja como fazer seu removedor caseiro:

  • 100 ml de sabonete líquido neutro 
  • 100 ml de vinagre de álcool
  • 100 ml de água mineral
  • 1 frasco de spray
  • 1 escova

Misture os ingredientes e coloque no frasco. O removedor caseiro deve ser aplicado assim que manchar a roupa. Aplique na mancha, deixe agir por 15 minutos, esfregue, enxágue e lave a peça. Se a mancha não sair de primeira, repita a operação.

Viu só como dá para tirar manchas de forma sustentável? Tão eficaz quanto os vendidos no supermercado, o removedor natural é barato e não faz mal. Estamos ansiosos para saber o que você achou. Fale para nós como foi sua experiência com o produto!


Texto escrito por Sumaia Santana da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]