Saúde Integral

Limpeza sustentável com bicarbonato de sódio

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O bicarbonato de sódio é polivalente. Esse pó branco, solúvel em água e com sabor alcalino diminui a acidez estomacal, tratando indigestão, azia e dor de estomago. Ele também higieniza frutas, verduras e legumes, além de reduzir os níveis de agrotóxicos dos vegetais. Mas, sua ação vai além, sendo indicado para tirar manchas de roupas e polir objetos de prata. Se prepare para conhecer todas as utilizações do bicarbonato de sódio. A gente aposta que você não conhece muitas delas.

Remover mancha de suor

Mancha amarela de suor é muito comum. Quanto mais velha a mancha, mais difícil de tirar. O bicarbonato junto com limão, sabão em pó e água elimina o amarelado sem prejudicar a roupa. Veja como usar essa mistura:

  • Faça uma pasta e coloque na mancha com a roupa seca;
  • Esfregue com uma escova de dentes velha;
  • Espere 45 minutos, a mancha ficará amarela, mas não tem problema;
  • Deixe a peça de molho com sabão em pó (com pouco sulfato) e água por 1h30;
  • Lave a roupa, preferencialmente com produtos com matéria-prima natural.
  • Coloque a peça para secar naturalmente.

Atenção:

O limão pode queimar a pele, não manuseie esse removedor de manchas sob o sol. Em roupas com manchas antigas, o resultado será inferior.

Clarear tecidos

Branqueie roupas de algodão, colarinhos de camisa, roupas de cama e panos de prato com 3 colheres de sopa de bicarbonato e 1 colher de sopa rasa de sal para cada litro de água. Deixe as peças de molho por uma hora. Enxágue com água fria e coloque para secar ao ar livre.

Use também para clarear roupas íntimas de lycra. Após lavá-las, deixe as peças de molho por 10 minutos na solução de 1 colher de chá de bicarbonato. Não é preciso enxaguar e coloque para secar na sombra.

Bicarbonato de sódio

Tirar cheiro de vômito

Bicarbonato de sódio tira o cheiro de vômito da roupa do bebê. Coloque-o puro assim que a criança vomitar.

Lavar a roupa do bebê

A pele do bebê é frágil e não aguenta os sabões convencionais. Boa alternativa é misturar de ½ xícara de bicarbonato e ½ xícara de detergente líquido específico para roupas de bebê no ciclo de lavagem da máquina.

Você também pode gostar:

Na cozinha

Tire o amarelado de eletrodomésticos brancos com ¼ de xícara de bicarbonato e 1 xícara de água morna. Passe a mistura com um pano e veja o resultado.

Remova manchas de queimado das panelas deixando as panelas de molho com bicarbonato e água.

Deixe água e bicarbonato em garrafas térmicas ou squeezes a noite toda. A solução tira o cheiro dos líquidos que estavam no recipiente.

Bicarbonato de sódio

No banheiro

Bicarbonato tira manchas  da banheira e também dos azulejos formadas pela gordura corporal e limo. Aplique sobre as manchas, deixe agir por uma hora e enxágue com água.

Tirar cheiro ruim

Polvilhe bicarbonato em lixeiras e na caixa de areia dos gatos.

Na garagem

Salpique bicarbonato nas manchas de óleo e esfregue com uma escova úmida.

Lave faróis, janelas, bancos, cromo, rodas, e tapetes de vinil com ¼ de copo de bicarbonato de sódio 1/4 de um galão de água morna. Aplique com pano macio e esponja e enxágue com água.

Uso geral

Objetos de prata ficam como novos com 3 partes de bicarbonato e 1 parte de água. Esfregue essa pasta com uma esponja ou pano. Enxágue com água e seque para polir os objetos.

Use a mistura bicarbonato e metade de um limão para limpar azulejos em geral. Deixe a solução agir por 5 minutos e jogue água para tirar a solução.

A solução de bicarbonato e vinagre limpa banheiros, pias, aparelhos domésticos e bancadas. Confira a receita e o modo de preparo:

  • 1 xícara com ¼ de bicarbonato de sódio;
  • 2 litros de água;
  • ½ xícara de vinagre.

Modo de preparo

Coloque o bicarbonato e o vinagre em um balde com água. Mexa a solução, aplique nas áreas desejadas e enxágue com água.

Quantas dicas você conhecia? A gente quer saber seus truques de limpeza com bicarbonato.


Texto escrito por Sumaia de Santana da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]