Saúde Integral

Como estar preparado para o dia da corrida

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O exercício da corrida exige muito condicionamento do corpo e um estilo de vida saudável que sustente o atleta e lhe forneça energia suficiente para a prática, assim como possa repor tudo aquilo que os músculos e órgãos precisarão para se recuperar da atividade física.

Correr é um dos esportes mais eficientes para acelerar o metabolismo e consequentemente queimar gorduras. Aqueles que desejam emagrecer optam pela atividade e obtêm bons resultados em geral.

É importante que a pratica seja constante, não necessariamente longa. Assim, o corpo irá adquirir um ritmo de funcionamento mais acelerado, atuando não só na perda de peso como no melhor funcionamento do organismo.

A prática

A atividade pode ser desenvolvida em diversos níveis, e para aqueles que já tem algum experiência e frequência de prática de corrida, os desafios vão sempre aumentando. De acordo com o tempo de treino, o atleta desenvolve crescente condicionamento físico e pode submeter-se, cada vez mais, à corridas de maior duração e distância.

Para isso, os treinos e a preparação física devem ser guiados com tal objetivo de forma gradual, aumentando velocidade e distância aos poucos, adaptando seu corpo e treino.

A corrida

Para que o desempenho no dia da corrida seja melhor alguns fatores devem receber maior atenção. O atleta que pretende participar de uma corrida deve cuidar, com alguma antecedência, de sua alimentação, sono e gasto energético.

– Alimentação:

Na rotina de treinos, a alimentação é um dos principais fatores de influência. O consumo de alimentos energéticos pré-treino se mostra necessário a fim de fornecer os aminoácidos que o corpo precisa para sustentar todo o esforço que os músculos e articulações farão, eles são, literalmente, os alimentos do músculo.

Consuma carboidratos de longa absorção algum tempo antes de correr, eles serão absorvidos aos poucos fornecendo saciedade e energia por mais tempo. São eles: pães e cereais integrais e raízes como batata doce e mandioca.

Logo antes de correr, um carboidrato de rápida absorção pode auxiliar na disposição, como fonte imediata de energia. São boas fontes de energia imediata: frutas como banana, maçã, mamão e outras.

Durante a corrida, os isotônicos são bons repositores a fim de hidratar e ao mesmo tempo também suprir o corpo com açúcares sendo fontes de energia rápida para consumo e metabolização.

Após a atividade caem bem refeições leves, porém repletas de todos os nutrientes: carboidratos, proteínas (principalmente) e gorduras provenientes de castanhas, por exemplo.

shutterstock_263796767

Aquele que irá participar da corrida de longa duração deve manter uma alimentação balanceada principalmente no período mais próximo ao evento, acostumando seu corpo ao longo esforço e reposição. Procure manter uma rotina de alimentação constante criando um ritmo ao metabolismo, evite produtos industrializados e de difícil digestão.

Para quem corre, o carboidrato é uma das classes mais importantes de alimento a serem ingeridos, pois o gasto energético será grande. Da mesma maneira, o gasto de água também será elevado, portanto, a hidratação entra no mesmo patamar de relevância.

O treino

A fim de se preparar para a corrida, o treino deve ser gradual e projetado.

Profissionais de educação física costumam orientar os atletas a se preparar com tal treino num período de seis à oito semanas ante do evento da corrida.

O objetivo é que no período mais próximo o corpo esteja confortável e acostumado a ser submetido a duração que se deseja atingir, para isso, inicie com velocidades menores alternada com fases de speed, aos poucos, aumentando a constância dos picos de velocidade.

É importante analisar se será necessário mais condicionamento para período mais longo ou mais energia e rapidez para período menor. É importante que um profissional de educação física o acompanhe com tais orientações de treinamento.


Texto escrito por Júlia Zayas da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]