Autoconhecimento Coaching

O que diferencia um excelente profissional

Escrito por Sergio Giavoni

Falamos de hábitos a algumas semanas atrás e já estão eles por aqui novamente.

Um excelente profissional não é um líder, mas um líder que aprendeu; não é um gestor pronto, mas um gestor construído. Um excelente profissional é desenvolvido no terreno da educação, exposto a conflitos, incentivado por desafios e preparado para as fragilidades.

No passado, ser bom profissional, não importa qual fosse a profissão, era suficiente para ter segurança, obter algumas regalias, atingir metas. Hoje, as sociedades, principalmente as sociedades capitalistas, passam por transformações rápidas e agressivas, onde não basta ser bom, é necessário atingir a excelência, inclusive para manter-se saudável.

No passado uma grande empresa demorava duas ou três gerações para desaparecer, fechar, vender ou falir. Hoje bastam alguns anos ou meses para ir à decadência. Bons profissionais são atropelados em um mercado altamente competitivo, onde só os excelentes sobrevivem. Em tempos de crise esta situação para os somente “bons” agravasse mais ainda. Ficam muito mais expostos.

excelente profissional

Mas o que é ser um excelente profissional? Esse é um grande debate! Quais as principais diferenças entre um bom profissional e um excelente? Esse é outro grande debate! Um excelente profissional desafia mais a sua inteligência e desenvolve pelo menos cinco marcantes hábitos.

Não é o que mais trabalha, é o que mais pensa.
Não é o que é previsível, mas o que surpreende.
Não é o que repete comportamentos, mas o que se reinventa.
Não é o que engessa a mente com a rotina, mas o que liberta a imaginação.

excelente profissional

Você também pode gostar:

São eles:

1º Hábito: bons profissionais fazem tudo que lhe pedem, enquanto excelentes profissionais surpreendem, fazer além do que lhe solicitam.

2º Hábito: bons profissionais corrigem erros, enquanto excelentes profissionais os previnem.

3º Hábito: bons profissionais executam ordens, enquanto profissionais excelentes pensam pela empresa e organizações.

4º Hábito: bons profissionais são individualistas, enquanto excelentes profissionais trabalham em equipe, lutam pelo time.

5º Hábito: bons profissionais usam o poder do medo e das pressões, enquanto excelentes profissionais usam o poder do elogio.

O quanto antes mudar seus hábitos, antes perceberá que é mais importante aprender a pensar e surpreender, do que cobrir-se de apenas bons diplomas.

Sucesso! Felicidades! Vamos em frente!

Sobre o autor

Sergio Giavoni

Sócio Diretor da Harmonia Consultoria e Assessoria em Pessoas. É Economista com MBA Executivo em Administração de Empresas, Certificado em Capacitação Gerencial, Gestão Estratégica das Pessoas, Gestão Estratégica de Negócios, Palestrante Profissional, Personal & Profissional Coach, Leadership Coach, Carrer Coach, Alpha Coach, Executive Coach, Business Coach, e Analista PDA – Personal Development Analysis (Avaliação de Perfil Comportamental).

Experiência profissional executiva em bancos, ocupando por último o cargo de Superintendente Comercial da rede de agências.

Desempenha a função de Coach Pessoal, Profissional, Executivo e Business, com diversas atuações no desenvolvimento de objetivos, resultados e performance de pessoas, equipes e empresas.

Desempenha também a função de palestrante e instrutor em assuntos pertinentes à Liderança, Motivação, Engajamento, Atendimento à Clientes e Vendas.

Coordenador de Mentoria do Grupo BNI (Business Network International) Exponencial – São Bernardo do Campo – SP.

Coautor do livro “Planejamento Estratégico para a Vida” – Editora Ser Mais – Dez/2015.

Telefone: 11 4427-9604 e 11 99979-7050
E-mail
sergio@harmoniaconsultoria.com.br
Sites
www.harmoniaconsultoria.com.br/
Blog
www.harmoniaconsultoriaeassessoria.com.br
LinkedIN
Sergio Giavoni
Instagram
@sergiogiavoni
Facebook
facebook.com/sergiogiavoni
Twitter
@SGiavoni