Budismo Espiritualidade

O que é Anatta?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Anatta, conhecida como “doutrina do não eu”, é um conceito interessante. Baseia-se na ideia de que não somos seres imutáveis, mas sim de que estamos em constante mudança. A Anatta também pode ser definida através de outros nomes, como: “não eu”, “desprendimento” ou “ausência do ego.

De acordo com o budismo, tudo em nossa vida são eventos “contínuos” e estão em constante fluxo. Então, a ideia de “não eu” (anatta) defende que nossa existência é mutável e dependente, diferente de outras filosofias que ensinam o contrário. Toda causa gera um efeito e nossa consciência e vida fazem parte de todos os resultados provenientes dessas causas.

shutterstock_190220051Outras religiões baseiam-se na crença de que nascemos com um destino (ou fardo) pré-concebido e que até o final de nossos dias continuaremos com essa tarefa de perpetuar esse tal destino. No budismo o conceito é diferente. Cada momento, pensamento, palavras que proferimos e ações que fazemos pode mudar o curso de nossa vida, em pequena ou grande escala, o que vem ao encontro com o conceito Anatta.

Sobre essa questão, o filósofo Evan Thompson ressalta que: “O cérebro e o corpo trabalham em conjunto no contexto de nosso ambiente físico para criar um senso do eu”. Esse “eu” nada mais é que do que a mudança constante do qual falamos anteriormente.

A princípio, parece um tanto quanto confuso, mas, em suma, nada mais é do que a ideia do “eu em constante mudança”, e isso é maravilhoso, uma vez que temos a oportunidade de mudar a todo e qualquer momento. O pensamento de que “eu nasci assim e vou morrer assim” é obsoleto nos dias de hoje e um tanto quanto chato.

Temos a oportunidade de alterar o curso de nossa existência quando quisermos. Partindo do conceito do “eu em constante evolução”, acreditando primeiramente em “mim mesmo” e sendo o agente da mudança, perpetuaremos uma vida libertadora e concisa.


  • Escrito por Bruno Melo da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]