Autoconhecimento Comportamento

O que é ter epifania?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Alguma vez você estava pensando sobre uma questão ou sobre um problema e de repente encontrou uma resposta ou uma solução para isso? Como você se sentiu? Como se o seu corpo inteiro se preenchesse de ânimo e de realização, não é? Essa sensação é chamada de epifania. Mas o que é ter epifania?

Uma grande revelação ou a compreensão de uma nova percepção sobre a vida ou sobre alguma coisa é a principal definição de epifania. Talvez você já tenha passado por essa experiência e não soube como nomeá-la. Ou então ouviu uma pessoa dizendo “Eureka!”, exclamação utilizada pela primeira vez por Arquimedes de Siracusa, um cientista grego, quando ele desvendou um difícil dilema.

Embora o principal sentido de epifania seja o que foi apresentado anteriormente, é possível identificar outras aplicações desse conceito que vão além de uma experiência pessoal ou de uma sensação. Entenda mais sobre isso a seguir!

Imagem de uma louca com moldura de madeira disposta sobre uma parede branca. Ao lado um lâmpada que representa o significado da epifania.
Imagem de Devanath por Pixabay

O que é a Epifania na Bíblia?

A palavra “epifania” tem origem no idioma grego, sendo uma variação da palavra “epipháneia”. O significado da expressão pode ser traduzido como aparição ou manifestação, definição que se relaciona intimamente com o significado de Epifania na Bíblia. Observe!

De acordo com o cristianismo, Epifania, com a primeira letra maiúscula, é o nome da primeira aparição de Jesus Cristo para os reis magos, que foram visitá-Lo e presenteá-Lo logo após Seu nascimento. Esse evento teria acontecido em 6 de janeiro, Dia de Reis, que também é celebrado com o nome de Epifania.

Dessa forma, segundo a Bíblia, Epifania é a primeira aparição de Jesus Cristo, além de ser o nome de uma festa religiosa. Com a popularização desse termo, “epifania” passou a se referir a qualquer tipo de pensamento que resultasse em uma inspiração ou na compreensão de algo, como visto anteriormente.

O que é epifania na literatura?

O conceito de epifania não está presente somente na Bíblia ou na expressão de um cientista grego. Na literatura também é possível identificar o que é ter epifania, principalmente quando o texto em questão se refere a um fluxo de consciência.

A escritora Clarice Lispector é conhecida por escrever obras que apresentam fluxos de consciência. Um exemplo disso é o livro “A paixão segundo G.H.”, que aborda uma série de pensamentos e de revelações que uma mulher tem depois de resolver limpar o quarto da empregada doméstica que tinha.

A epifania na literatura se manifesta a partir do momento em que a pessoa que está escrevendo consegue traduzir, por meio de palavras, um conceito ou uma sensação que só faria sentido para ela mesma. Se o público leitor for capaz de compreender com perfeição o assunto que está sendo narrado, pode-se ter um exemplo do que é ter epifania. Em outro sentido, o personagem de uma história pode ter experienciado uma grande revelação em algum momento, incorporando o conceito de epifania.

Imagem de uma parede branca e ao fundo três portas brancas com um ponto de interrogação cada. À frente delas uma lâmpada em formato de robô que representa o significado de luz - de resposta - de epifania.
Imagem de Pete Linforth por Pixabay

Como se tem uma epifania?

Se a essa altura tudo que você quer é ter uma epifania, para ter ainda mais propriedade na hora de falar sobre esse tema, confira as principais formas de ter uma epifania!

1) Estude o que lhe interessa

Uma vez que a epifania é traduzida como a compreensão sobre algo, estudar é um ótimo meio para alcançá-la. A partir do estudo e do aprendizado de novas informações sobre assuntos que lhe interessam, é possível investigar as questões que você não entendia profundamente. Assim, você terá uma epifania quando aprender mais sobre aquilo que até então era só uma curiosidade.

2) Pratique meditação

A meditação pode ser utilizada como uma técnica de relaxamento, mas é principalmente uma prática que tem como objetivo promover a compreensão sobre si ou aguçar a nossa atenção para o momento presente. Com a meditação é possível experienciar uma epifania sobre si, entendendo questões que você sequer imaginava existirem dentro de você. Reflita sobre quem você é com a meditação e tenha uma epifania poderosa!

3) Observe o mundo ao seu redor

Você já parou para admirar e refletir sobre tudo que cerca você? A natureza, as pessoas, as construções modernas, os animais e tudo mais? Um exercício como esse é capaz de estimular a sua atenção a detalhes que você não veria se não estivesse concentrado(a) em encontrá-los. Se você já ouviu dizer que “o diabo mora nos detalhes”, saiba que a epifania também está lá! De pequenas observações diárias podem partir grandes revelações sobre seu meio.

4) Direcione a sua atenção

Atenção e foco são dois conceitos que caminham juntos. Para prestar atenção em uma coisa de cada vez é preciso ter foco, por exemplo. Quando você está desempenhando uma atividade, você se distrai ou se concentra no que está fazendo? Direcionar a sua atenção para o agora é a forma mais simples de ter uma epifania. Grandes revelações podem partir de eventos simples do cotidiano, quando eles não são realizados de forma automática ou desatenta.

Imagem de fundo preto com três lâmpadas, sendo que a do meio está acesa. A lâmpada representa a solução para um problema, o significado de epifania,
Imagem de Pete Linforth por Pixabay
Você também pode gostar

5) Converse com outras pessoas

Conversar com outras pessoas é uma forma de encontrar diferentes perspectivas sobre as mesmas questões, qualquer que seja o assunto a ser discutido. Você entrará em contato com outras realidades e exercerá a sua empatia e a sua compreensão, para ampliar seus conhecimentos sobre como as pessoas se sentem ou pensam sobre alguma coisa. Além disso, você poderá transmitir a sua forma de ver o mundo! A epifania poderá acontecer com você e com quem você estiver dialogando.

Coloque as dicas em ação e se prepare para viver uma experiência que pode provocar uma revolução dentro de você e na sua forma de olhar para o mundo!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]