Comportamento

Como ser consistente para alcançar os objetivos?

Em menor ou maior grau, todos nós temos sonhos e objetivos, porém a diferença é que existem pessoas que são mais consistentes para realizar seus sonhos enquanto outras desistem na primeira dificuldade ou não se empenham o necessário.

Pensando nessa questão, este conteúdo vem para ajudar quem tem dificuldade de ser mais consistente em sua vida, a fim de desenvolver essa qualidade.

Seguem várias dicas e recomendações para manter a consistência e a constância no dia a dia, para poder empreender e realizar o que vem ao encontro de seus anseios e sonhos.

Atitudes para ser consistente e ter constância nos objetivos:

1-Defina seus objetivos

Os sonhos são manifestações de anseios e podem estar relacionados às realizações em diversas áreas, como:

família
amizade
saúde
relacionamento
profissão
finança
empreendimento
estudo
bens materiais

Para realizar algo, seja em que área for, é preciso identificar o que é necessário para que isto aconteça, ou seja, traçar metas e ações necessárias para execução do que precisa ser feito para alcançar tal realização.

Um método que ajuda bastante, nesse sentido, é criar uma lista de ações e, conforme for realizando, marcar o que já foi alcançado e conquistado.

2-Reflita se seus sonhos são seus mesmo

Nem sempre o que se deseja é algo genuíno do próprio ser da pessoa. Por vezes, o sonho de realizar algo recebe influência do social, da família, da mídia, da publicidade e não tem nada a ver com a natureza da pessoa.

O sonho de realizar algo precisa ser verdadeiro, partir do íntimo e da verdade do indivíduo, para, mais tarde, não o levar à frustração e à insatisfação.

3-Faça um plano de ação

Imagem de um homem pulando de uma rocha para a outra e o céu azulado como paisagem
fzant de Getty Images Signature / Canva

Algo que ajuda a transformar os sonhos em realidade é a elaboração de um plano de ação com as estratégias e as atitudes que o levarão à concretização dos objetivos. Por exemplo:

A pessoa quer ser professor de yoga

Para alcançar esse objetivo, é recomendável traçar um plano de ação, como:

fazer um curso de yoga
praticar durante a semana
pesquisar conteúdo sobre essa prática e assim por diante

4-Organize-se para cumprir seus objetivos e as suas atividades

Para cristalizar um objetivo, é preciso organização.

Uma maneira de manter-se organizado é anotar as tarefas em uma agenda, até para identificar a tarefa que foi cumprida e partir para a próxima.

5-Tenha clareza e lucidez em seus objetivos

Para alcançar sonhos, é preciso partir da realidade e do que se tem de recursos no momento, para não meter os pés pelas mãos, ou seja, saber onde pisa para avançar de acordo com o que se dispõe no momento. Por exemplo:

O indivíduo quer ser especialista em alguma área, mas não tem experiência nela, então, para alcançar esse objetivo, precisa se envolver com atividades, trabalhos e estudos com os quais possa desenvolver as habilidades necessárias para realizar o que almeja.

6-Mantenha-se constante em seus objetivos

Não basta sonhar em alcançar algo, é preciso ter perseverança e constância para não desistir na primeira dificuldade.

A constância ajuda a não perder de vista os objetivos necessários para a realização do sonho.

Por meio da constância, é possível manter-se firme no propósito e manter o foco naquilo que você quer realizar.

7-Busque recursos e parcerias que se alinhem ao seu objetivo

Imagem de quatro executivos olhando para a mesma direção e sorrindo

Para realizar um propósito, é necessário criar as condições necessárias, como:

fazer parcerias
se envolver em tarefas e atividades
fazer investimentos
criar uma rotina de trabalho
e ir em busca de mais conhecimento.

8-Tenha um tempo para uma pausa

Ser constante naquilo que se deseja não quer dizer trabalhar sem descanso, pois, para alcançar uma meta, é preciso de pausas e descanso.

Reservar um tempo de pausa contribui para:

ter mais energia
ter mais disposição
pensar melhor
manter o bem-estar

9-Ame o seu propósito

O verdadeiro propósito é aquele que vem da alma, enfim que você ama e faria até de graça. Por isso, avalie que o que almeja vem ao encontro de sua alma.

Se sua única motivação é ficar rico, isso pode não ser suficiente para se sentir pleno e realizado.

Isso quer dizer que, para manter a motivação, é necessário também se sentir bem com o que se realiza.

10-Desenvolva a positividade e a confiança

Para realizar algo, é preciso acreditar e manter-se confiante, pois se você mesmo duvidar do que quer ficará muito difícil transformar seu sonho em realidade.

11-Imagine seu sonho realizado

imagem de uma mulher refletindo e sorrindo
Rido / Canva

A imaginação é como um adubo que nutre o solo para torná-lo mais fértil. Por isso, imagine e visualize, em sua mente, o que quer alcançar.

12-Aceite as falhas e saiba que você não tem o controle de tudo

Na jornada de realização de um sonho, poderão ocorrer falhas e situações que fujam de nosso controle, mas, se isso acontecer, não desanime.

Em vez de desanimar e querer jogar tudo para o alto, reavalie o que não deu certo e faça o seu melhor, dentro do contexto da situação e de sua realidade. Ser consistente é, mesmo diante das dificuldades, manter-se firme e confiante.

13-Valorize as pequenas tarefas

Para alcançar algo maior, é preciso começar pelo menor, como diz o ditado: “Uma caminhada começa com o primeiro passo”.

Em suma, até para uma grande realização, necessita-se de pequenos feitos.

14-Preste atenção nas pessoas que inspiram você

Geralmente, aqueles que admiramos projetam nossos anseios e aquilo que se afina com nossas aptidões e com nossos dons.

Nesse contexto, preste atenção no que o exemplo das pessoas que você admira pode lhe ensinar para que você alcance os seus objetivos.

15-Seja responsável pelos seus atos e pelas suas escolhas

Se algo não deu certo, em vez de procurar culpados e se vitimizar, assuma seu poder e veja como pode reformular suas ações para sanar falhas e ter melhores resultados.

16-Cuidado com o imediatismo

Imagem de um relógio de números romanos dourado em um fundo preto
niekverlaan de pixabay / Canva

Vivemos em tempos acelerados, em que as pessoas cada vez mais agem de forma imediatista. Por isso, é preciso ter cuidado para não se influenciar por esse comportamento típico da sociedade atual.

Apesar da velocidade do mundo contemporâneo, tudo tem um tempo para se desenvolver e acontecer, por isso, além da constância, é preciso manter a paciência, para não se deixar levar pela ansiedade e a pressa, que podem colocar tudo a perder e ainda levar você ao estresse.

17-Agregue valor à vida das pessoas.

Dom, vocação e habilidades podem contribuir para agregar valor ao próximo. Dessa forma, identifique, naquilo que busca realizar, qual é o benefício que pode trazer para si e para os demais. Isso servirá como mais um fator de motivação para essa realização.

18-Seja coerente com seu objetivo

Ser coerente com aquilo que se deseja alcançar é se alinhar com seu objetivo. Por exemplo:

Se a pessoa quer ser um professor de Yoga, mas não reserva um tempo para praticar as posturas e nem estudar a filosofia dessa prática, como poderá ensinar e ser um exemplo para os seus alunos?

19-Mantenha-se motivado

Para se manter motivado na jornada da realização de seu propósito, recorde constantemente o porquê de seu sonho se tornar realidade, isso o manterá motivado e focado em seu objetivo.

Você também pode gostar

Os porquês podem ser diversos, como:

crescimento e satisfação profissional
mais qualidade de vida
comprar uma casa
constituir uma família
trabalhar por uma causa ou ideal
aprender algo novo
viajar e conhecer novas culturas
ampliar o círculo de amigos
outras razões

20-Reconheça suas conquistas e seus avanços

Reconhecer as conquistas e os avanços lhe aproxima cada vez mais de seu objetivo e serve como combustível para manter-se cada vez mais consistente.

21-Compartilhe suas conquistas

Por fim, após realizar seu sonho, compartilhe sua satisfação com aqueles que ama, convertendo sua conquista em mais alegria!

Sobre o autor

Deise Aur

Meu nome é Deise Aur, sou graduada em História e atuo como educadora, escritora, pesquisadora e desenvolvendo conteúdos em diversas vertentes do conhecimento, incluindo arte, filosofia, mística, ciência, psicologia, espiritualidade, ecologia e vida. Acredito que esses conhecimentos são essenciais para o desenvolvimento humano e para a melhoria da qualidade de vida em nosso planeta. Atualmente, compartilho meus conhecimentos e percepções por meio das mídias digitais.

Tenho uma ampla gama de interesses e costumo explorar diversos temas, como esoterismo, autoconhecimento, veganismo, história, saúde e meio ambiente, entre outros. Considero que a curiosidade e o conhecimento nos permitem aprender constantemente e expandir nossos horizontes.

Minha paixão pela escrita me impulsiona a utilizar as palavras para expressar insights e inspirações que brotam de minha alma. Minha sensibilidade, inspiração e descobertas estão especialmente relacionadas à espiritualidade, aos sentimentos humanos, à inter-relação entre os seres vivos e à natureza. Acredito que compreender e explorar esses aspectos é fundamental para o nosso crescimento pessoal e o desenvolvimento da consciência.

Continuo dedicando-me a transmitir conhecimento, motivação e reflexão por meio do meu aprendizado, das minhas palavras e da produção de conteúdo. Convido você a conhecer mais sobre meus conteúdos em:

Canal no Youtube: @DeiseAur

Colaboração no greenMe: author/deise-aur-2/

Instagram: @deise_aur

Página no Facebook: facebook.com/escritoradeiseaur/

Blog: deiseaur.blogspot.com

Tik Tok: tiktok.com/@deiseaur

Blog sobre Veganismo: veganpelavida.blogspot.com

Espero que aproveite e encontre inspiração nos conteúdos que compartilho em diversas plataformas.