Convivendo

O que é uma planta suculenta?

Foto de uma planta suculenta
Tobias Bonfiglio
Escrito por Eu Sem Fronteiras

As plantas suculentas são um tipo de planta que retém muito líquido, por isso o nome suculenta. São típicas do continente africano, mas podem ser facilmente encontradas também aqui no Brasil.

Por reterem bastante líquido, é uma planta ótima para quem não tem muito tempo de cuidar de plantas e por isso acaba esquecendo de regar. As suculentas podem ficar dias expostas ao sol sem precisar de tanta água quanto outros tipos. Uma das mais populares que encontramos por aqui é a Espada de São Jorge.

Normalmente são confundidas com os cactos, mas não são a mesma coisa. Os cactos normalmente são reconhecidos pelos espinhos, mesmo que nem todas as espécies tenham, e as suculentas são mais reconhecidas pelas folhas mais “gordinhas”, mesmo que algumas espécies tenham a aparência de cactos.

Vaso de planta suculenta
Thiago Oliveira / Getty Images / Canva

Existem mais de 12 mil espécies de suculentas espalhadas pelo mundo, variando o tamanho de dois centímetros, como a Planta-pedra, até plantas com um metro e meio de altura, como o Aloé-arbóreo. Elas podem ser de diferentes famílias de plantas e algumas podem ter lindas flores como, por exemplo, a Folha-da-fortuna e a Agave-dragão. Algumas delas também contém espinhos, como o Paquipódio e a Coroa-de-cristo.

Você também pode gostar

Se você gosta dessas plantas e quer ter uma delas em casa ou no trabalho, confira algumas dicas de cultivo para elas:

  • O solo deve ser rico em nutriente, porém com pouca água. Não use um vaso muito fundo, pois as suculentas costumam ter raízes curtas. Coloque pedregulhos no fundo do vaso e depois complete com três partes de areia e uma de terra vegetal. Acrescente adubo orgânico à terra.
  • A vantagem das suculentas é que não precisam ser regadas com frequência. No verão regue uma vez por semana e no inverno uma vez a cada quinze dias já é o suficiente.
  • Deixe a planta em um lugar onde bata muito sol. Como elas são naturais de lugares mais desérticos, é imprescindível a necessidade de luz solar. Algumas espécies até podem ficar em lugares um pouco mais na sombra, como a Gasteria e a Howorthias, mas, mesmo assim, precisam de luz indireta.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br