Convivendo Jardinagem

Suas plantas ficam amarelas? Saiba o motivo e o que fazer

Vasos de plantas
Daria Minaeva / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ter uma casa com plantinhas é viver em um ambiente extremamente aconchegante. Mas além do aconchego que esse pedacinho da natureza nos traz, qualquer lugar enfeitado com plantas fica mais bonito e até mesmo mais saudável para quem o frequenta. Porém, por muitas vezes nos deparamos com alterações na coloração delas… Por acaso alguma planta da sua casa já ficou com uma coloração amarelada? Você já notou que algumas folhas estavam “estranhas” e não soube o porquê de tal mudança e muito menos o que fazer? Acalme-se! Hoje nós lhe ajudaremos a entender um pouco mais sobre o amarelo das plantas e ainda lhe ensinaremos a tratá-las!

Mas antes de qualquer explicação, você precisa entender que essas mudanças de cores nas plantas são causadas por motivos distintos e extremamente normais – e a maioria deles não são culpa sua! Continue lendo e saiba o que fazer com as plantas amarelas!

Por que as folhas das plantas ficam amarelas?

Qualquer mudança na aparência das plantas indica que há alguma doença ou desequilíbrio presente. A coloração amarela costuma surgir quando há uma baixa quantidade de clorofila nas folhas, e por isso a planta acaba não conseguindo fazer com que o seu alimento se transforme em energia. Essa carência de pigmentos pode ser resultante de alguns motivos, e a seguir você conhecerá os cinco principais fatores que acabam alterando a saúde das suas plantinhas.

Pragas

Folha de planta com pragas amarelas
Krailurk / Getty Images / Canva

Se, além da coloração amarela, as folhas apresentarem furinhos ou uma junção de bichinhos pequeninos em determinados pontos, isso significa que suas plantas estão acometidas por pragas ou fungos – alguns insetos, pulgões, cochonilhas, doenças bacterianas ou virais costumam ser doenças comuns que se alojam nas plantas.

Luz solar

A quantidade de luz solar necessária para a boa saúde das plantas costuma variar conforme a espécie – e isso é algo extremamente importante para que a sua planta permaneça com saúde. O amarelamento das folhas pode ser causado pelo excesso de luz solar, assim como o excesso de correntes de ar ou pela falta de ambos – é preciso de equilíbrio!

Nutrientes

Para se manterem fortes e saudáveis, as plantas necessitam de pelo menos 13 nutrientes importantes que elas obtêm por meio do solo. Caso haja falta de algum deles, a deficiência de nutrição pode deixar as folhas amareladas.

Excesso de água

Jato de água molhando plantas em um jardim
Intsys13 / Canva

O excesso de rega costuma ser o fator mais comum que causa o amarelamento das plantas. Quando você rega demais as raízes, pode acabar “afogando-as”, o que prejudica a absorção dos nutrientes e acaba alterando a coloração das folhas.

Falta de água

Regar as plantas menos do que o necessário faz com que elas “derrubem” boa parte das folhas fortes para que a água que as nutre seja economizada. Assim, antes que as folhas caiam completamente, elas se tornam amareladas.

O que fazer quando a planta fica amarelada?

Na maioria dos casos, é possível fazer com que as plantas voltem ao normal, mesmo depois de adquirirem uma coloração amarelada. Primeiramente, você precisa identificar o que causou tal alteração de cor. Saiba como agir em cada caso:

1 – Pragas

Neste caso, você precisa arrancar as folhas que estão amarelas, trocar sua planta de vaso e se atentar muito à umidade da terra e também à exposição solar. O equilíbrio é extremamente necessário para que uma planta se mantenha saudável, porém, caso as pragas persistam, aplique algum tipo de repelente natural ou orgânico em toda a extensão das suas plantas;

2 – Luz Solar

Flores expostas à luz solar
Pavlovakhrushev / Canva

Troque a sua planta de lugar! Ela não deve ficar muito tempo no sol, principalmente nos horários em que a luz solar é mais forte – assim como também não deve ficar sempre na sombra. Deixe-a algumas horinhas no sol leve, e depois na sombra. Evite também deixá-la exposta a ventos muito fortes.

3 – Nutrientes

É preciso se atentar ao nutriente que está faltando na planta para que a medida necessária possa ser tomada. Dos 13 nutrientes essenciais para a boa saúde das folhas, apenas seis deles provocam o seu amarelamento. Confira:

  • Potássio: quando há falta de potássio, as pontas das folhas ficam amareladas. Para curá-las, você precisa enterrar cascas de frutas cítricas na terra, como de limão e laranja, por exemplo, e adicionar algum tipo de adubo que contenha resíduos de frutas e vegetais;
  • Nitrogênio: na escassez de nitrogênio, as veias das folhas ficarão amareladas, e para acabar com este problema, coloque adubo orgânico que contenha borras de café e estrume na terra;
  • Cálcio: a falta de cálcio torna as plantas disformes e amareladas de modo irregular. Neste caso, tudo dependerá do solo em que a planta está enraizada. Se ele for ácido, adicione cal; se for alcalino, adicione gipsita;
  • Zinco: é possível notar a falta de zinco quando as folhas estão com baixa coloração entre as veias mais largas. É preciso adicionar um spray com extrato de alga marinha na terra e também nas folhas para resolver a falta desse nutriente;
  • Ferro: quando há deficiência de ferro, as folhas ficam com as veias verdes e o restante da planta fica amarelado. Neste caso, você precisará baixar o pH do solo adicionando matéria orgânica;
  • Magnésio: a falta de magnésio é caracterizada por listras brancas ao longo das veias das folhas, seguida de uma coloração amarelada mais sutil. Para tratar, adicione sulfato de magnésio na terra.

4 – Excesso de água

Regue a terra com mais cautela! Atente-se sempre a ela: quando estiver úmida, regue-a somente no dia seguinte!

5 – Falta de água

Imagem de planta seca, quase sem vida
Michael Ettl / Getty Images / Canva

Se a razão do amarelamento das suas plantas for falta de água, é bem provável que elas não se recuperarem, e você terá que podá-las. Mas tente prestar mais atenção à terra. Nunca a deixe ficar extremamente seca. Regue-a com regularidade e frequência, sempre com muito cuidado!

Você também pode gostar:

Envelhecimento natural

Se a sua planta não apresentar nenhuma das alterações citadas acima, provavelmente o amarelamento das folhas seja resultante do envelhecimento natural. Por serem seres vivos, muitas espécies possuem um certo tempo de vida e acabam se deteriorando com o tempo.

Dicas: para manter as plantas sempre saudáveis, passe um paninho seco nas folhas para que não haja acúmulo de sujeiras ou poeira. Crie o hábito de adubar, regar, colocar e tirar do sol as plantas que você tem em sua casa. Elas carecem de atenção, muitos cuidados e até mesmo carinho!

Por mais que seja um susto e uma tristeza perceber que existem folhas amareladas em nossas plantas, é possível tratá-las para que voltem à sua saúde normal. Nunca esqueça de observar sempre o ambiente em que elas vivem! Todo o cuidado é necessário na hora de evitar os problemas que citamos neste artigo.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br