Convivendo Jardinagem

Suas plantas ficam amarelas? Saiba o motivo e o que fazer

Vasos de plantas
Daria Minaeva / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Plantas com as folhas amareladas nem sempre são sinônimo de algo ruim, já que esse aspecto pode acontecer por simples envelhecimento do vegetal. Em outros casos, porém, o aparecimento dessa coloração pode se dar como sinal de alguma doença ou desidratação. Saiba distinguir essas situações e como cuidar da sua planta em cada caso!

Ter uma casa com plantinhas é viver em um ambiente extremamente aconchegante, e também um modo de estar em contato com a natureza mesmo que você more no meio da cidade. As plantas nos trazem saúde, alegria e nos lembram da importância de cuidar do meio ambiente, já que a convivência com elas mostra até para um simples apreciador o quanto exigem atenção. A presença de folhas amareladas, por exemplo, causa preocupação até mesmo em quem não entende nada de jardinagem.

Se você notou que suas plantas andam com a coloração amarela nas folhas, provavelmente está preocupado com a situação e busca respostas sobre o significado disso. Apesar de existirem diversas explicações e soluções para o assunto, acalme o coração e venha entender que folhas amarelas nem sempre são um mau sinal!

O que você quer saber sobre folhas amarelas?

Quando é que as plantas ficam com as suas folhas amareladas?

Folha de antúrio amarelada
EliPhotographer de Getty Images / Canva

É comum que as pessoas associem o amarelo das folhas com o outono, já que essa coloração na natureza é o símbolo mais clichê da estação. Mas nem sempre essa época do ano é a causa das folhas amareladas.

É verdade que, durante o outono, com a transição dos dias longos do verão para os dias mais curtos da nova estação, a produção de clorofila das plantas diminui, fazendo com que elas fiquem menos verdes. Afinal, é a clorofila o pigmento que proporciona a coloração verde nos vegetais. Apesar disso, a mudança de estação não é o único fator que faz com que as folhas das plantas fiquem com tom amarelado — as causas podem ser diversas, e você vai saber a respeito de cada uma, a seguir!

Conheça as possíveis causas que deixam as plantas com as folhas amareladas

No universo complexo do reino vegetal, é preciso atenção minuciosa à rotina dessas dádivas da natureza para conseguir captar o motivo do amarelamento de suas folhas, já que existem muitas explicações para a presença dessa coloração – mas isso varia de planta para planta. Então, indo direto ao ponto: por que as folhas das plantas ficam amarelas?

1) Exposição excessiva ao sol
Cada planta exige uma quantidade de luz solar específica. Enquanto há plantas que se dão bem com exposição constante ao sol, outras se desenvolvem melhor na sombra e até mesmo se desidratam com o excesso de luminosidade, sendo este o caso do amarelamento de suas folhas.

2) Excesso de água
Regar uma planta em excesso faz com que suas raízes fiquem afogadas, e esse fator impede que a raiz consiga enviar nutrientes para o resto do corpo do vegetal, provocando desidratação em suas folhas, que ficam amareladas.

3) Falta de água
Do mesmo modo que a exposição excessiva ao sol e o excesso de água, a falta de rega numa planta também causa desidratação, o motivo mais comum para o amarelamento de suas folhas. Esse processo ocorre porque, desidratada, a planta faz o descarte proposital de folhas para economizar nutrientes e preservar melhor o caule e a raiz.

4) Doenças
Pragas e doenças afetam o funcionamento das plantas, acometendo seus processos e comprometendo seus nutrientes, o que faz com que suas folhas enfraqueçam e caiam, e até mesmo pode provocar a morte do vegetal. Antes da queda, as folhas ficam amareladas.

5) Envelhecimento
Outro dos fatores mais comuns de amarelamento das folhas de uma planta é o seu envelhecimento, processo natural de qualquer ser vivo e que, no caso dos vegetais, provoca a troca de suas folhas — ou seja, folhas mais velhas ressecam e caem (por isso, ficam amarelas) para que folhas novas nasçam e revigorem a planta idosa.

6) Vaso incorreto
Uma planta num vaso pequeno demais não consegue espaço suficiente para se expandir e completar seus processos nutritivos, o que provoca seu enfraquecimento e consequente queda de suas folhas, que ficam amareladas.

7) Falta de adubação
Plantas que não são adubadas ficam com carência de nutrientes (fator comum em plantas caseiras, principalmente as de vaso), e isso causa seu enfraquecimento, que amarela as folhas e provoca a queda delas.

8) Excesso de nutrientes
Mesmo plantas adubadas podem ficar com o aspecto amarelado, já que há alguns nutrientes específicos que, em excesso, causam essa pigmentação nas folhas. Para entender o porquê disso, é preciso de uma explicação mais detalhada. Confira abaixo!

Quais são os nutrientes que deixam as plantas com as folhas amareladas?

Enquanto a insuficiência de nutrientes causa amarelamento nas folhas de uma planta ao enfraquecê-la, por outro lado, a adubação em excesso pode levar ao mesmo resultado, mas por um outro caminho.

Excesso de nutrientes não é sinônimo de saúde! Se as folhas de uma planta devidamente adubada estão em tom amarelo, é sinal de que a adubação está alterando o pH da terra e, consequentemente, do vegetal, prejudicando-o. Geralmente isso ocorre por excesso dos seguintes nutrientes: fósforo, nitrogênio, potássio, ferro, manganês, enxofre, zinco, magnésio e cálcio.

Para resolver o problema, atitudes além de diminuição do adubo precisam ser tomadas com cuidado. Saiba mais!

O que usar e quais as dicas para tratar das plantas com as folhas amareladas

Agora que você já sabe as principais causas do amarelamento de plantas, precisa entender a solução do problema para colocar a saúde do seu jardim caseiro em dia e ver as folhas bem verdinhas novamente!

Dicas para tratar as folhas amareladas pela queimada do sol:
Para as plantas que ficaram com folhas amareladas por excesso de luminosidade solar, a solução é simples: sombra e água. Além de aumentar a rega para repor a desidratação, é importante que você pesquise a fundo a respeito da sua planta e entenda melhor qual frequência de exposição ao sol é mais adequada para ela.

Dicas para tratar as folhas amareladas pelo seu envelhecimento natural:
Já vimos anteriormente que o envelhecimento é um processo normal de todos os seres vivos e que as plantas naturalmente descartam folhas antigas para dar lugar às folhas mais novas. Então, em relação a isso, não há o que fazer. Porém, de qualquer modo, é bom estar alerta à rotina da planta para certificar-se de que é esse realmente o único motivo do amarelamento de suas folhas.

Dicas para tratar as folhas amareladas por conta das pragas:
Um dos casos mais sérios de amarelamento das plantas é este: o causado pelas pragas. Nessa situação, mais do que cuidar das folhas por mera estética, é preciso tratar da planta com remédios e produtos específicos comprados em casas especializadas de jardinagem e afins. O mais recomendado é pedir a ajuda de um profissional para tratar o vegetal com seriedade e delicadeza, já que a vida da planta está em jogo.

Dicas para tratar as folhas amareladas por falta de nutrientes:
Eis o problema que apresenta uma das soluções mais simples no caso de amarelamento das folhas, já que a adubação resolve a carência de qualquer nutriente. Mesmo assim, é preciso tomar cuidado com as quantidades e frequências de adubo, já que este em excesso também pode provocar males.

Dicas para tratar as folhas amareladas por excesso de nutrientes:
Se você errou a mão e adubou demais a sua planta, a solução é acrescentar ao vaso mais terra vegetal e aumentar um pouco a quantidade de água na rega, para dissolver os nutrientes do adubo por toda a terra e diminuir a concentração exagerada deles.

Dicas para tratar as folhas amareladas por excesso de água:
Às plantas que apresentam as raízes afogadas pelo excesso de rega, exposição ao sol faz bem, já que ajuda a evaporar a água da terra. Além disso, é importante também diminuir a quantidade de água fornecida ao vegetal e estudar qual é o modo ideal de regá-lo para que o problema não volte a acontecer.

Dicas para tratar as folhas amareladas por falta de água:
Quando as folhas amarelam por desidratação, a solução é mais óbvia: aumentar a rega. Mas, além disso, é importante verificar se a frequência de banho de sol do vegetal está correta ou se não é esse o caso de sua necessidade de água.

Saiba mais sobre o enriquecimento energético que as plantas proporcionam aos ambientes assistindo ao vídeo abaixo:

O que fazer e como cuidar de algumas plantas com as folhas amareladas

Por mais que informações gerais já ajudem a compreender o motivo da pigmentação amarela nas folhas, há plantas que exigem cuidados mais específicos, por um motivo ou outro. Veja como é importante conhecer a espécie que você tem em casa!

Jiboia com folhas amareladas
Naturalmente, a jiboia tem folhas mescladas nas cores amarelo e verde, então muitas pessoas não reparam quando o amarelamento é mau sinal. Então, além de ser necessário ter atenção em dobro para saber captar esse alerta, saiba que o aparecimento de tons marrons também indica problemas, como falta de água ou mesmo presença de fungos. Nesse caso, você pode cortar a parte amarronzada da jiboia ou mesmo arrancar as folhas que apresentam essa nova coloração.

Zamioculca com folhas amareladas
No caso da zamioculca, a causa mais comum do amarelamento das folhas é o excesso de umidade, já que essa planta não necessita de tanta água, como acontece com outras. Nesse caso, então, é recomendado que, antes de cada rega, você toque na terra para verificar a umidade: se estiver com aspecto molhado, não é preciso regar.

Mamoeiro com folhas amareladas
Depois da falta de água, a causa mais comum do amarelamento das folhas do mamoeiro é a falta de nitrogênio. Portanto, além de se certificar de que a planta está recebendo a quantidade adequada de água, é necessário que você a adube, proporcionando-lhe os nutrientes de que ela necessita, como é o caso do próprio nitrogênio.

Palmeira com folhas amareladas
A palmeira é uma espécie que frequentemente apresenta coloração amarelada em suas pontas, e que pode ser podada quando isso acontece. São diversos os fatores que podem levar a isso, mas os principais são a falta de água e a falta de adubação. Portanto, além de se certificar de que está regando a planta corretamente, providencie adubo para sua terra e veja-a voltar à vida em pouco tempo.

Tomateiro com folhas amareladas
Além de folhas amareladas, o tomateiro pode também apresentar algumas partes em coloração marrom, o que é um indicativo de fungos. Quando isso acontece, você pode cortar as folhas mais estranhas. Mas, sobretudo, é importante ter uma atitude preventiva, assegurando a força da planta por meio de uma constante adubação e rega adequada.

Rosa-do-deserto com folhas amareladas
Poucas pessoas sabem que a rosa-do-deserto é uma planta do verão, que não se dá bem com temperaturas baixas. Por isso, em épocas mais frias, é comum que a rosa-do-deserto perca a força e comece a apresentar folhas amareladas. Então é preciso fornecer-lhe calor, deixando-a em ambientes de temperatura mais amena e, sempre que possível, expô-la ao sol.

Lírio-da-paz com folhas amareladas
Apesar de luminosidade solar ser um fator necessário para seu desenvolvimento, o lírio-da-paz não é uma planta muito fã do sol, ou seja, sua exposição exagerada à luz solar provoca desidratação e, por consequência, amarelamento das folhas. Portanto diminua a frequência do contato direto do lírio-da-paz com a luz do sol e certifique-se de que está regando essa planta na medida necessária.

Orquídeas com folhas amareladas
Muitas orquídeas sucumbem por receberem a quantidade errada de água; seja por exagero na rega ou por falta dela. O correto para essa planta é regá-la com frequência, mas deixando-a escorrer, para não provocar o afogamento de suas raízes.

O que você ainda precisa saber sobre as plantas com folhas amareladas

Planta com folhas amarelas
comprimido de Getty Images / Canva

Apesar de já termos discorrido sobre diversos fatores que levam ao amarelamento das plantas e suas respectivas soluções, há detalhes que são importantes e merecem ser destacados ou reforçados.

Você também pode gostar:

Existe um adubo para folhas amareladas?

Sim. Como uma das principais causas das folhas amareladas é a falta de nutrientes específicos, existem adubos que são a resposta ideal para a sua planta voltar à vida e à coloração verde. O adubo mineral ureia, por exemplo, é uma opção perfeita para isso, já que tem bastante nitrogênio em sua composição, além de outros nutrientes que fortalecem qualquer vegetal.

Por que as plantas ficam com as pontas das folhas amareladas?

Além da possibilidade de a causa ser desidratação, envelhecimento natural, carência de nutriente ou afins, pode ser que uma planta esteja com as folhas amareladas por causa de algum fungo ou praga. Sendo essa a situação, recomenda-se que a parte amarelada das folhas seja cortada, para eliminar o parasita que tem adoecido seu vegetal.

Apesar de as plantas serem agradáveis e trazerem diversos benefícios ao dia a dia de quem convive com elas, elas não são brincadeira, e exigem cuidados sérios para terem uma vida saudável. Portanto é preciso estar atento às aparências e costumes de cada vegetal para entender suas necessidades e problemas, sendo que as folhas amareladas já podem nos dizer muito a respeito disso.

De qualquer modo, porém, mantendo a calma e analisando bem cada caso de amarelamento, as plantas podem ser regeneradas com quantidade certa de água, nutrientes, exposição ao sol e, é claro, muito carinho!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br