Convivendo Jardinagem

Suas plantas ficam amarelas? Saiba o motivo e o que fazer

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Enfeitar a casa com plantas é maravilhoso. Elas não só deixam o ambiente mais bonito, como também mais saudável para quem o frequenta e, de quebra, ajudamos o planeta a ter ainda mais elementos da natureza. Por isso, quando uma planta adoece ou fica “estranha”, é difícil não se chatear.  

Quando as plantas vão ficando amareladas, você sabe o que fazer para ajudá-las a ter novamente aquela cor verde bem viva? Caso não saiba, não se preocupe, porque isso é normal. Inclusive, é difícil saber o porquê daquele tom ter surgido.

Se você se identificou com as situações descritas acima, os seus problemas acabaram. Neste artigo, você vai saber os principais motivos que tornam as plantas amareladas e o que fazer para cada um destes problemas. Vamos lá?

É importante dizer que cada tom de amarelado que surge nas plantas é causado por um motivo diferente. Pode ser por problema de praga, água em excesso, falta de hidratação, muito sol, ressecamento, entre tantas outras coisas.

Pragas

Ter problema com praga é comum, principalmente dependendo da região em que você mora. Caso você veja insetos comendo as folhas da sua planta, além de algumas espécies de inseto que vivem nela, sua planta deve estar com pragas.

Neste caso, o amarelo aparece em manchas, além de pequenos furos. Também é comum que as bordas das folhas estejam carcomidas, ou seja, formigas e outros insetos literalmente morderam aquele local. As manchas também podem aparecer no caule e em diferentes tonalidades.

De maneira geral, para resolver algum problema com insetos, fungos, vírus e bactérias nas suas plantas, você precisará aplicar repelentes orgânicos, trocar a terra do vaso (toda a terra) e ter mais cuidado com a adubação durante os primeiros meses. Caso o seu problema seja com fungos, você também precisará tomar cuidado com o excesso de umidade, que poderia agravar o problema.

Nutrientes

As plantas podem ficar amareladas também por deficiência nutritiva. Quando for o caso, é preciso descobrir qual o nutriente que precisa ser normalizado. Dos 13 nutrientes que as plantas precisam, seis deles deixam as folhas amareladas quando estão em falta.

O potássio é um deles. As pontas das folhas ficam amareladas quando este mineral está escasso. Nesse caso, enterre cascas de frutas cítricas na terra que está na base da planta e coloque adubo que contenha resíduos de frutas e vegetais.

“As plantas podem ficar amareladas também por deficiência nutritiva. Quando for o caso, é preciso descobrir qual o nutriente que precisa ser normalizado”

Se for falta de nitrogênio, as veias das folhas ficarão amareladas e, para resolver o problema, adicione adubo orgânico que contenha estrume e borras de café na terra próxima à planta.

A falta de cálcio faz com que as plantas fiquem disformes e amareladas de forma irregular. Nesse caso, tudo depende do solo em que a planta está. Se for ácido, você precisará adicionar cal; se for alcalino, você precisará adicionar gipsita.

Para a falta de zinco, um spray com extrato de alga marinha deve resolver. Você percebe a falta de zinco quando as folhas estão com baixa pigmentação de sua cor entre as veias largas.

Já a falta de ferro é caracterizada por veias verdes e o restante da flor ficar amarelada. Para resolver a falta de ferro, faça com que o pH do solo fique abaixo de sete.

Por fim, a falta de magnésio acarreta listras brancas ao longo das veias das folhas, assim como uma coloração amarelada fraca. Adicione sulfato de magnésio na terra que o problema será resolvido.

Água

As plantas não sobrevivem sem água. Porém, mesmo esse item essencial para a sobrevivência delas deve ser controlado. A água em excesso faz com que as folhas fiquem amareladas e murchas. E aí, nesse caso, é preciso jogar areia em volta do vaso para que os grãos absorvam o excesso de água, ou replantar. Se as raízes continuarem afogadas, o caule irá apodrecer e planta morrerá.

No caso reverso, quando a planta recebe menos água do que necessita, as folhas escurecem e murcham. As folhas inferiores ficam amareladas, secas e caem. Nesse caso, você precisa dar mais água à planta. Regue até que escorra um pouco de água pelo buraco de drenagem do vaso – caso saia muita água pelo buraco, você está abusando e lembre-se de que o excesso também é prejudicial à planta.

Sol

Assim como a água, o sol é necessário para a vida saudável das plantas, mas em excesso pode se tornar um grande inimigo. A exposição ao sol exagerada, principalmente nos horários mais quentes, faz com que as folhas fiquem não só amareladas, como também, em casos mais graves, tenham queimaduras solares.

A planta precisa de sol assim como também precisa de sombra nos momentos mais quentes do dia. Então, caso seja necessário, mude o vaso de lugar e encontre um local mais fresco.

Adubo

Sua planta dá poucas flores? Isso pode ser causado pelo excesso de adubo, principalmente no que se refere à quantidade de nitrogênio. Se esse for o caso da sua planta, você precisa adubar com menos frequência e em menor quantidade de produto.

Já a falta de adubo faz com que as folhas inferiores das plantas fiquem amarelas e caiam em pouco tempo, assim como prejudica o crescimento da planta. Nesse caso, certifique-se de criar um hábito de adubar rotineiramente.

Envelhecimento natural

Caso sua planta não tenha nenhum dos problemas anteriores, mas, mesmo assim, está com uma coloração amarelada em suas folhas, talvez a razão seja outra: envelhecimento natural. Afinal, tudo o que tem vida um dia morre, não é?

Plantas saudáveis

Planta exige cuidados, atenção e carinho. Lembre-se de sempre manter suas plantas limpas – basta passar um pano seco nas folhas, para não acumular poeira e outras sujeiras –, ter o hábito de regar e adubar o quanto for necessário, além das outras dicas dadas ao decorrer do texto.


Texto escrito por Giovanna Frugis da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]