Convivendo

O que são cosméticos cruelty-free?

Cute rabbit in green grass. Close-up shallow DOF.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Como o próprio nome diz, cosméticos cruelty-free são aqueles livres de crueldade, ou seja, não são feitos testes em animais.

Milhares de indústrias de cosméticos e farmacêuticas no mundo todo acabam submetendo animais domésticos a diversos tipos de testes laboratoriais e químicos. A desculpa dessas empresas é que os testes são importantes para fins científicos, e essenciais para que os produtos ou medicamentos possam ir para as prateleiras de supermercados, farmácias e lojas.

CF1

Porém, esses testes são desumanos. Isso porque, na maioria das vezes, eles são realizados sem nenhum tipo de anestesia, tornando o procedimento muito dolorido para os animais, causando uma vida toda de sofrimento intenso e em muitos casos, levando à morte imediata.

Diversos países possuem empresas que testam seus produtos de diversas maneiras, mas aboliram o teste em animais. Elas ainda criaram um selo de identificação que pode ser encontrado na embalagem de cada produto. O selo tem a figura de um coelho, um símbolo de proibição e vem sempre acompanhado do termo ‘cruelty-free’.

O Ministério da Saúde é o responsável pela regulação desses produtos, e dos demais.


Escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]