Convivendo

O verde em meio a cidade grande: Fazenda Urbana

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Dois dinamarqueses, Ronnie Markussen e Mikkel Kjaer, criaram um sistema de fazenda urbana, o Impact Farm, que leva até as cidades aquilo que de bom existe nas fazendas, transformando áreas desocupadas em soluções produtivas que garantem a segurança na alimentação.

A ideia do projeto surgiu da aspiração de se criar algo que garantisse nos centros urbanos a segurança na hora da alimentação e que fosse capaz de reduzir a pegada ecológica durante a produção. Além, claro, de criar trabalhos e ter um projeto totalmente adaptável às transformações de terreno.

A fazenda urbana foi arquitetada para ser autossuficiente em eletricidade, calor e água.
O essencial é que haja um espaço de pelo menos 163 metros quadrados para que o projeto possa ser instalado. Lá, serão plantadas árvores frutíferas, legumes, verduras e ervas. Nesse espaço, é possível se produzir até seis toneladas de alimento o ano todo. Já espaços menores são recomendados para restaurantes e comerciantes em geral.

Durante a elaboração do projeto, Ronnie e Mikkel se preocuparam também com a estética e não somente com a funcionalidade. O objetivo era que se criasse uma fazenda urbana bonita e que revitalizasse espaços inutilizados ou abandonados dentro das cidades, como, por exemplo, vãos existentes entre casas e prédios ou estacionamentos abandonados.

12_Human-Habitat_Abdellah-Ihadian-6545-800x600

Modelo de Fazenda Urbana

A fazenda urbana é um projeto fácil de ser montado e também desmontado, já que os materiais utilizados são totalmente reaproveitáveis, sendo um sistema do tipo modular. Além do mais, pode ser transportada facilmente para outras localidades caso se julgue necessário.

Os jovens empreendedores esperam que esse projeto inovador, além de render bons lucros, seja visto como uma saída de ajuda na produção de alimentos em áreas de refugiados e terrenos ruins.


Texto escrito por Flávia Santos da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]