Convivendo

Produza menos lixo com pequenas mudanças de hábitos

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Vivemos na era da tecnologia, da informação e da correria. Embora o tempo seja curto, a escassez de recursos naturais é visível e o ideal é produzir menos lixo, consumir menos e priorizar produtos que não agridam tanto o meio ambiente.

Se conscientizar é importante e mudar a rotina não é tão difícil quanto parece. Existem boas soluções que podem ser adotadas por você para tornar o mundo um lugar melhor. Pequenas mudanças de hábitos fazem toda a diferença, mas é preciso ter foco.

Felizmente, as marcas estão nos ajudando a pensar no futuro e as linhas sustentáveis estão aparecendo nas prateleiras do mundo todo. Empresas que de diferentes formas, atuando em todo o o mercado, incentivam o indivíduo a ter uma vida mais consciente.

Mas, afinal, o que é ser uma pessoa consciente?

Sair da zona de conforto e tentar fazer algo melhor pelo seu planeta é um bom começo. Produzir menos lixo ajuda a preservar o meio ambiente e diminuir os poluentes.

Crie consciência de que sua alimentação, suas roupas, seu transporte, tudo isso está interligado com a natureza. Procure formas alternativas para que nenhum desses itens afete o planeta.

Aqui vão duas dicas fundamentais para você que quer ser mais sustentável.

  1. Produza menos lixo

Uma das coisas mais danosas ao meio ambiente são os resíduos encontrados no lixo. Coisas que não é a natureza que produz e que demoram uma eternidade para se decompor.

O que você pode fazer:

Em casa:

– Troque guardanapos de papel por pano;

– Plante uma micro-horta para produzir temperos;

– Evite usar sacolas plásticas;

– Reutilize tecidos;

– Coma as cascas dos alimentos e as suas sobras.

Na rua:

– Ande com sua própria garrafa de água;

– Carregue lenço de pano;

– Recuse canudinhos;

– Leve sua sacola sustentável para o mercado.

Pequenas atitudes reduzem muito o lixo e tornam a reciclagem mais fácil. Separar o lixo é indispensável, descartá-lo no local certo também. Em São Paulo, existem PEVs, Pontos de Entrega Voluntária, para ajudar.

  1. Cuidado com o consumo

Reutilizar e comprar menos ajuda muito o planeta. Preste mais atenção na hora de consumir, supermercados estão interessados apenas no seu dinheiro e não no bem-estar do planeta.

A variedade de produtos de limpeza, por exemplo, é assustadora. Um para limpar piso, outro para limpar fogão, entre outros. É possível usar apenas um para todos, inclusive aquele que você mesmo fabricou. O vinagre e o bicarbonato de sódio podem lhe ser muito úteis!

Apostar em embalagens grandes evita que você use diversas menores. Reutilizar aquelas que iam para o lixo então… é uma ótima opção!

Caso você queira mais algumas dicas de um estilo de vida consciente, acesse o Instagram #vailaSP, uma ideia que surgiu em 2012 para ajudar as pessoas a preservar o meio ambiente.

Essas foram algumas dicas simples de como você pode fazer a diferença no planeta sem precisar de muito esforço. Viver de forma sustentável exige aprendizado e disposição.


Texto escrito por Juliane Rodrigues da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]