Saúde Integral

Os benefícios do escalda-pés para a saúde integral

Cada vez mais pessoas estão incluindo alguns rituais de autocuidado no cotidiano. Elas passam cremes no rosto, usam toucas de cetim nos cabelos, bebem bastante água, meditam, fazem exercícios físicos e se alimentam de forma saudável, na maioria dos dias. No entanto, muita gente ainda esquece de cuidar dos próprios pés.

Essa parte do corpo precisa de atenção, não só porque é responsável por sustentar todo o peso de uma pessoa, mas também porque os cuidados com ela são muito relaxantes. A seguir, aprenda mais sobre isso com uma das técnicas para cuidar dos seus pés, o escalda-pés.

O que é escalda-pés?

Desde 6 mil anos atrás, o escalda-pés é utilizado por inúmeras civilizações. Essa prática consiste em mergulhar os pés dentro de uma bacia com água quente e ervas, tanto para renovar a saúde dessa parte do corpo quanto para proporcionar uma sensação de relaxamento, alívio de dores e conforto.

Uma mulher lavando os seus pés numa bacia d'água. À direita dela, velas roxas acesas.
pixelshot / Canva

O nome do escalda-pés pode assustar um pouco, já que “escaldar” é “queimar pela ação de líquido muito quente”. Porém, de acordo com a acupuntura chinesa, é esse contato dos pés com a água quente que permite que determinados pontos do organismo sejam ativados. Dessa forma, pelos pés é possível obter inúmeros benefícios.

Um rol de benefícios para a saúde

Para você ter uma motivação extra na hora de fazer um escalda-pés, veja quais são as vantagens que essa prática traz para a sua saúde.

1) Melhora da circulação sanguínea

Ao mergulhar os pés na água quente, há um estímulo para a circulação sanguínea acontecer com mais intensidade. Como resultado disso, você vai perceber uma redução do inchaço nas suas pernas.

2) Alívio de dores no corpo

Como explicamos anteriormente, a acupuntura chinesa indica que o escalda-pés pode aliviar algumas dores no corpo, já que os pés estão associados a determinadas partes do organismo.

3) Sensação de relaxamento

Dependendo das ervas que você incluir no seu escalda-pés, uma sensação de relaxamento vai tomar conta do seu corpo e da sua mente. Inclusive pode ser um ótimo momento para meditar e mandar o estresse embora.

Como fazer escalda-pés

Se você quer aproveitar os benefícios do escalda-pés, que tal preparar esse ritual na sua casa? Na maioria deles, você só vai precisar de uma bacia na qual caibam os seus pés por inteiro, água quente, ervas, sal grosso, pétalas de flores ou óleos essenciais. Escolha uma receita, a seguir.

Uma vasilha d'água submergindo pés; pés abaixo dos quais se veem pedras.
eriyalim / Canva

Escalda-pés com bolinhas de gude

As bolinhas de gude são perfeitas para ativar os pontos do seu corpo que precisam de um alívio na tensão e na dor. Nesse caso, você deve pressionar os seus pés sobre as bolinhas, com cuidado, movimentando-os lentamente. Assim que a água esfriar, você já vai sentir os benefícios da prática.

Ingredientes:

  • 1 bacia grande
  • 1 l de água quente
  • Algumas gotas de óleo essencial de sua preferência
  • Bolinhas de gude para cobrir o fundo da bacia

Escalda-pés com pétalas de rosa e sais de banho

Para tratar a pele dos seus pés, as pétalas de rosa e os sais de banho são a opção ideal. Unindo esses dois ingredientes com a água quente, você vai renovar a aparência dos seus pés e os deixar mais macios, perfumados e hidratados.

Ingredientes:

  • 1 bacia grande
  • 1 l de água quente
  • 1 punhado de pétalas de rosa
  • 1 punhado de sais de banho
  • Algumas gotas de óleo essencial de sua preferência
Uma mulher segurando uma colher de sal grosso enquanto utiliza um escalda-pés.
FotoHelin de FotoHelin Images / Canva

Escalda-pés com sal grosso

Um escalda-pés para relaxar é perfeito depois de um dia exaustivo. Para esse fim, o ideal é que você use o sal grosso, que limpa as energias negativas e garante que todo o estresse seja dissolvido. Com um óleo essencial de lavanda para completar, a paz é garantida.

Ingredientes:

  • 1 bacia grande
  • 1 l de água quente
  • 1 punhado de sal grosso
  • Algumas gotas de óleo essencial de lavanda

Cuidados e contraindicações

Ainda que o escalda-pés seja muito benéfico, essa prática não é indicada para todas as pessoas. Aqueles que apresentam hipertensão, trombose e câncer em metástase não devem realizar um escalda-pés, assim como as gestantes.

Além disso, é importante tomar cuidado com a temperatura da água. Ela não pode estar quente ao ponto de queimar a sua pele. Deve ser uma temperatura suportável, que vai te ajudar a relaxar, e não pode lhe causar dor.

Você também pode gostar

Considerando os benefícios do escalda-pés para a sua saúde e a facilidade de prepará-lo na sua casa, o que você está esperando para colocar os pés para descansar? Aproveite esse ritual para limpar os seus pensamentos e sentir os efeitos da prática no seu corpo e na sua mente.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br