Meditação

Meditação guiada para acalmar a mente e relaxar

Meditar é uma das mais poderosas ferramentas de autoconhecimento, além de contribuir para diminuir o estresse e controlar a ansiedade.

Trago hoje uma meditação rápida — menos de 8 minutos — para relaxar e acalmar a mente.

Clique no vídeo abaixo e ouça com fones de ouvido!

Texto da meditação guiada:

• Sente-se de forma confortável e deixe que seus olhos se fechem bem suavemente;

• Esse é o seu momento para relaxar e se perceber;

• Relaxe os músculos da face, os lábios, as sobrancelhas;

• A testa;

• E respire profundamente algumas vezes;

• Observe que você pode relaxar um pouco mais a cada expiração. Afrouxando seus braços, suas pernas;

• E continue respirando calmamente;

• Você pode sentir o ar entrando e saindo do seu nariz, sentir o abdômen se expandir a cada inspiração;

• E perceber o fluxo muito suave de cada expiração;

• Assim como as ondas do oceano. Indo e vindo;

• E enquanto você continua observando a respiração;

• Perceba-se;

• Sinta-se um pouco mais no momento presente;

• Você se sente em paz em vez de inquieto? Muito calmo. Está tudo bem. Por algum tempo, apenas observe a respiração acontecer;

• Essa é a sua consciência. Permita-se ir mais fundo;

• E tenho certeza de que você pode soltar um pouco mais os músculos da face, da testa, os lábios, a mandíbula. Solte também um pouco mais os ombros e os braços, além das mãos;

• O peito, a barriga;

• As pernas;

• E agora permita que sua respiração aconteça. Não há necessidade de controlar a respiração;

• A respiração acontece por si mesma;

Mulher sentada em tecido amarelo sobre grama. Ela está em exercício meditativo.
RF._.studio / Pexels

• Deixe acontecer;

• Criando mais espaço;

• Deixe a vida acontecer conforme ela vai e vem;

• Sinta aquele espaço em que a vida se manifesta;

• Esse é o espaço da consciência;

• Deixe a consciência ir mais fundo dentro de você;

• Afrouxe um pouco mais;

• Os músculos do rosto;

• Os braços e as mãos;

• E todo o resto do corpo. Não há necessidade de controlar nada;

• Não há necessidade de se agarrar a nada;

• Dê um pouco de espaço;

• Deixe a vida se expandir;

• Sinta e perceba;

• Uma grande variedade de sensações, de sentimentos;

• Por todo o corpo;

• Como se você estivesse observando seu próprio corpo, sua própria respiração;

• Sua própria mente;

• De uma perspectiva superior;

• Por algum tempo, deixando tudo acontecer;

• Está tudo bem, está tudo bem;

• Esse é o estado de puro ser. De pura consciência;

• Fique à vontade para se sentar um pouco mais ou quando quiser. Você pode começar a se mover lentamente e sair da meditação.

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Sobre o autor

Raquel Oliveira | Cozinha Ayurvédica

Apaixonada pelas ciências milenares da Índia, criei o Cozinha Ayurvédica para promover e explorar um estilo de vida consciente, através do Ayurveda. Tenho como missão difundir esse conhecimento ancestral e incentivar cada vez mais pessoas a desfrutar de uma vida em equilíbrio e feliz. Basta querer embarcar nesse caminho de auto-transformação!

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