Saúde Integral

Termalismo: terapia feita com a água

Wellness Spa - man relaxing in hot tub whirlpool Jacuzzi outdoor at luxury resort spa retreat. Handsome young male model relaxed with eyes closed resting in water near pool on travel vacation holiday.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Os benefícios trazidos pela água não se manifestam apenas quando ingerida, o termalismo, terapia feita com águas minerais que possuem composições químicas ou propriedades físicas ou físico-químicas, é indicado para diversos tratamentos de saúde

Além das propriedades da água, o termalismo engloba um conjunto de tratamentos à base de produtos naturais retirados da nascente, como vapores, gases e lamas. Mas, são as propriedades químicas que determinam para qual doença ou situação ela servirá. Por exemplo:

Águas sulfúreas, gasocarbónicas ou fluoretadas: problemas respiratórios.

Águas bicarbonatadas, gasocarbónicas, cloretadas ou sulfatadas: problemas no aparelho digestivo, transtornos gastroduodenais e no colón.

Águas sulfatadas, cálcicas e magnésicas: problemas no rim e na bexiga.

Águas bicarbonatadas, carbonatadas, silicatadas ou águas fluoretadas, sulfúreas, sulfatadas, cloretadas e cálcicas: problemas reumáticos e musculoesqueléticos.

Águas carbonatadas, bicarbonatadas, silicatadas e fluoretadas: problemas de varizes, hemorroidas e hipertensão.

Águas sulfúreas, bicarbonatadas, gasocarbónicas, silicatadas e fluoretadas: problemas dermatológicos.

Águas bicarbonatadas, gasocarbónicas e silicatadas: problemas de diabete, dislipidemia e gota.

Águas quentes sulfúreas, sódicas e carbonatadas: problemas ginecológicos.

O tratamento deve ser indicado por um especialista, seja um fisioterapeuta ou médico com especialização em hidrologia médica. O tempo de duração da terapia varia de acordo com o tipo do problema. Mas, em alguns casos o termalismo pode apresentar efeitos visíveis imediatos, já em outras ocasiões a melhora aparece em médio prazo.

Vale ressaltar que a técnica possui mais efeito na ação preventiva da doença, do que quando ela já está instalada no corpo. E o indicado é que pelo menos uma vez ao ano, o paciente se desloque às estâncias termais.

A terapia é contraindicada para pessoas que possuem doenças contagiosas, problemas infecciosos, em casos de febres, tumores e doenças cardíacas.


Texto escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]