Convivendo Nutrição Plant-Based Veganismo

Veganismo é vida

Deise Aur
Escrito por Deise Aur
Atualmente, muitas pessoas têm buscado expandir sua visão com relação aos seus hábitos alimentares.

O advento da Internet e das redes sociais possibilitaram que muitas informações sobre as questões que envolvem a utilização de produtos de origem animal fossem compartilhadas para as pessoas terem mais e mais conhecimento.

Na Internet é cada vez mais crescente o número de grupos, páginas, sites e canais sobre o Veganismo, ensinando receitas sem carne, leite, mel e ovos.

Outras mídias digitais mostram o avanço da Ciência e da Indústria, colocando substitutivos em produtos que, antes, tinham como matéria-prima, o couro, a lã e as peles de animais.

No lugar de realizar testes em animais, para determinados fins, seja na área farmacêutica, química, cosmética ou medicina, já existem cientistas e laboratórios que não utilizam animais.

Atualmente, existem testes alternativos, nos quais o uso de animais é substituído por peles, órgãos e corpos artificiais, entre outras formas (para mais informações, clique aqui).

A adesão ao modo de vida vegana tem se multiplicado a olhos vistos

Para quem não sabe em que consiste o Veganismo, é simples, saímos do condicionamento no qual fomos criados e que se fundamenta em acreditar que para vivermos, os animais têm que ser mortos ou, de alguma forma, explorados por nós, por exemplo, circos, carroças, rodeios, etc…

veganismo

Vivendo o Veganismo, paramos de contribuir com o sofrimento e crueldade para com os animais, por conta de consumirmos produtos que levam matéria-prima animal, seja na alimentação, vestuário e outras áreas.

A crença de que o homem precisa ser carnívoro para viver e o conceito de superioridade da raça humana, desenvolveu na humanidade a mentalidade de que somos superiores às outras espécies e temos o direito de as dominar, explorar e matar.

Esta mentalidade está mudando, pois há um crescente movimento no mundo inteiro, em diversas áreas da existência humana, revolucionando e modificando o comportamento e padrões que as pessoas acreditavam como certos com relação aos animais.

Vários países já usam suas leis para a defesa do direito animal e reconhecem, perante suas constituições, que são seres sencientes, que têm emoções, sentimentos, sofrem, choram, sentem afeto, saudade, se alegram, amam, procriam e querem viver, assim como nós.

Muitos pensadores de nossa história já tinham essa percepção e muito antes da prática da compaixão aos animais ter uma denominação e se caracterizar por um movimento, recebendo o nome de Veganismo, eles viviam e defendiam essa prática como conduta de Vida.

Vejamos alguns exemplos de sábios e pensadores que difundiam o Respeito e a Compaixão aos Animais:

Einstein: 

“Nada beneficiará tanto a saúde humana e aumentará as chances de sobrevivência da vida na Terra quanto a evolução para uma dieta vegetariana.

A ordem de vida vegetariana, por seus efeitos físicos, influenciará o temperamento dos homens, de uma tal maneira, que melhorará, em muito, o destino da humanidade.”

Pitágoras:

“Nunca tempere seu pão no sangue dos animais, nem nas lágrimas de seus semelhantes.

Que horror é engordar o corpo com outro corpo, viver da morte de seres vivos!”

Leonardo da Vinci:

“Tempo virá em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação vegetariana e julgarão a matança de um animal inocente como, hoje, se julga o assassinato de um homem.”

Lincoln:

“Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhorem, nem levem em consideração as condições dos animais.

Sou a favor dos direitos animais, assim como, sou a favor dos direitos humanos: assim é a maneira de ser da pessoa integral.”

Voltaire:

“É inacreditável e vergonhoso que nem virtuosos, nem moralistas elevem sua voz contra os abusos aos animais.”

Thomas Edison:

“A não-violência leva-nos aos mais altos conceitos de ética, o objetivo de toda evolução.

Até pararmos de prejudicar todos os outros seres do planeta, nós continuaremos selvagens.

O modo de avaliar o grau de educação de um povo e de um homem é a forma como tratam os animais.”

Gandhi: 

“A grandeza de uma nação e o seu progresso moral podem ser medidos pelo modo como seus animais são tratados.”

Nietzsche:

“As mentes mais profundas de todos os tempos sentiram compaixão pelos animais.”

Schopenhauer: 

“A compaixão pelos animais está, intimamente, ligada com a bondade de caráter e pode ser, seguramente, afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem.

A compaixão por todos os seres vivos é a prova mais firme e segura da conduta moral.”

Bill Gates:

“O Veganismo é o futuro.”

Esses são alguns exemplos de seres humanos, cujas ideias, ainda repercutem em nossos dias e que trazem a compreensão que os animais não são inferiores ao homem e nasceram para viver, segundo suas naturezas, assim como nós!

Querem saber mais sobre o Veganismo?

Confiram os links abaixo, com conteúdos que vão trazer mais informações sobre o Veganismo e ajudar a compreender e viver a sua essência que nada mais é do que:

Respeito e Compaixão à Vida de todos os Animais!

Segue os links:

Dúvidas sobre mais fontes de informações relacionadas ao Veganismo, deixem nos comentários. Será um prazer dar mais esclarecimentos!

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Deise Aur

Deise Aur

Meu nome é Deise Aur. Exerci a carreira de professora, primeiro de alfabetizadora, depois de professor de História, até me aposentar.

Em sala de aula procurava despertar nos seres humanos a sensibilidade para a arte, filosofia, mística e psicologia. Atualmente, faço isso através das mídias digitais.

Tenho diversas áreas de interesse, focando vários temas como Vida, Veganismo, História e Moda.

Gosto de escrever, expressando inquietudes e anseios que habitam na nossa alma e traduzo em palavras, utilizando minha sensibilidade, principalmente, com relação à espiritualidade e também aos sentimentos humanos.

Contatos:

Sites:

deiseaur.blogspot.com.br

veganpelavida.com.br

historia-dinamica.blogspot.com.br

E-mail: professora.deise.aur@gmail.com

Youtube: Canal Deise Aur