Autoconhecimento Energia em Equilíbrio

Como encontrar o seu grande porquê?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Muitos sofrimentos acontecem por não termos a total consciência do porquê viemos a esse mundo. Não seria mais fácil se tivéssemos nascido com um manual de instruções para viver? Pois é… Mas, como não temos esse manual, cabe a cada um buscar o seu próprio caminho e descobrir o que vai trazer felicidade para si. Por isso o autoconhecimento é tão importante. Se você se questionar e buscar as respostas dentro de você, aos poucos, a vida fará mais sentido. Mas, por onde começar? Veja abaixo algumas dicas para refletir e começar a dar os primeiros passos rumo à descoberta de quem você é e qual o motivo de estar nesse mundo:

Amor, paixão, desejo e vontade 

O que você quer? Algumas coisas despertam um determinado sentimento em cada um de nós. Às vezes achamos que é amor, às vezes parece paixão, uma vontade de fazer algo loucamente. Procure esses sinais. O que lhe desperta uma vontade tão grande para tirá-lo da inércia? Se você começar a buscar os sinais, eles se mostrarão. Podem começar de forma sutil, mas aos poucos você vai perceber que algumas coisas lhe dão mais tesão de viver do que outras. E não estou falando apenas de diversão momentânea, mas sim de uma vontade muito grande de poder colocar toda a sua vontade em algo que você sente uma certeza de que é o seu caminho. Busque os sinais, e eles lhe mostrarão o caminho da sua verdade. Uma dica é reparar quando você está tão imerso fazendo algo que o tempo parece não existir e, quando menos perceber, está totalmente dentro daquilo.

Habilidades 

Alguns falam sobre habilidades naturais. Todos nós nascemos com talentos para algo, isso é verdade. Mas a outra verdade é que esses talentos só despertam se dermos atenção para eles e o desenvolvermos. Então a reflexão para esse ponto é: o que você conseguiria se dedicar por anos a fio, sem desistir? Algumas coisas você até pode ser bom, mas não teria a paciência de fazer por tanto tempo. Já o talento é algo que você pode (e deve) estimular por anos até ele se desenvolver. Quando você encontrar o seu talento, você encontrará mais um caminho para o seu propósito de vida, pois eles estão ligados um ao outro.

O que o mundo precisa 

O mundo não é um lugar para pessoas egoístas. Mesmo que elas existam, o propósito da vida não é egoísta, ele é voltado para ajudar os outros. Estamos nesse mundo para servir aos outros, com o que sabemos fazer de melhor e se sentimos amor e vontade para fazer. Esse ponto é o que une os outros dois que você leu acima. Quando você descobre o que ama fazer e o que você tem talento para fazer, então você junta essas duas coisas buscando o que o mundo precisa que está relacionada a elas. Reflita sobre isso. Como você pode ser útil e tornar a vida das pessoas melhor de alguma forma?

Depois de fazer essas reflexões, tenha em mente que o seu grande propósito não é um objetivo, um destino final, mas sim o caminho que você faz para chegar até lá. Então boa sorte em sua busca, e que o seu caminho seja repleto de verdades.


Texto escrito por Ricardo Ueda Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]