Amor, paixão, desejo e vontade
O que você quer? Algumas coisas despertam um determinado sentimento em cada um de nós. Às vezes achamos que é amor, às vezes parece paixão, uma vontade de fazer algo loucamente. Procure esses sinais. O que lhe desperta uma vontade tão grande para tirá-lo da inércia? Se você começar a buscar os sinais, eles se mostrarão. Podem começar de forma sutil, mas aos poucos você vai perceber que algumas coisas lhe dão mais tesão de viver do que outras. E não estou falando apenas de diversão momentânea, mas sim de uma vontade muito grande de poder colocar toda a sua vontade em algo que você sente uma certeza de que é o seu caminho. Busque os sinais, e eles lhe mostrarão o caminho da sua verdade. Uma dica é reparar quando você está tão imerso fazendo algo que o tempo parece não existir e, quando menos perceber, está totalmente dentro daquilo.
Habilidades
Alguns falam sobre habilidades naturais. Todos nós nascemos com talentos para algo, isso é verdade. Mas a outra verdade é que esses talentos só despertam se dermos atenção para eles e o desenvolvermos. Então a reflexão para esse ponto é: o que você conseguiria se dedicar por anos a fio, sem desistir? Algumas coisas você até pode ser bom, mas não teria a paciência de fazer por tanto tempo. Já o talento é algo que você pode (e deve) estimular por anos até ele se desenvolver. Quando você encontrar o seu talento, você encontrará mais um caminho para o seu propósito de vida, pois eles estão ligados um ao outro.
O que o mundo precisa
O mundo não é um lugar para pessoas egoístas. Mesmo que elas existam, o propósito da vida não é egoísta, ele é voltado para ajudar os outros. Estamos nesse mundo para servir aos outros, com o que sabemos fazer de melhor e se sentimos amor e vontade para fazer. Esse ponto é o que une os outros dois que você leu acima. Quando você descobre o que ama fazer e o que você tem talento para fazer, então você junta essas duas coisas buscando o que o mundo precisa que está relacionada a elas. Reflita sobre isso. Como você pode ser útil e tornar a vida das pessoas melhor de alguma forma?
Depois de fazer essas reflexões, tenha em mente que o seu grande propósito não é um objetivo, um destino final, mas sim o caminho que você faz para chegar até lá. Então boa sorte em sua busca, e que o seu caminho seja repleto de verdades.
Texto escrito por Ricardo Ueda Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.