Autoconhecimento

Os segredos para ter uma mente de sucesso

Mulher com os olhos fechados e com as mãos para cima fazendo círculos ao unir o dedo indicador e polegar, representando alguém com a mente concentrada
Cast Of Thousands / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ouvimos sempre dizer por aí que sucesso é relativo e que cada pessoa considera que é bem-sucedida de acordo com aquilo que estabelece como meta para si. Por exemplo: para algumas, ter sucesso é ganhar na loteria; já para outras, é ter uma família ou levar uma vida tranquila longe da ostentação.

Até aí, tudo verdade. Ainda que você considere que sucesso seja algo simples, nem sempre você sabe como obtê-lo, por mais despretensiosos que sejam seus desejos. É aí que entra a mente de sucesso, aquilo que vai te levar ao êxito, não importando o tamanho dos seus sonhos. É sobre isso que vamos falar neste artigo. Acompanhe o conteúdo e descongestione seu caminho para ser bem-sucedido.

Tudo começa na mente

Sabe aquele ditado: “Querer é poder”? Em parte, é muito verdade, já que nosso desejo começa na mentalização dele. E, para isso, uma mente equilibrada, autoconfiante e positiva nos coloca disponíveis para partir para a ação. Já uma saúde mental abalada e em desarmonia faz com que as desventuras se desencadeiem como num efeito dominó.

E isso não é só achismo, não. Estudos comprovam que o pensamento tem poder. Enquanto a raiva, o estresse e a ansiedade podem deixar nosso coração doente, as emoções positivas podem ser benéficas para esse órgão. É o que diz um estudo publicado em 2013 no American Journal of Cardiology, que revelou que pessoas felizes e animadas têm significativamente menos chances de sofrer infartos ou outras doenças cardíacas.

Enxergar o lado bom da vida também faz bem aos nossos olhos, fisicamente falando. Uma pesquisa conduzida em 2009 pela Universidade de Toronto mostrou que o humor altera a nossa forma de enxergar, alterando, inclusive, funções do nosso córtex visual, que é a área do cérebro que se encarrega do processamento de informações visuais. Literalmente vemos a vida com bons olhos se somos otimistas.

Se fomos pesquisar mais a fundo, encontraremos centenas – ou milhares – de estudos acerca do poder da mente — tanto para o lado positivo quanto para o negativo. O que a maioria desses achados nos revela é que uma mente equilibrada e positiva nos permite uma saúde física melhor, menores riscos de morrer de câncer, infecções e doenças respiratórias e cardiovasculares. Sem falar que nosso bem-estar emocional nos provê clareza para a tomada de decisões e reduz os níveis de estresse e ansiedade.

Nossa mente é o primeiro passo para nos direcionarmos para conquistar nossos objetivos. E lembra do que dissemos mais acima, sobre querer significar poder? Pois então, esse é o pontapé inicial, mas devemos partir para a ação se quisermos nos encontrar com o sucesso ao longo de nossa jornada. E isso requer planejamento, estratégia e uma mente focada no triunfo.

Como é a mente de sucesso?

Antes de mais nada, a mente de sucesso está intimamente ligada ao entendimento de que nós somos única e exclusivamente responsáveis por tudo que fazemos, produzimos e conquistamos. Dessa forma, sucesso e fracasso, de uma forma geral, dependem de nossos pensamentos e das nossas ações.

Nossos pensamentos nos levarão a ações, então devemos estar alinhados com uma mentalidade que esteja direcionada para o êxito, para os bons resultados. É claro que existem fatores que independem de nossa vontade, mas até o fato de sabermos lidar com eles já se configura como um dos mecanismos de uma mente de sucesso.

Uma mente de sucesso está toda planejada, preparada e endossada para que cheguemos ao resultado desejado, para que possamos evoluir em todas as áreas de nossa vida e conquistar nossos sonhos, alcançando não só a prosperidade, como também a realização, o conforto e a vida que sempre desejamos.

O conceito de sucesso pode até ser subjetivo, pessoal e intransferível. Mas o caminho para construirmos uma mente de sucesso é praticamente o mesmo. Ou seja: aonde você quer chegar é subjetivo. Mas a forma de treinar sua mente pode seguir alguns passos básicos, que funcionam para qualquer propósito. E é o que veremos mais adiante.

Imagens da mesma mulher sobrepostas, em uma ela aparece meditando sentada com os braços apoiados nos joelhos enquanto fecha as mãos em círculo, já na outra ela está reflexiva
kieferpix / Getty Images / Canva

Construindo o mindset de sucesso

Para construir uma mente forte, é preciso ter uma saúde mental forte. Isso não quer dizer ter uma autoestima lá nas alturas, mas sim um equilíbrio para saber lidar com sucessos, fracassos, prêmios e frustrações.

É importante desenvolver e aperfeiçoar o autoconhecimento, pois, por meio dele, conhecemos nossos limites e aprendemos a nos respeitar, não aceitando menos do que merecemos, mas também não insistindo naquilo que não vai nos levar a lugar nenhum.

Se você tem algum problema do passado ou algum problema de autoestima e limitações, busque ajuda para trabalhar esses aspectos. Psicoterapia pode ajudar muito. Mas uma mente preparada também precisa de um corpo forte e resistente. Por isso praticar exercícios, manter uma boa alimentação e respeitar seu corpo, que é a sua morada, é essencial.

Mantendo essa sinergia entre mente, corpo e emoções, procure se planejar e levar a sério todas as suas metas. Não adianta querer alguma coisa se você não se senta para planejar, organizar sua mesa e sua vida. Uma mesa ou uma casa bagunçada representa uma mente igualmente desordenada.

Levando isso para a prática

Crie hábitos e rotinas que te coloquem no caminho certo para um mindset de sucesso. Veja algumas dicas:

— Tenha comprometimento e disciplina: mergulhe de cabeça na causa que você abraçou para ser bem-sucedido. Comprometa-se com suas metas e tenha disciplina para executar ações do jeito certo, não do jeito fácil. Basta uma peça errada e seu castelo desmorona.

— Qualifique-se sempre: se seu objetivo é ser bem-sucedido profissionalmente, não pare no tempo. Busque qualificação e nunca pare de estudar, pois o aprendizado é constante e eterno. Cursos, workshops, palestras… Ative a curiosidade e construa uma base de capacitação.

— Aceite as mudanças e saiba se adaptar: isso quer dizer que você precisa ser resiliente também. Aceitar que as coisas mudam, que o mundo não é o mesmo todo dia, que o que era moda pode ficar ultrapassado num piscar de olhos. Aprender que o mundo muda e saber se adaptar para caber nessas mudanças é o começo da jornada.

— Trace metas e vá atrás delas: não adianta colocar tudo no papel e deixar ali em cima da mesa ou guardado na gaveta. Trace objetivos realistas e realizáveis, mas não se contente com o possível (apenas vá com calma para seguir certo). Planeje todo o trabalho, visualize o progresso e o êxito.

— Conheça seus pontos fracos: isso tem muito a ver com autoconhecimento. Você precisa saber quais são as suas fraquezas para combater aquelas que podem ser combatidas e trabalhar as que podem ser transformadas.

— Detecte padrões: identifique o que te fez errar e acertar. Faça uma autoavaliação para saber onde você tem errado e acertado e se isso se repete como um parâmetro. Mas também faça um registro objetivo e isento de culpabilização. Seja prático e foque o resultado e a solução.

— Dedique um tempo para si: ok, sucesso requer esforço, dedicação e disciplina. Mas lembra quando falamos de uma mente saudável, de um emocional estável? Isso significa que você precisa descansar, relaxar a mente, ter um tempo de ócio e lazer. Lembre-se de que qualidade de vida traz um psicológico equilibrado, e este, por sua vez, ajuda na construção de uma mente forte e de sucesso.

— Registre suas pequenas conquistas: isso é fundamental não só para você fazer um autoagrado (trazendo, com isso, mais satisfação mental e, consequentemente, um pensamento positivo), como também para mapear o seu progresso. Assim você sabe o quanto já evoluiu e como anda a sua progressão.

Pessoa usando terno e sua cabeça é uma explosão de tinta e cores espalhada pela imagem com diversas ideias e pensamentos representados
alphaspirit / Getty Images Pro / Canva

Recomendações para o seu sucesso

É muito bom quando temos referências e inspirações — não para traçarmos comparações, mas sim para nos estimularmos a construir um pensamento forte e acreditarmos que é possível. Tanta gente chegou lá, não é? E o que essas pessoas fizeram para que isso fosse possível? Certamente um mindset de sucesso. E você também pode. Você também merece.

Separamos aqui algumas recomendações para você se informar, se inspirar e se sentir incentivado a buscar o seu próprio sucesso. Confira!

Livros:

  • “Quem Pensa Enriquece” – Napoleon Hill (1937)
  • “Inteligência Emocional: a Teoria Revolucionária Que Redefine o Que É Ser” – Daniel Goleman (1995)
  • “O Monge e o Executivo” – James C. Hunter (1998)
  • Resiliência: Competência para Enfrentar Situações Extraordinárias na Sua Vida Profissional” – Paulo Yazigi Sabbag (2012)

Filmes:

  • “À Procura da Felicidade” (2007)
  • “Moneyball: o Homem Que Mudou o Jogo” (2012)
  • “Um Senhor Estagiário” (2015)
  • “Walt Antes do Mickey” (2015)
  • “Joy: o Nome do Sucesso” (2016)
  • “Estrelas Além do Tempo” (2017)

Podcasts:

  • Startando-se Podcast Empreendedorismo – https://startando.se/podcast-empreendedorismo/
  • Lidercast – https://portalcafebrasil.com.br/todos/lidercast/
  • MINDSET, com Felipe Santos – disponível nas seguintes plataformas: Apple Podcasts, Google Podcasts, Pocket Casts, Radio Public e Spotify.
  • Vida de Trainee – VTCast– https://vidadetrainee.substack.com/s/vtcast. Também disponível nas plataformas como Apple Podcasts e Spotify.

Você também pode gostar

Certamente há mais obras, canais e fontes para você se inspirar e buscar referências para se estimular a correr atrás do seu sucesso. Nunca pare de pesquisar, jamais deixe de beber de todas as fontes possíveis, pois, com certeza, isso vai contribuir muito para o seu sucesso, somando forças para que você consiga atingir seus objetivos.

Nunca deixe de acreditar no seu potencial. Você chegou até aqui, não foi? Com toda as suas forças, fraquezas, aprendizados e contribuições. Você é o resultado de tudo que vivenciou! Confie em si, pois esse é o primeiro passo para construir uma mente verdadeiramente bem-sucedida. Tenha isso sempre em mente!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br