Autoconhecimento

Pensamentos x saúde: uma relação íntima

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Quando você está para baixo parece que nada dá certo. Para completar, ainda por cima, você pega aquela gripezinha chata que te derruba. Ela demora para passar e você fica com uma moleza muito grande, aí depois de um tempo a doença passa e você fica melhor. Talvez esses dois fatores, emocional e saúde, estejam muito mais ligados do que imagina.

Desde os tempos que o anatomista inglês William Harvey (1578-1657) realizou seus trabalhos relacionados com a saúde humana já se sabia que fenômenos emocionais levam a alterações físicas. Em 1628, Harvey observou que todo mal-estar sentido na mente era direcionado para o coração, ou seja, os pensamentos impactam no desempenho físico do corpo.

shutterstock_132261116Como um “efeito dominó”, o hipotálamo, situado no cérebro, estimula a hipófise a liberar o hormônio adenocorticoide, que atua nas glândulas suprarrenais. Tais glândulas produzem adrenalina, noradrenalina e cortisol, que aumentam os batimentos, mas enfraquecem o sistema imunológico. Com isso, o coração trabalha mais e mais rápido para bombear o sangue.

Quando isso acontece sob estresse prolongado, o músculo do coração pode cansar, abrindo caminho para a insuficiência cardíaca. O fígado também é impactado ao produzir mais glicose para suprir a demanda por energia, assim podendo trabalhar em excesso e sofrer lesões.

Outro que sofre nesse processo é o estômago, que recebe menos sangue e ocorre alterações na digestão. A irritação na mucosa pode se complicar e evoluir para uma úlcera. Assim como o estômago, o intestino acaba menos irrigado e passa por dificuldades na absorção de nutrientes e na excreção das fezes.

Esses são alguns dos impactos do emocional no físico humano.
Vale lembrar que os estudos voltados à capacidade da mente ainda engatinham para desvendar toda a capacidade do cérebro, então é muito provável que a influência dos pensamentos, para o bem e para mal, tenham uma relevância muito maior para a nossa saúde.

Ao mesmo tempo que tratar alguma enfermidade no corpo busque também cuidar da mente. Se estiver muito cansado, por exemplo, devido ao estresse pode ser que a cabeça também precise relaxar. Tire um tempo para você mesmo fazer o que gosta, assim vai melhorar os pensamentos e, consequentemente, a sua disposição.


Texto escrito por Diego Rennan da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]