Saúde Integral

Outubro Rosa: O que pode causar o Câncer de Mama

câncer
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Continuando a nossa campanha do Outubro Rosa, vamos trazer para vocês agora alguns fatores de risco que podem causar o Câncer de Mama.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), essa doença não tem um único fator que pode causá-la, mas sim diversos que estão relacionados à ela e que podem aumentar o risco de desenvolvê-la. Entre esses fatores temos a idade, história reprodutiva, comportamentos, fatores ambientais, fatores endócrinos e também os genéticos e hereditários. 

Contudo, um dos fatores principais é a idade. Normalmente mulheres mais velhas, acima dos 50 anos, estão mais propensas a desenvolverem a doença.

Mas, agora vamos explicar melhor os demais fatores citados acima:

Fatores endócrinos:

câncer

Trata-se do estímulo do hormônio estrogênio produzido pelo próprio organismo ou consumido por meio do uso contínuo de substâncias que contenham esse hormônio.

Além disso, esses fatores também incluem a menstruação precoce, ou seja se a mulher menstruou antes dos 12 anos de idade, a menopausa tardia, que é após os 55 anos e também ter tido a primeira gravidez após os 30 anos ou não ter tido filhos.

Ainda há o uso de contraceptivos orais que é considerado um fator de risco pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer da Organização Mundial da Saúde.

Por fim, a terapia de reposição hormonal pós-menopausa também é considerado um fator de risco.

Fatores comportamentais ou relacionados ao ambiente:

câncerAqui, diversos fatores que fazem mal a nossa saúde como um todo podem aumentar o risco de Câncer de Mama, como por exemplo a ingestão de bebidas alcoólicas, o sobrepeso e a obesidade após a menopausa. 

Contudo, um fator que ainda está sendo estudado, mas que também pode aumentar o risco desse tipo de câncer é o tabagismo.

Ainda, a exposição à radiação ionizante, que está presente na radioterapia e em exames de imagem como o raio X, mamografia e tomografia computadorizada, também pode contribuir com o desenvolvimento da doença.

Fatores genéticos:

câncerPor fim, há também a possibilidade do câncer ser desenvolvido por causa de determinados genes transmitidos na família. Por exemplo, mulheres com histórico de câncer de mama, câncer de ovário ou câncer de mama em homem em familiares podem ter predisposição genética o que pode aumentar os riscos de se desenvolver a doença.


Você também pode gostar de outro artigo do tema: Câncer de mama: mitos e verdades

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]