Saúde Integral

Aprenda quais são os alimentos que ajudam a combater o câncer

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O que precisa ter no seu prato para a sua vida ser mais saudável?

Nenhum alimento consegue prevenir o câncer, mas uma boa combinação pode fazer uma diferença e ajudar seu organismo. Uma dica preciosa é: separe seu prato em 3 divisões: ⅔ de verduras e legumes e apenas ⅓ de proteína. Essa dica foi dada de acordo com o programa “Novo prato americano”, criado pelo Instituto Americano de Pesquisa do Câncer.

Vamos ver algumas opções de alimentos que ajudam a combater o câncer, pois permitem que seu corpo fique mais forte contra doenças:

Lutando contra o câncer usando cores

Frutas e vegetais são ricos em nutrientes, e quanto mais cor o alimento tiver, mais nutrientes ele contém. Esses alimentos baixam o risco de câncer e além disso, conseguem ajudar você a manter um corpo saudável. Quando você está fora do peso, isso aumenta o risco de diversos tipos de câncer, como o de colo do útero, câncer do esôfago e câncer nos rins. Coma uma variedade de vegetais, especialmente os verde-escuros (couve), vermelhos (pimentão) e laranjas (cenoura).

O café da manhã combatendo o câncer

Ácido fólico é uma importante vitamina do complexo B, que protege seu organismo contra câncer do colo do útero, câncer no reto e de mama. Você consegue encontrar esta vitamina no seu café da manhã! Insira muitos cereais e sucos na sua alimentação pela manhã. Sucos de laranja, melão e morango são ótimas pedidas.

shutterstock_134376137Mais ácido fólico no seu prato

Outros dois alimentos que são ricos em ácido fólico são os ovos de galinha, o aspargo, o feijão, couve-flor e espinafre. O melhor não é ingerir cápsulas dessa vitamina tão rica, e sim ingerir estes alimentos. A melhor maneira de aproveitar toda a vitamina é direto do alimento natural.

Evite carnes processadas

Ocasionalmente consumir um sanduíche de linguica ou um hot dog não vai fazer tão mal assim. Mas, evite o consumo de carnes processadas, como a salsicha. Isso baixa o risco de obter câncer no estômago e elevar o colesterol.

Chá e o seu grande potencial

O chá verde pode ser um bom recurso para combater o câncer. Estudos em laboratório concluem que o chá verde pode diminuir e até preverir o desenvolvimento de câncer de colo de útero, câncer de fígado, câncer de mama e próstata. Em outros estudos mais aprofundados, o chá foi associado ao potencial de combate contra o câncer de estômago e pâncreas.

Consumo de uvas

Uvas e suco de uva, especialmente as uvas vermelhas, contém resveratrol, que é um grande antioxidante e anti-inflamatório. Em estudos de laboratório, este polifenol ajudou a combater as células cancerígenas. Mesmo que estudos não comprovem sua total eficácia, é sempre bom consumir alimentos que são benéficos para o nosso corpo.

Cúrcuma protege!

shutterstock_140598805Cúrcuma é um poderoso ingrediente proveniente da Índia e tem potencial para ajudar no combate ao câncer. Estudos de labotatório mostraram que essa especiaria consegue reter o desenvolvimento, proliferação e invasão de células cancerígenas no corpo humano.

Vale ressaltar que nenhum alimento citado combate o câncer totalmente. Todos esses alimentos, além de fazerem bem a saúde, possuem propriedades que auxiliam o nosso corpo na proteção, combate e prevenção de células cancerígenas. Mas isso não deixa ninguém imune para sempre!

Ter uma dieta balanceada, uma vida saudável e muito amor no coração também lhe ajuda a ter uma vida melhor, longe de doenças!


  • Texto traduzido e adaptado por Natália Iannone da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]