Linguagem do Corpo Saúde Integral

Você sabe qual é o seu peso ideal?

Mulheres.
ammentorp / 123rf
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Qual o peso ideal para você? Se você respondeu que desejaria ter uma estrutura magra e maior altura, pare por aí. Esses são apenas estereótipos introduzidos em sua vida pela indústria da beleza.

Na medicina tradicional, não existe um peso ideal. Ele varia de pessoa para pessoa de acordo com o seu tamanho e estrutura óssea. Você sabe qual é o seu?

Em seu livro, Cristina Cairo afirma que peso ideal não significa beleza padrão e que ele depende muito do que se encontra em sua mente. Acompanhe.

Cristina Cairo em seu livro afirma todos os benefícios presentes nos exercícios de relaxamento e ensina como você pode fazer dentro da sua própria casa. Confira.

Peso ideal por Cristina Cairo

Pairam, ainda, algumas controvérsias quanto ao peso ideal em razão do peso ósseo de cada corpo, ou seja, algumas pessoas acreditam que não devem emagrecer muito porque sua ossatura é larga e que, por isso, jamais conseguiriam ser uma pessoa magra.

Outras, que passaram pela experiência de emagrecer até o peso ideal compatível com sua altura, alegam que seu rosto se transfigurou, ficando magro e desproporcional. E há, ainda, pessoas que não têm ideia do que seja peso ideal e que procuram apenas entrar em roupas há muito tempo guardadas.

Peso ideal não significa beleza padrão. No século passado as mulheres mais bonitas eram gordinhas, longe, portanto, de um peso ideal para a estrutura de seu corpo.

Mulheres sentadas de costas.
SHVETS production / Pexels

Em nossos dias, manequins de passarela precisam ser bem magras e altas para que qualquer roupa passe a ilusão de corte e ajuste perfeito. Com isso, muita gente conclui que peso ideal é aquele que convém para a ocasião ou o que atende ao objetivo de cada um.

Na verdade, quando se fala em peso ideal não se está fazendo referência ao conceito ou padrão de uma sociedade, mas sim ao peso ideal para a estrutura do corpo, isto é, o peso proporcional à altura e ao peso muscular do indivíduo, independentemente de sua ossatura.

Músculo pesa mais que gordura. Ao fazer exercícios de musculação ou ginástica localizada, muita gente se assusta com seu aumento de peso, mas isso é normal e não significa que a pessoa engordou. Apenas seus músculos estão mais tonificados pela irrigação sanguínea e desenvolveram mais fibras musculares, aumentando o peso corporal. Muitas pessoas magras que praticam ginástica pesam mais que um gordinho que não faz nenhum tipo de exercício físico.

Você também pode gostar

O conceito sobre o assunto desenvolvido neste livro não faz parte do currículo de nenhuma faculdade, tampouco é encontrado na literatura de autoajuda porque se trata de conhecimento oriental milenar. Mas o que digo só baterá de frente com os conceitos ocidentais se você estudá-lo de forma superficial.

Partindo do princípio de que o estado em que se encontra a mente é o mesmo em que se encontra o corpo, podemos afirmar que corpos desproporcionais indicam pessoas com sentimentos contraditórios e emoções desequilibradas, que não aceitam os acontecimentos da vida com naturalidade.

Texto baseado no livro de Cristina Cairo:
Linguagem do Corpo 2 – O que seu corpo revela

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br