Saúde Integral

Deixe o sol brilhar na sua saude

Jovem branca de olhos fechados e sol no rosto.
Mert Kahveci / Unsplash
Escrito por Andreia Howell

Nós sabemos que a luz solar tem uma importância fundamental na existência da vida do planeta, então por que nós não priorizamos a nossa interação com ele no nosso dia a dia?

Vamos explorar os benefícios da luz solar na nossa saúde.

As pessoas precisam de exposição à luz solar por muitas razões. A luz solar afeta os ciclos diários naturais do corpo, os ritmos circadianos. Eles governam como as pessoas se sentem, quando vão dormir e quando acordam, regulando os níveis de serotonina e melatonina.

De todos os benefícios da luz solar para a saúde, iniciar o processo de produção de vitamina D no corpo pode ser o mais conhecido. Você pode obter vitamina D por meio de dieta e suplementos, mas a luz solar é uma fonte importante desse nutriente essencial. A vitamina D é necessária para que os principais processos biológicos ocorram no corpo. Seus benefícios incluem:

  • Ossos saudáveis;
  • Controle dos níveis de cálcio;
  • Reduzir o processo inflamatório;
  • Apoiar o sistema imunológico;
  • Apoiar o metabolismo da glicose;
  • Reduzir a pressão arterial;
  • Pode proteger várias formas de câncer, incluindo câncer de cólon, mama e próstata;
  • Pode proteger contra a esclerose múltipla (EM);
  • Combate a depressão;
  • Melhora o fluxo sanguíneo;
  • Antimicrobiano – contra fungos, bactérias, vírus, etc.

Pesquisas indicam que uma hora de luz natural pela manhã o ajudará a dormir melhor. A luz do sol regula seu ritmo circadiano, dizendo ao seu corpo quando aumentar e diminuir seus níveis de melatonina. Portanto quanto mais exposição à luz do dia você conseguir, melhor seu corpo produzirá melatonina na hora de dormir.

Mulher branca deitada tomando sol.
Oksana Taran / Unsplash

A melatonina também reduz a reatividade ao estresse e estar ao ar livre ajudará seu corpo a regular naturalmente a melatonina, o que pode ajudar a reduzir seu nível de estresse.

Uma das melhores (e mais fáceis) maneiras de obter vitamina D é estar ao ar livre. Nossos corpos produzem vitamina D quando expostos à luz solar – cerca de 15 a 30 minutos ao sol por dia é suficiente. E como a vitamina D ajuda seu corpo a manter o cálcio isso, evita ossos frágeis, finos ou deformados.

Sair de casa por 30 minutos em algum momento entre 8h e meio-dia tem sido associado à perda de peso. Claro, pode haver outros fatores para isso, mas parece que há uma conexão entre a luz do sol no início da manhã e a perda de peso.

A vitamina D também é fundamental para o seu sistema imunológico e, com exposição consistente à luz solar, você pode ajudar a fortalecê-lo. Um sistema imunológico saudável pode ajudar a reduzir o risco de doenças, infecções e mortalidade após uma cirurgia.

Não está apenas na sua cabeça; há uma razão científica que estar ao sol melhora seu humor. A luz do sol aumenta o nível de serotonina do seu corpo, que é um produto químico que melhora o seu humor e ajuda a manter a calma e o foco.

Por que as pessoas podem ter câncer de pele por exposição ao sol?

  • Nós tomamos muito banho de sol de uma só vez;
  • Não aumentamos a exposição gradualmente;
  • Disfunção do ritmo circadiano;
  • Dieta inadequada;
  • Tomamos banhos longos e quentes, e tiramos óleos e camadas protetores;
  • Concentramos o banho de sol em áreas específicas;
  • Não consumimos DHA – ômega 3 suficiente;
  • Não bebemos água suficiente.

A respeito de luz solar e câncer, você pode pesquisar sobre o dermatologista Dr. A. Bernard Ackerman que alega que “não há ligação entre luz solar e melanoma”

Você também pode gostar

Claro faça a sua “lição de casa” e tire as suas próprias conclusões antes de mudar os seus hábitos. Leia, observe, experimente, sinta e reflita sobre tudo o que diz respeito ao seu corpo. Não simplesmente delegue a sua saúde a terceiros. Tudo deve passar pelo seu crivo e pela sensibilidade. Você é 100% responsável pela sua saúde, ninguém mais.

Curta o seu banho de sol utilizando o bom senso e não se esqueça de cuidar da sua saúde integralmente!

Sobre o autor

Andreia Howell

Meu nome é Andreia Howell, morei na Austrália e há 10 anos moro nos Estados Unidos com meu filho e marido onde prático uma vida Intencional através do Homeschooling/Unschooling, de uma alimentação simples e nutritiva (Plant-Based ) e tendo em mente o minimalismo em todos os aspectos da vida. Parentalidade Consciente é uma prioridade no meu dia a dia, o futuro não depende das crianças e sim dos pais dessas crianças. Graduada em Nutrição e Pós graduada em Segurança Alimentar. Apaixonada pelo Ballet Clássico, dei aulas no Brasil e Estados Unidos e hoje prático Ballet adulto.
Andreia é membro “The Alliance for Self-Directed Education”

E-mail: andreiahowell@hotmail.com
Facebook: andreiahowell
Instagram: @andreiahowell
Whatsapp: +1 405 600 8934