Espiritualidade

Pesquisa aponta que países ateus são mais pacíficos

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Areligião costuma ser ponto de discussões e brigas principalmente em países que tem opinioes diferentes. Mas um levantamento realizado pela ONG Vision of Humanity, apontou que países com menos influência religiosa tendem a ser mais pacíficos.

O Índice Global da Paz (IGP) de 2012 mostrou que os países estão mais pacíficos, mas estes números são melhores em países onde não há prevalência de muitas religiões.  Para chegar a esta conclusão, foram analisadas 23 questões para classificar as nações conforme a sua tranquilidade.

Uma notícia boa é que desde 2009 o mundo em geral está mais calmo e os 10 países mais pacíficos do mundo são os seguintes: Islândia, Dinamarca, Nova Zelândia, Canadá, Japão, Áustria, Irlanda, Eslovênia, Finlândia e Suíça.

Menos violência

Se países que são mais ateístas são mais calmos, vivem com menos violência, é possível identificar que estas nações não estão envolvidas com guerras.

Não é nenhuma novidade que desde o início das civilizações, um dos motivos para guerras entre os países é a religião. Um exemplo disso é o Oriente Médio, onde judeus e muçulmanos brigam e disputam espaço e ainda entra em ação a política para piorar os fatos.

Vendo de fora, a religião que seria para unir e promover o amor entre as pessoas, acaba sendo motivo de briga e guerra. Um tanto contraditória a realidade.

Cresce o número de ateus

O Ateísmo que é a não crença em alguma religião tem crescido a cada ano no mundo. Para chegar a estar conclusão, foi realizada uma pesquisa através do Instituto Gallup Internacional que analisou 57 países em relação às crenças religiosas. O resultou apontou uma queda considerável de pessoas religiosas.

Os números são os seguintes. No ano de 2005, 77% das pessoas nos países entrevistados eram religiosas. Já em 2011 esse número caiu para 68%, e o número de ateus aumentou de 3% para 13% neste mesmo período.

shutterstock_190143092-2Entre os países menos religiosos estão França, Canadá, Uruguai, Japão, Holanda e Alemanha. Isso representa uma verdadeira mudança na vida das pessoas e nos países em que vivem. Diante destes números, há ainda aqueles que questionam se a religião poderá desaparecer em um futuro próximo, o que é quase descartado para estudiosos que afirmam que a religião é uma espécie de consolação para o sofrimento da vida e que por mais que o número de pessoas ateístas cresça, cresce também o número diferenciado de religiões.

Confira os 10 países mais pacíficos do mundo, seguidos de sua pontuação no ranking:
  1. Islândia – 1,113
  2. Dinamarca – 1,239
  3. Nova Zelândia – 1,239
  4. Canadá – 1,317
  5. Japão – 1,326
  6. Áustria – 1,328
  7. Irlanda – 1,328
  8. Eslovênia – 1,330
  9. Finlândia – 1,348
  10. Suíça – 1,349

O Brasil por sua vez, ocupa uma colocação mais intermediária, 83º. 

 


• Texto criado por Angelica Weise da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]