Convivendo Trabalhos Sociais e Voluntários

Conheça a ONG Mente Viva: em busca de uma construção por crianças mais saudáveis

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Proporcionar para as crianças um espaço em que elas possam ter uma visão de futuro, promover uma vida mais saudável e uma melhor relação com os seres humanos. Estes são alguns dos objetivos da ONG  Mente Viva, que surgiu em 2007 e vem espalhando muito amor para as escolas e as crianças.  

Eu sem Fronteiras: O que é a Mente Viva?

Mente Viva: É uma ONG sem vinculação política ou religiosa destinada a estimular as crianças para a construção de um mundo melhor, mais pacífico e colaborativo, promovendo um estilo de vida saudável em todos os sentidos. Entendemos que a energia das crianças pode ser orientada para construir bases positivas para o relacionamento entre os seres humanos e com o planeta.

ESF: No que consiste o trabalho?

Mente Viva: Nosso trabalho está fundamentado na comunicação interativa com o público infantil por meio de diferentes mídias. Mente Viva é a plataforma que encaminha essa comunicação e isto ocorre através de nossa página no Facebook e das mídias digitais:

– Rádio Web: com músicas de qualidade e conteúdos próprios para a criança, como receitas saudáveis, brincadeiras, entrevistas, trechos de contos e histórias infantis, meditações guiadas, entre outros, este também é um veículo para a criança expressar suas ideias, sugestões e soluções para um mundo melhor. As letras das músicas são supervisionadas e aprovadas antes da execução. Sem fins comerciais, a rádio é gerenciada por meio da plataforma Mente Viva. Atualmente estamos pilotando a versão demo e muito em breve poderemos divulgar para o grande público o domínio da rádio, que também poderá ser ouvida por meio de aplicativo para smartphone Android e iOS.

– Minicartoons: por meio de linguagem lúdica, o menino Gabriel, personagem e porta-voz da Mente Viva (um menino de nove anos que medita e é entusiasmado para achar soluções para o planeta) conversará com as crianças para promover reflexões que envolvem inteligência emocional, ética e comportamento, convidando as crianças a participarem com suas ideias e sugestões.

– Comunidade: Trabalhos in loco são feitos com escolas públicas e particulares a partir dos desenhos animados, de histórias da literatura infantil, de exercícios de reflexão, conscientização sobre alimentação natural e funcional, relação com o planeta e ideias para a construção de um novo modelo de educação baseado na participação democrática das crianças em todos os níveis de tomada de decisão, estimulando o protagonismo infantil no ambiente escolar e comunitário. O trabalho também ocorre com o uso de técnicas de relaxamento e meditação.

ESF: Quando e como surgiu?

shutterstock_130094015Mente Viva: Mente Viva surgiu em 2007, formada por um grupo de voluntários com o desejo de construir um mundo mais pacífico e colaborativo. Durante oito anos, o trabalho da ONG se concentrou em formar uma rede de voluntários para divulgar e implementar a meditação nas escolas, baseando-se em recentes estudos científicos sobre os benefícios da meditação, que incluem aumento da empatia, do gerenciamento da raiva e controle de impulsos, bem como a melhora no desempenho dos estudantes. Iniciamos na cidade de Gramado usando técnicas de visualização criativa (inspiradas no princípio da imaginação ativa do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung), trabalhando com os estudantes e também com os professores, em jornadas de cuidado com o cuidador. Por meio de união de esforços com um grupo de Porto Alegre, nos dedicamos a divulgar uma técnica de meditação pela paz nas escolas baseada em repetição de frases e baseada no conceito de que a paz começa no interior das pessoas.

O trabalho se expandiu para várias cidades do Brasil e algumas do exterior, alcançando 42 mil crianças, e atingiu seu clímax no ano de 2014. Em junho de 2015, entendemos que um ciclo havia se encerrado, iniciando outra etapa existencial da Mente Viva. Em nossos encontros e brainstormings, surgiu a questão essencial: o que vem após a meditação? A resposta é simples: atitude viva! Mente Viva decidiu, assim, concentrar seus esforços na comunicação de um estilo de vida saudável para as crianças, tendo por princípio balisador o foco na saúde integral, felicidade e bem-estar. Desta maneira, nos tornamos uma plataforma para comunicar saúde e paz, e passamos a desenvolver ferramentas para difundir e facilitar a comunicação com o público infantil, em um processo interativo e democrático, construído em conjunto com os desejos e ideais da atual geração de crianças.


  • Texto escrito por Angélica Weise da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]