Animais de Poder Espiritualidade Xamanismo

Animais de poder: Leão

Ao longo da vida, alguma vez você se sentiu profundamente conectado à natureza ou a algum animal específico? Segundo a filosofia de vida do xamanismo, todo ser humano tem um animal de poder, que, de maneira resumida, é um animal que o ajuda a se guiar pela vida e a descobrir como vivê-la.

Afinal de contas, o que é um animal de poder? E, além disso, o que significa ter o poderoso leão como animal de poder? De que maneira você pode se conectar a ele? Chegou o momento de tirar todas as suas dúvidas!

O que é um animal de poder?

Antes mesmo de entender o que é um animal de poder, é preciso compreender o que é o xamanismo. O xamanismo é um estilo de vida que prega a união entre o homem e a natureza, porque, de acordo com essa teoria, o ser humano assimila características da natureza para si, tornando-se um só com ela. Segundo o xamanismo, cada pessoa tem um totem relacionado a cada um dos reinos da natureza, que são: Animal, Planta e Pedra. Esses totens, ainda de acordo com o xamanismo, ajudam-nos a nos conhecer melhor caso entremos em contato com eles, porque nos indicam caminhos que devemos seguir, traços de personalidade que devemos assimilar, entre outras coisas.

Mulher segurando um pedaço de grama com duas mãos
Min An / Pexels

O totem Animal também é conhecido como animal de poder, que nada mais é do que um arquétipo da nossa personalidade. É um conceito espiritual, não algo lógico, como um teste de personalidade e é, portanto, mais um indicativo dos traços que precisamos desenvolver e trabalhar para que seja possível viver uma vida mais harmônica. Enfim, representa um símbolo das energias que se encontram escondidas em nosso interior e que, se descobertas, podemos nos tornar capazes de alcançar muito mais na vida.

Leão como animal de poder

Obviamente, a característica mais presente na imagem de um leão é a força, e não é diferente quando ele aparece como animal de poder. As pessoas que têm o leão como animal de poder são extremamente fortes emocional e psicologicamente, mas aí entra um detalhe muito importante a respeito da força do leão: o leão não sai por aí agredindo ou atacando outros animais de maneira irresponsável e se expondo a riscos. Ele é um animal extremamente estratégico, que calcula muito bem os seus movimentos e sabe a hora exata de agir para conquistar os seus objetivos, ou seja, é a força aliada à sabedoria.

Entre todos os animais selvagens, o leão talvez seja o que mais incorpora este adjetivo: selvagem. É um animal bastante instintivo e que dificilmente comete erros quando age movido pelos seus instintos, então isso passa uma mensagem bastante importante para as pessoas que tenham o leão como animal de poder: ouça (e confie) sempre nos seus instintos, porque são eles que podem guiá-lo rumo ao que você deseja conquistar. É somente porque ouve seus instintos mais primitivos e selvagens que o leão é temido e respeitado entre os outros animais da selva.

E isso nos leva a outro traço bastante importante na personalidade do leão e, consequentemente, no comportamento das pessoas que tenham o leão como animal de poder: a maneira como são respeitados. O leão é sinônimo de reverência e quase nenhum animal é louco o suficiente para enfrentar o leão. Ele não é apenas temido, mas respeitado. As pessoas que têm o leão como animal de poder conseguem, frequentemente, atingir esse patamar em suas vidas: passam a ser respeitadas por seus iguais, seja na família, no ambiente de trabalho ou em algum outro lugar.

Duas leoas em frente a uma árvore
Pixabay / Pexels

O leão é, indubitavelmente, um animal agressivo e dotado de muita força, como explicado no primeiro parágrafo. Apesar de agir com sabedoria e ser bastante estratégico na hora de escolher como, quando e quem vai atacar, o leão é capaz de estraçalhar quase todas as suas presas. Como têm essa capacidade, seja espiritual, emocional, psicológica ou fisicamente, as pessoas influenciadas por esse animal de poder precisam ser bem cautelosas a respeito de sua força, pois, caso contrário, podem causar dor, dano e estrago na vida de outras pessoas.

O leão é um animal muito ligado à sua família e ao seu grupo, então se torna extremamente protetor e agressivo quando os seus estão correndo perigo. Essa característica, é claro, acaba sendo assimilada pela personalidade das pessoas que têm o leão como animal de poder e que, consequentemente, acabam sendo bastante ciumentas e protetoras com aqueles que amam. Antes de agir dessa maneira, porém, as pessoas influenciadas por esse animal de poder precisam se perguntar se as pessoas amadas querem ser protegidas ou se querem se proteger com suas próprias forças.

Por trás da agressividade e das demonstrações excessivas de força, normalmente há bastante insegurança ou medo, então essa pode ser outra jornada à qual o leão como animal de poder convida aqueles a quem influencia. Se você está sob a influência do leão como animal de poder, é importante sempre tentar encontrar a raiz dos seus problemas, compreender as suas inseguranças e os sentimentos tristes e negativos que o levam a agir como você age. Aceite o convite do leão rumo a essa introspecção.

Como descobrir o meu animal de poder?

Descobrir o seu animal de poder é um pouquinho mais complicado do que encontrar o seu signo do zodíaco ou do horóscopo chinês, por exemplo, para os quais você precisa apenas da sua data de nascimento. Se quiser descobrir qual é o seu animal de poder, você precisa consultar um mestre xamã, que é o único que pode promover um encontro com o seu totem Animal.

Mulher abraçando uma árvore e segurando uma folha com suas mãos
Lucas Allmann / Pexels

Na ânsia e na curiosidade de descobrir qual é o seu animal de poder, muitas pessoas acabam recorrendo a testes online ou a um quiz e há até mesmo aquelas que simplesmente escolhem um animal com o qual tenham afinidade. Não é assim que funciona, porém, já que o xamanismo exige a conexão do ser humano com a natureza. Um mestre xamã é o único que pode iniciá-lo nessa conexão com a natureza, ajudando-o a entrar em contato com o seu animal de poder e a aprender com ele.

Muitas pessoas pensam que ter animais como leão e tigre como animais de poder é a melhor opção, porque são sinônimos de força e coragem, mas os animais têm diferentes significados para aqueles que praticam o xamanismo. Por isso esteja pronto para entender que não há um animal de poder “melhor” ou “pior” do que o outro.

E como eu me conecto ao meu animal de poder?

A conexão com o animal de poder é um processo muito individual e deveras único, já que cada pessoa manifesta sua espiritualidade de uma maneira diferente. Assim que o ajudar a descobrir qual é o seu animal de poder, é provável que o mestre xamã o oriente em seu primeiro encontro com ele, para que ele se habitue com a sua presença e vocês sejam “apresentados”. Daí em diante é com você.

Você também pode gostar

É de extrema importância que esse encontro inicial seja feito com a ajuda de um mestre xamã, pois, caso contrário, você pode assustar o seu animal de poder ou até mesmo se sentir mal se não conseguir se conectar a ele. Após o encontro inicial, o mestre xamã até dará conselhos para manter essa conexão, mas explicará que você é o único que pode descobrir a melhor maneira de se conectar ao seu animal de poder, reforçando essa harmonia com ele e, consequentemente, com a natureza.

Podemos, porém, dar uma dica: meditação. Se você fechar os olhos e tentar se desconectar do mundo real por algum tempo, imaginando-se, por exemplo, na pele do seu animal de poder, caçando ou se defendendo como ele, voando por aí ou nadando, a sua conexão com ele começará a ser reforçada e você entenderá os ensinamentos que ele tem a passar. Outra dica de meditação é se imaginar aproximando do animal de poder e interagindo de maneira carinhosa e harmônica com ele.

Ter o leão como animal de poder tem suas delícias, já que ele é um animal forte, sábio e respeitado, mas também tem as suas dores, por ele ser bastante agressivo e violento. Por isso é importante você se comunicar com o seu animal de poder sempre que possível, para que possa absorver tudo o que ele transmitir a você ao longo da sua caminhada.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br