Autoconhecimento Comportamento

Música para relaxar e dormir

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Todos sabem que ter boas noites de sono é um dos principais segredos para uma vida saudável. Quando acordamos mal- humorados, por muitas das vezes justificamos: “dormi mal”, mas o sono está ligado a muitos outros aspectos na vida de uma pessoa, não apenas ao humor. Dormir bem é como revigorar os ânimos e dar uma nova carga de energia ao corpo: o metabolismo melhora, produz disposição e se fortalece para a prevenção de doenças crônicas, mas muitas pessoas percebem certa dificuldade na hora de pegar do sono e também a dificuldade de manter-se dormindo pelo tempo necessário para repor as energias. Se você está com dificuldades na hora de descansar, se atente às dicas de músicas para relaxar e dormir que vamos te dar neste artigo!

Segundo Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês, apenas uma noite de sono mal dormida pode fazer com que o corpo necessite de 30% mais de insulina de um dia para o outro. No ano de 2014, a Fundação Nacional do Sono, nos EUA, fez uma pesquisa para relatar quantas horas de sono são necessárias para que problemas como ansiedade, falta de concentração, depressão e ansiedade não sejam desencadeadas pela falta de noites bem dormidas.

Os resultados foram divididos por faixa etária:

– Recém-nascidos necessitam dormir de 14 a 17 horas por dia;
– Bebês de quatro a onze meses, de 12 a 15 horas por dia;
– Crianças de um a cinco anos, de 10 a 14 horas por dia;
– Crianças dos seis aos treze, de 9 a 11 horas por dia;
– Adolescentes de catorze a dezessete anos, de 8 a 9 horas;
– Adultos de dezoito a sessenta e quatro anos, de 7 a 9 horas por dia e, acima dessa idade, de 7 a 8 horas por dia.

Obs. É importante ressaltar, que as horas por dia de sono representam noites dormidas.

Imagem de uma partitura disposta sobre o teclado de um piano.
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay

A qualidade do sono é um fator muito importante para que o nosso organismo realize as funções necessárias enquanto dormimos, e que está ligado diretamente à nossa qualidade de vida. É válido parar e analisar quanto tempo você anda tirando para descansar, relaxar e dormir, pois a falta de cuidado com o próprio corpo pode desencadear diversos distúrbios do sono e diminuir a qualidade do mesmo enquanto você dorme.

Como determinados sons podem auxiliar na hora do sono? Existem músicas para relaxar e dormir?

Não sei se você sabe, mas a música atua diretamente no sistema nervoso parassimpático, que é responsável pelo estímulo de atividades relaxantes e permite ao organismo responder a situações de calma. Assim, ao ouvir determinadas músicas, o ritmo da respiração e dos batimentos cardíacos diminuem e o corpo recebe a sensação de relaxamento. A revista PLOS ONE publicou um estudo no ano de 2018, onde revela a descoberta dos artistas mais indicados para ajudar na insônia, e nesta grande lista podemos encontrar cantores mais atuais como Ed Sheeran e mais antigos e clássicos como Bach e Mozart.

Os especialistas do sono indicam ritmos como o folk, o jazz e o clássico para quem busca relaxamento para o sono. Lyz Cooper, da academia Britânica de Terapia do Som, recomendou alguns sons com peculiaridades técnicas específicas: músicas que possuam 60bpm ou menos, ou músicas propriamente projetadas para relaxar, pois as suas repetições de ritmos e tons mais lentos e baixos promovem bem estar ao corpo.

Veja algumas dicas de músicas, apps e playlists para te ajudar na hora do sono:

Imagem de uma mulher loura sentada em um gramado. Ela usa um vestidode renda bege claro e segura em suas mãos um violão,
Imagem de Lorri Lang por Pixabay

“Weightless”

Weightless é uma música do grupo Marconi Union que foi comprovada por meio de um estudo ser mais relaxante do que qualquer outra canção. Possui oito minutos e dez segundos de duração e foi constatado que ela diminui os batimentos cardíacos em 35% e reduz a ansiedade em 65% da pessoa que a escuta. A música está disponível no Spotify, Deezer, Google Play Music e no Youtube.

Álbum “Sleep”

O compositor contemporâneo Max Richter lançou o álbum “Sleep”, baseado na neurociência do sono com a intenção de atuar no relaxamento e tratar insônias. Pode ser encontrado na plataforma de streaming Deezer e no Youtube.

Você também pode buscar por músicas que te tragam algumas lembranças positivas, apostando nas mais calmas e com repetições que sincronizem com o seu estado de espírito, assim você estrará em sintonia com o som ouvido e sentirá um efeito tranquilizante.

Plataforma Calm

“Calm” é um serviço online que disponibiliza áudios que atuam como relaxantes para que os seus usuários possam dormir melhor ou simplesmente relaxar em momentos de tensão do dia. O acesso à plataforma é totalmente grátis e oferecem músicas relaxantes, sons de meditação e histórias que têm o objetivo de acalmar a mente.

Imagem de músicos tocando violino em uma apresentação de música clássica.
Imagem de Pexels por Pixabay

ASMR

Você com certeza já deve ter visto alguns vídeos no Youtube ou em alguma outra rede social, onde pessoas mastigam alimentos na frente de um microfone, mexem em “slimes” e até mesmo cortam sabonetes e papéis. O termo ASMR se refere à sensação de prazer que os estímulos visuais, cognitivos e auditivos proporcionam. Pesquise no Youtube por vídeos com esta sigla e encontre o que mais te agradar!

Spotify

Na plataforma Spotify, é possível encontrar diversas playlists de músicas para relaxar e dormir. A dica de hoje é a intitulada “Hora de dormir”, que possui diversas canções e melodias que com certeza vão te acalmar e diminuir a insônia.

App Rain Sounds

Se você gosta de dormir ouvindo aquele barulhinho da chuva, esta é a melhor opção para você! O aplicativo Rain Sounds oferece variados sons de chuva, seja pingando na janela, forte, fraca e até mesmo barulho fraco de trovões. Está disponível para Android e IOS.

Imagem de um disco de vinil em uma vitrola antiga. Sobre ele,  agulha da vitrola está em destaque.
Imagem de Bruno /Germany por Pixabay
Você também pode gostar

Com estas dicas de músicas para relaxar e dormir, você conseguirá tranquilizar a sua mente e ter uma boa noite de sono, mas lembre-se: consultar um médico especializado e relatar o seu problema sempre é válido!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]