Convivendo

As frequências Hertz

Ilustração de ondas sonoras
Oleg Cheremisinov / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Durante as aulas de Física no colégio, você deve ter ouvido falar em grandezas que nos ajudam a entender como cada parte da realidade funciona. Elas nos auxiliam a medir elementos, a mensurar o tamanho de algo e permitem que façamos uma tradução de imagens em números e em palavras.

Nesse sentido, a grandeza chamada frequência funciona em parceira com a grandeza período, e ambas se referem à rotação de objetos que estão realizando um movimento em curva ou à geração de algum tipo de onda.

De maneira mais aprofundada, frequência é a quantidade de voltas que um objeto consegue realizar, em um movimento circular, durante um determinado tempo, ou a quantidade de ondas que podem ser produzidas por alguns segundos, minutos ou horas.

A seguir aprenda mais sobre esse tema e atualize seus conhecimentos sobre Física para entender como esse conceito pode ser aplicado em uma melhoria na sua vida!

Como funcionam as frequências hertz?

Hertz (Hz) é uma unidade de medida de frequência que indica “ciclo por segundo”. Essa palavra foi escolhida nesse sistema de medidas para homenagear Heinrich Rudolf Hertz, um físico que foi responsável por explorar a fundo a radiação eletromagnética.

Então, se um objeto – ou uma onda – consegue rodar apenas uma vez em um segundo, esse movimento será medido como 1 Hz, já que Hz é igual a ciclos por segundo. Porém, como a maioria das medidas segue o padrão r.p.m., traduzido como “rotações por minuto”, seria necessário multiplicar esse valor por 60, já que 1 minuto equivale a 60 segundos. Nesse caso, a medida seria 1 Hz, que é igual a 60 r.p.m.

Como usar as frequências Hz?

Mulher com fones de ouvido e olhos fechados em meio à natureza.
Tirachard Kumtanom / Pexels

É muito comum ver a aplicação das frequência Hz em sons. Isso porque as ondas sonoras são entendidas como músicas ou como os sons em si. Por esse motivo, é possível aplicar as frequências Hz das ondas para muitos fins, incluindo a meditação.

Cada frequência trará efeitos diferentes, como aumentar a concentração, proporcionar tranquilidade ou estimular a prática de exercícios físicos. Elas podem ser utilizadas para meditação, para a prática de Yoga, na hora de estudar ou para realizar qualquer outra atividade à qual possa ser acrescentada alguma música.

É importante que você escute as frequências utilizando fones de ouvido, para que a sua experiência seja imersiva e não receba influência de fatores externos. Assim você poderá aproveitar o som com mais qualidade e com mais eficiência.

Como funciona a frequência 528 Hz?

A frequência 528 Hz é conhecida como a tônica do milagre. A partir dela, cientistas conseguiram estimular a água a circundar as hélices do DNA, podendo reparar essa molécula. Além disso, verificou-se que as abelhas e as flores emitem sons nessa mesma frequência.

Dessa forma, a frequência 528 Hz é a frequência da natureza, que promove a cura do corpo humano e da mente, estimulando paz, tranquilidade e restauração das energias. Se você está passando por um momento delicado na sua saúde física ou mental, utilize essa frequência, conhecida por promover milagres, já que é baseada nela que a realidade funciona.

O que é a frequência 432 Hz?

Homem sentado na sala de estar, com as pernas cruzadas e fones de ouvido, meditando.
dolgachov / 123RF

A frequência 432 Hz é poderosa por ser o som mais sintonizado e mais consistente que existe na natureza. Com uma utilidade semelhante à da frequência 528 Hz, ela apresenta um poder curativo que se baseia na autorrecuperação do corpo e da mente humana.

Os cantos gregorianos são compostos com base na frequência 432 Hz e na frequência 528 Hz. Então, se você está precisando de uma cura verdadeira e intensa na sua vida, pode recorrer a esse tipo de música em determinados momentos do seu dia. Assim sendo, o seu corpo terá uma oportunidade para se recuperar e para relaxar, que é outro efeito produzido por esse som.

Outras frequências hertz que existem e os benefícios de ouvi-las

Caso você queira incorporar as frequências Hz ao seu cotidiano, mas não tenha encontrado o que buscava nos tópicos anteriores, veja quais são as outras frequências que podem trazer benefícios para a sua vida!

1) 396 Hz: com ela é possível se libertar do medo e da culpa, fazendo com que o sofrimento seja reinterpretado e transformado em alegria;

2) 417 Hz: se você já passou por experiências traumáticas e precisa de uma mudança na sua vida, essa é a frequência que vai te ajudar a enfrentar esse processo;

3) 639 Hz: para desenvolver a sua capacidade de se comunicar, de tolerar o próximo e de amar, você deve escolher essa frequência para ouvir.

4) 741 Hz: com o objetivo de desenvolver a autoexpressão e uma vida com estabilidade, você pode apostar nessa frequência para remover as toxinas do seu corpo.

Você também pode gostar

5) 852 Hz: se você quer despertar a sua intuição e ampliar o seu contato com a própria espiritualidade, experimente ouvir essa frequência.

6) 963 Hz: para restaurar o seu espírito e estimular o seu contato com as divindades nas quais você acredita, escute essa frequência.

Quem poderia imaginar que um conceito da Física teria tanta aplicação no meio espiritual? Desenvolva a sua interioridade e o seu autoconhecimento com a frequência que mais chamou a sua atenção e perceba como é possível aumentar a sua qualidade de vida de uma maneira muito simples!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br