Saúde da Mulher

Pode nadar menstruada?

Não importa quantas vezes você menstruou até agora, podem ser meses ou até anos, mas uma dúvida comum é: pode nadar menstruada? Além disso, outras dúvidas recorrentes são: vou me manchar de sangue? Posso pegar uma infecção? Nadar pode me dar cólicas? Então chegou a hora de quebrar esses mitos!

É possível, sim, nadar durante o seu período menstrual, porque hoje em dia as mulheres têm mais alternativas para nadar tranquilamente. Então continue lendo o texto para tirar algumas dúvidas e conferir dicas sobre como nadar quando estiver menstruada.

Posso nadar durante a menstruação?

Essa é uma das principais dúvidas das meninas e mulheres que menstruam. Em poucas palavras, sim, você pode nadar durante a menstruação e não há nenhuma razão que impeça isso, sendo essa mais uma questão pessoal sobre se sentir confortável.

Uma mulher segurando uma rosa vermelha.
cottonbro / Pexels

De fato, fazer exercícios durante a menstruação pode trazer muitos benefícios, como aumentar a produção de endorfinas ou aliviar cólicas. Essa constatação foi feita em um estudo realizado pela Universidade Politécnica de Hong Kong e publicado em 2020.

Vai ter vazamento de sangue ao nadar?

A resposta é não. Se você usar os produtos certos, de acordo com o fluxo do seu sangramento, pode nadar tranquilamente. Vale lembrar que não é anti-higiênico nadar durante a menstruação. E mais: você não precisa se preocupar com o vazamento de sangue e a contaminação da água se usar uma proteção adequada enquanto estiver menstruada.

Por isso é que nadar durante a menstruação é completamente seguro — e sua menstruação não aumenta o risco de contrair uma infecção vaginal. No entanto as piscinas cloradas podem irritar a vagina, o que, por sua vez, pode causar infecções como infecções fúngicas ou vaginose bacteriana.

Para minimizar suas chances de contrair uma infecção, certifique-se de tomar banho e vestir roupas limpas e secas o mais rapidamente possível, para evitar a exposição prolongada a produtos químicos. Se você notar algo estranho, não deixe de marcar uma consulta com seu médico.

Conheça opções para nadar quando você está menstruada

Como dissemos, é possível nadar menstruada se usarmos as alternativas corretas. Vamos conhecer algumas opções?

Uma mulher segurando um absorvente interno.
simarik de Getty Images Signature / Canva

Absorvente interno – Os absorventes internos são projetados para absorver o fluxo menstrual antes que ele deixe o corpo. Dessa forma, ele absorverá o sangue antes de chegar à água. É indicado trocar o absorvente a cada 2-3 horas, então certifique-se de ter o suficiente com você, caso planeje ficar fora o dia todo.

Copo menstrual – Os copos menstruais também retêm o sangue. Embora você possa usar um coletor menstrual por mais tempo e não precise carregar coletores extras, você precisa lavá-lo bem antes de poder reutilizá-lo — e isso pode ser um pouco difícil em locais públicos.

Biquíni menstrual A roupa de banho à prova de menstruação se parece com qualquer parte de baixo de biquíni, exceto que tem uma camada extra escondida que absorve o sangue menstrual, então você não precisa se preocupar com isso!

Desvendando alguns mitos

Existem mitos que envolvem nadar menstruada. Abaixo, respondemos alguns deles.
Se eu nadar menstruada, deixarei um rastro de sangue?

Não, você não vai deixar nenhum vestígio de sangue se nadar quando estiver menstruada. A pressão da água e a flutuabilidade criam uma força ascendente, impedindo que o sangue saia do corpo. Uma vez que você sai da água, a gravidade e o esforço podem fazer com que o sangue menstrual deixe seu corpo e é por isso que alguma forma de proteção é recomendada.

Um calendário. Ao lado, absorventes e, à direita, um despertador.
EdvanKun de EnryKun / Canva

A natação pode atrasar a menstruação?

A natação não atrasa o período. Embora possa parecer que o fluxo pare quando você nada enquanto está menstruada, a sua menstruação não desaparece. O que acontece é que a velocidade com que o sangue sai da vagina é mais lento.

Nadar durante a menstruação piorará minhas cólicas?

Não. Pelo contrário: exercícios físicos como natação ou corrida podem ajudar a aliviar as cólicas. Se você ainda não quer nadar enquanto está menstruada, não tem problema, porque tomar Sol também é uma ótima opção!

Além disso, principalmente o mar tem um efeito positivo sobre a TPM. A principal razão é que você fica mais relaxada. Então as dores e a sensação de desconforto pré-menstrual também diminuem. No entanto não é apenas uma questão psicológica. O sal da água do mar atua como uma drenagem natural e também reduz a sensação de inchaço nos seios e na barriga.

Como você leu, existem várias dicas para entrar na piscina ou no mar mesmo menstruada. E mesmo durante o período menstrual, é sempre aconselhável fazer exercícios. Isso diminuirá sintomas como cólicas menstruais, acne, inflamação, desconforto psicológico e muito mais.

Você também pode gostar

É que atividade física, como a natação, libera endorfinas, neurotransmissores que são considerados analgésicos naturais. Esses produtos químicos permitem a queima de prostaglandinas – os hormônios menstruais responsáveis por causar as cólicas que liberam o endométrio durante o período.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br