Espiritualidade Saúde Integral

Preces para saúde: 12 salmos e orações poderosas para cura

Um homem orando com as suas mãos debruçadas numa bíblia.
Nattapat.J / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

As preces para saúde são ferramentas poderosas de cura e salvação. Quando oramos, nos apresentamos diante de Deus com humildade e pedimos que Ele atue em nossas causas. A busca pela cura não se limita a nossa saúde individual, ela se estende também para a saúde de amigos, entes queridos e qualquer pessoa enferma.

Por meio das preces espíritas, salmos e orações, construímos pontes que nos elevam ao Divino e, assim, nos aproximamos de Deus. Ao fortalecermos a nossa fé e incluirmos as orações em nosso dia a dia, conseguimos alcançar verdadeiros milagres em nossas vidas.

Saiba como alcançar a cura por meio de salmos e orações poderosas

O poder da oração para a cura

A fé é lapidada em meio a dificuldades, aprendemos a crer e orar, quando necessitamos da intercessão de Deus. O poder da oração está ligado à fé. Isso significa que não adianta orar diariamente se não houver a crença interna verdadeira.

A busca pela cura costuma partir de doenças do corpo, mas, segundo Chico Xavier, “enquanto não formos saudáveis espiritualmente, precisaremos de medicina frequentemente”. Essa mesma crença também é compartilhada pelo espírito de Joanna de Ângelis, guia espiritual do médium espírita brasileiro Divaldo Franco: “Insiste na preservação da tua saúde. Muitas enfermidades têm origem no temperamento desajustado, nas emoções em desalinho, em influências espirituais negativas…”.

Ou seja, devemos buscar a cura espiritual em conjunto com a cura de enfermidades físicas, visto que o desequilíbrio da alma se manifesta em nosso corpo na forma de doenças. Por isso, busque nutrir o seu espírito de bons sentimentos e fé: esse é o único caminho para a cura física e espiritual.

Como pedir saúde nas suas preces?

Pense nas orações como uma conversa com Deus. Se você já tem um ritual de preces, inclua as orações por saúde nesses momentos. Por exemplo: se, ao amanhecer, você costuma agradecer a Deus por mais um dia de vida, aproveite essa conexão espiritual para realizar a sua prece por saúde e cura.

É importante que você se prepare para a realização da prece. Estas 10 dicas irão te auxiliar nesse processo:

  • Busque um ambiente tranquilo e livre de interrupções.
  • Fique em silêncio por alguns minutos para acalmar os pensamentos.
  • Ore com honestidade – a verdade precisa estar sempre presente.
  • Agradeça e enalteça antes de pedir.
  • Evite distrações e mantenha o foco no agora.
  • Complete o seu ritual com hinos e louvores.
  • Compartilhe esse momento com a sua família.
  • Estipule o melhor horário em sua rotina para fazer as orações.
  • Deixe a vergonha de lado e tenha humildade.
  • Baseie suas preces em orações prontas e salmos selecionados para cada momento da sua vida.

Salmos para saúde

Salmos 133:1-3

“Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.
Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.”

As bênçãos de Deus se espalham por todo o nosso corpo e alma. Quando Deus intercede em nossa vida, não existem causas impossíveis. Portanto, independentemente das dificuldades que você enfrenta neste momento, lembre-se de que, para Deus, tudo é possível.

Salmos 103:1-11

“Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. Ele é o que perdoa todas as tuas iniquidades, que sara todas as tuas enfermidades,
Que redime a tua vida da perdição; que te coroa de benignidade e de misericórdia,
Que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.
O Senhor faz justiça e juízo a todos os oprimidos.
Fez conhecidos os seus caminhos a Moisés, e os seus feitos aos filhos de Israel.
Misericordioso e piedoso é o Senhor; longânimo e grande em benignidade.
Não reprovará perpetuamente, nem para sempre reterá a sua ira.
Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniquidades.
Pois assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem.”

A bondade e o amor de Deus são infinitos. Mesmo com todos os nossos defeitos e falhas, Ele nos ama incondicionalmente. Bendizer significa abençoar e proteger. É exatamente isso que Deus faz por nós.

Salmos 41:1-4

Mãos de um homem vestindo uma túnica. Ao fundo, o céu.
D-Keine de Getty Images Signature / Canva

“Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o SENHOR o livrará no dia do mal.
O Senhor o livrará, e o conservará em vida; será abençoado na terra, e tu não o entregarás à vontade de seus inimigos.
O Senhor o sustentará no leito da enfermidade; tu o restaurarás da sua cama de doença.
Dizia eu: Senhor, tem piedade de mim; sara a minha alma, porque pequei contra ti.”

Amar ao próximo é um dos principais mandamentos de Deus. Quando o fazemos, em nosso coração habita a solidariedade e a fraternidade. É fazer o bem genuinamente, sem esperar nada em troca. Deus conhece todas as nossas ações e recompensa com justiça cada uma delas. Lembre-se: aquilo que tu plantas é o que colherás.

Salmos – 147:1-5

“Louvai ao SENHOR, porque é bom cantar louvores ao nosso Deus, porque é agradável; decoroso é o louvor.
O Senhor edifica a Jerusalém, congrega os dispersos de Israel.
Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas.
Conta o número das estrelas, chama-as a todas pelos seus nomes.
Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito.”

Devemos nos lembrar de glorificar a Deus antes de implorarmos por Sua intercessão. Aquele que louva é bem quisto por Ele, que atua com todo o Seu poder e cura nas mais diversas enfermidades, do corpo e da alma.

Salmos 18:17-26

“Livrou-me do meu inimigo forte e dos que me odiavam, pois eram mais poderosos do que eu.
Surpreenderam-me no dia da minha calamidade; mas o Senhor foi o meu amparo.
Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque tinha prazer em mim.
Recompensou-me o Senhor conforme a minha justiça, retribuiu-me conforme a pureza das minhas mãos.
Porque guardei os caminhos do Senhor, e não me apartei impiamente do meu Deus.
Porque todos os seus juízos estavam diante de mim, e não rejeitei os seus estatutos.
Também fui sincero perante ele, e me guardei da minha iniquidade.
Assim que retribuiu-me o Senhor conforme a minha justiça, conforme a pureza de minhas mãos perante os seus olhos.
Com o benigno te mostrarás benigno; e com o homem sincero te mostrarás sincero;
Com o puro te mostrarás puro; e com o perverso te mostrarás indomável.”

A justiça de Deus é recíproca, Ele enxerga os nossos corações e observa cada uma de nossas ações. Aqueles que seguem na doutrina e se mantém fiéis aos seus ensinamentos são recompensados com bênçãos grandiosas.

Salmos 6:1-10

“Senhor, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor.
Tem misericórdia de mim, Senhor, porque sou fraco; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão perturbados.
Até a minha alma está perturbada; mas tu, Senhor, até quando?
Volta-te, Senhor, livra a minha alma; salva-me por tua benignidade.
Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará?
Já estou cansado do meu gemido, toda a noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas,
Já os meus olhos estão consumidos pela mágoa, e têm-se envelhecido por causa de todos os meus inimigos.
Apartai-vos de mim todos os que praticais a iniquidade; porque o Senhor já ouviu a voz do meu pranto.
O Senhor já ouviu a minha súplica; o Senhor aceitará a minha oração.
Envergonhem-se e perturbem-se todos os meus inimigos; tornem atrás e envergonhem-se num momento.”

A humildade em enxergar as nossas falhas é recompensada com a bondade de Deus. Ao orarmos, não podemos sentir vergonha de quem somos, Deus conhece cada parte do nosso ser e nos ama infinitamente. O Senhor sempre aceitará as orações daqueles que têm fé n’Ele.

Preces para saúde

As preces espíritas são remédios para o corpo e para a alma. Como bem disse Joanna de Ângelis, guia espiritual do médium brasileiro Divaldo Franco: “Quando dificuldades ameaçarem o teu equilíbrio, utiliza-te da oração. A prece é o medicamento eficaz para todas as doenças da alma”. Veja, a seguir, belíssimas orações para saúde que te levarão ao encontro de Deus e da cura pela qual você busca.

Oração da saúde

Quando a enfermidade nos assola, precisamos fortalecer ainda mais a nossa fé em Deus. De forma que a esperança vença qualquer desânimo. A oração abaixo agradece a Deus primeiramente, para depois rogar por saúde e cura. Inclua esta poderosa prece em sua rotina de orações e personalize-a conforme as suas necessidades.

“Senhor, meu Deus e meu Pai, venho mais uma vez em Tua gloriosa presença, agradecer, exaltar e enaltecer o Teu santo nome, toda honra e toda glória sejam dados a Ti, em nome do Senhor Jesus.
Pai, mediante a Tua palavra eu apresento a minha vida a Ti, entrego a minha saúde em Tuas mãos, pois elas são milagrosas. Tu és o grandioso cirurgião dos milagres. Rogo, Senhor, pela cura de minha enfermidade (preencha com a sua enfermidade). Derrama em minha cabeça a cura e a saúde abundante, eu Te imploro, Senhor.
Tem piedade de mim, ó Pai. Atua em minha causa e cura-me de tudo que me aflige, tanto na carne como no espírito.
Amado Pai, agradeço Tua bondade e amor celestiais. Exaltarei o Teu nome e contarei a Tua obra em minha vida, pois sei que, se respiro hoje, é graças a Ti. Amém.”

Oração Nossa Senhora da Saúde

A oração abaixo é destinada à poderosa Nossa Senhora da Saúde, uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria. Ficou conhecida pelos seus grandiosos milagres, como curar os leprosos, dar visão aos cegos, fazer os aleijados andarem e até ressuscitar os mortos.

“Ó Virgem puríssima, que sois a Saúde dos enfermos, o Refúgio dos pecadores, a Consoladora dos aflitos e a Despenseira de todas as graças, na minha fraqueza e no meu desânimo, apelo hoje para os tesouros da Vossa misericórdia e bondade e atrevo-me a chamar-Vos pelo doce nome de Mãe. Sim, ó Mãe, atendei-me em minha enfermidade, dai-me a saúde do corpo para que possa cumprir os meus deveres com ânimo e alegria, e, com a mesma disposição, sirva o Vosso Filho Jesus e agradeça a Vós, Saúde dos enfermos. Nossa Senhora da Saúde, rogai por nós. Amém!”

Oração pela saúde de alguém

As orações podem e devem ser feitas em prol daqueles que necessitam, mesmo que eles não sejam tão próximos. Deus se alegra ao presenciar os seus filhos orando uns pelos outros em Seu nome. Faça a prece abaixo para alguém que está enfrentando alguma doença ou dificuldades em sua vida.

“Deus Todo-Poderoso, hoje clamo a Ti de todo o meu coração e fé em Tua doutrina. Apresento em Tuas mãos, a saúde de (preencha com o nome da pessoa). Que todas as setas malignas sejam desviadas e que Tu intercedas em sua vida, com misericórdia e bondade.
Reveste sua pele com o sangue do cordeiro, e não permitas que a sua saúde se esgote. Fortalece a carne, elimina toda a doença e cura a sua alma. Ó Pai, que nenhum mal penetre a vida dessa pessoa, que haja saúde, proteção e harmonia em sua vida.
Por isso, Senhor, eu peço que abençoes essa pessoa e a guardes em Tuas mãos. Em nome do glorioso nome do Senhor Jesus. Amém.”

Oração pela saúde de um ente querido

Uma mulher orando de olhos fechados e mãos serradas.
Pexels–2286921 / pixabay

Enfrentar o adoecimento de entes queridos é uma tarefa árdua. Nessas situações, devemos ter fé em dobro e fazer das orações as nossas maiores aliadas. A oração abaixo foi escrita por Joseph Shafan, escritor e poeta brasileiro. Uma prece poderosa e específica para enfermidades de entes queridos.

“Senhor Jesus Emanuel, Tu andaste pela terra e entendes as falhas desse mundo. Tu que ressuscitaste vencendo a morte.
A Ti oro pelo meu ente querido para que ele seja sustentado através de tuas mãos amorosas.
Peço que abençoes o trabalho dos profissionais de saúde no atendimento do meu ente querido (citar nome).
Rogo para que enchas (citar nome) da cabeça aos pés com Teu Espírito restaurador.
Que Tua vida de ressurreição traga cura e bem-estar para o ser dele(a).
Que Tua graça o(a) conduza através deste momento difícil para que alcance uma novo tempo cheio de esperança e alegria.
Amém.”

Oração da saúde e cura

Quando rogamos por cura e saúde, devemos nos revestir de humildade. Deus atende àqueles que creem de todo o coração. O primeiro passo para uma oração atendida é a fé que habita em sua alma. Faça a oração abaixo em caso de enfermidades físicas e/ou desequilíbrios emocionais.

“Senhor Jesus, eu creio que Tu me escutas e atendes a todos aqueles que oram com fé e boas intenções. Te louvo Senhor, por vires a nós com todo o Teu amor e caridade. Tu não Te esqueces de nenhum dos seus filhos. Em Teus olhos sobre nós, não há julgamentos, tampouco vergonha, há apenas o Teu amor.
Com o Teu poder, Senhor, oro para que me renoves, abençoes as minhas necessidades e tenhas piedade de mim. Cura-me, Deus maravilhoso! Cura o meu espírito e me protege do pecado mundano. Fecha as minhas feridas da minha alma, causadas por mágoas e rancores.
Devolve a minha saúde física, Senhor. Apresento a Ti as doenças que me afligem neste momento (diga-as em voz alta) e Te peço que me livres completamente de cada uma dessas enfermidades.
Eu creio em Tua palavra: ‘Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.’ (1 Pedro 2:24).
Agradeço, Senhor Jesus, pela bênção que já estás preparando em meu favor. Amém!”

Oração pela saúde do filho

Quando um filho adoece, os pais adoecem junto. A ligação maternal é extremamente forte, o que torna a doença de um filho uma grande luta para a mãe. Para esses casos, recorra a Nossa Senhora da Saúde, Virgem Santíssima e Mãe de Jesus Cristo. A belíssima oração abaixo foi escrita pelo Padre Flávio Sobreiro e é recomendada para enfermidades dos filhos em geral.

“Virgem Santíssima, Mãe do Amor, que nunca desampara as mães que suplicam pela Vossa misericordiosa intercessão.
Quando estáveis junto de Jesus crucificado, que agonizava as dores atrozes dos pecados da humanidade, sentistes Vossas vestes serem banhadas com as lágrimas de todas as mães, que, silenciosamente, também choram por seus filhos amados.
Senhora das Dores, que conheceis tão bem o meu coração e de todas as mães do mundo inteiro, que, dia e noite, suplicam por seus filhos, acolhei em Vossas mãos puríssimas e ternas as minhas intenções (apresente a Nossa Senhora as intenções pelos seus filhos).
Eu confio que Vós nunca ireis me desamparar e, pelos meus filhos, ireis interceder junto a Jesus Cristo, Vosso amado Filho, que, por amor, entregou Sua própria vida para que, nós, por Seu amor doado, derramando Seu Sangue misericordioso, pudéssemos ser salvos.
Mãe das Dores e da Esperança, Senhora da Felicidade e da Paz, acolhei em Vosso Imaculado e Sagrado Coração os meus filhos (diga o nome de cada um de seus filhos).
Eu confio em Vossa intercessão maternal, pois sois também minha Mãe e conheceis minhas angústias e tristezas, feridas e medos.
A Vós, Virgem Santíssima, consagro, hoje e sempre, os meus filhos, para que, guardados em Vosso santo amor, sejam sempre protegidos de todos os males e vivam felizes nesta terra. E, um dia, quando cumprirem sua peregrinação terrena, sejam acolhidos por Vós no Reino dos Céus (se tiver algum filho falecido, apresente-o a Nossa Senhora), junto a Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.”

Você também pode gostar

As preces e orações para saúde são as pontes que nos conectam a Deus. Quando oramos, devemos ser humildes e sinceros. Também é necessário se preparar para esse momento de conexão com o Divino e incluí-lo em sua rotina.

Muitas vezes, quando o corpo reclama por meio de doenças, é a nossa alma pedindo ajuda. Lembre-se: para que você alcance a cura e a saúde, é preciso nutrir a sua fé e o seu espírito.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br