Autoconhecimento Convivendo

O que é uma pessoa assexuada?

Foto por Elenabatkova no 123RF
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

No “mundo das relações” existem diversos tipos de pessoas: as mais românticas, as mais sexuais, as mais fechadas… e também as assexuadas. Mas você sabe o que é uma pessoa assexuada? Esse assunto geralmente é visto como um tabu, pois a sociedade é completamente focada nas relações sexuais, por isso costuma descrer de que é possível uma pessoa ter características tão específicas e distintas de tudo o que se considera “normal”.

Alguns pensam que a assexualidade é uma doença, outros que é um desvio de comportamento que precisa de tratamento psicológico e ainda outros simplesmente não dão bola para tal tema que é, sim, muito presente e muito importante na vida de muitas pessoas. Todos merecem respeito e, para que não haja nenhum equívoco ou julgamento sobre os assexuais, é preciso entender profundamente o que isso significa na vida de uma pessoa. Atente-se ao artigo e entenda de uma vez por todas o que é a assexualidade, quais são as características de uma pessoa assexuada e como é ser dessa forma!

Imagem de uma linda mulher negra encostada em um portão pintado na cor verde.
Foto por Nina Stock no Pixabay

O que é a assexualidade?

De forma simples, a assexualidade consiste na falta de atração sexual por qualquer pessoa – ou mínimo/nulo interesse por práticas sexuais. O termo “assexualidade” pode designar uma orientação sexual e também a falta de uma.

A assexualidade é totalmente diferente da renúncia de atividades sexuais e do celibato, condutas motivadas por fatores externos, como diversas crenças que um indivíduo tenha, sejam elas sociais ou religiosas.

Acredita-se que, diferentemente do comportamento sexual, a orientação sexual é constante – ou seja, as pessoas assexuadas simplesmente são assim: elas não vão mudar, muito menos precisam de tratamento hormonal ou algo do tipo! Em alguns casos, porém, as pessoas assexuais aderem às atividades sexuais, mesmo sem nenhum tipo de desejo por elas, simplesmente por fatores pessoais, como o sonho de ter filhos ou a vontade de sentir ou proporcionar prazer a alguém.

Essa orientação sexual é representada pelo mais “+”na sigla LGBTI+.

Imagem de um jovem asal oriental em um jardim. Ela usa um cabelo roxo e ele um cabelo avermelhado. Ambos vestem um ter o azul, um uniforme escolar.
Foto por Pham Trung Kien no Pixabay

O que é uma pessoa assexuada?

Uma pessoa assexuada é aquela que não se sente atraída sexualmente por ninguém, seja de forma condicional, parcial ou total. Existem muitos mitos que permeiam essa orientação sexual. Para entender realmente o que é uma pessoa assexuada, nada melhor do que conhecer alguém que se identifique com essa orientação.

Em uma entrevista dada ao canal Vice Brasil, o advogado Walter Mastelaro Neto, de 31 anos, que se define como um indivíduo assexual, revela que a assexualidade é uma faceta da personalidade de alguém. Ele enfatiza que o sexo não é algo interessante para ele, contudo, afirma que sente tesão, mas por diversas outras coisas, e não pelo sexo em si. Ele afirma, por exemplo, que sente tesão por música e comida.

Muitas pessoas pensam que os assexuais não praticam a masturbação, mas, de acordo com Walter, esse ato de prazer próprio é um desejo e uma consequência biológica que não tem relação com nenhuma outra pessoa ou com o desejo por um terceiro. Ele ainda afirma que a assexualidade tem algumas facetas principais definidas pelas quatro cores de sua bandeira: a cor preta, que representa o assexual estrito, aquele que não sente atração sexual; a cor branca, que representa o assexual que sente atração sexual em maior ou menor grau; a cor cinza, que representa os assexuais que ainda estão se descobrindo, pois sentem atração sexual em diversas intensidades, mas de uma forma condicional; e a cor roxa, que simboliza simplesmente a união de todos dentro dessa comunidade.

Imagem de um casal de homem e mulher - mostrando do pescoço para baixo. Eles estão lado a lado e de mãos dadas.
Foto por congerdesign no Pixabay

Veja algumas curiosidades sobre os assexuais

– Uma pessoa assexuada pode se apaixonar! Mas também existem os assexuais que não têm nenhum tipo de interesse romântico.

– Alguns assexuais sentem atração sexual somente a partir de alguma condição: quando há algum sentimento envolvido ou quando há algum propósito, como já dito.

– Nem todos os assexuais não praticam o sexo ou não se sentem atraídos sentimentalmente. Tudo varia de acordo com a personalidade de cada pessoa, pois há um espectro extenso dentro do conceito de assexualidade.

Você também pode gostar

– Assexuais namoram! Os assexuados românticos são pessoas que gostam de companhia, de afeto, de amor e de alimentar um vínculo afetivo; contudo, se um assexual estrito iniciar uma relação, é bem provável que nenhum tipo de ato sexual fará parte desse relacionamento.

– A assexualidade não tem origem em um trauma, em uma doença ou em falta de hormônios! Pessoas assexuais simplesmente não têm vontade de sexo, e tudo bem!

É preciso quebrar estigmas e tabus sobre a assexualidade, pois ela é muito mais comum do que você imagina. Muitas pessoas no mundo inteiro se questionam sobre o que é uma pessoa assexuada ou por que ela é assim, mas saiba que nem tudo precisa de uma explicação. Precisa, sim, de respeito!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]