Neste artigo, o terapeuta Rafael Riani conversa com o mestre Nisargan, do Espaço Presença, sobre o papel da meditação na transformação social. O diálogo propõe uma reflexão sobre como o estado de presença e o nível de consciência podem influenciar não só o indivíduo, mas também a forma como a sociedade se transforma.
Rafael inicia fazendo uma pergunta a Nisargan sobre como a meditação pode contribuir ou anestesiar os questionamentos que envolvem as estruturas e as relações sociais.
Ao ser indagado, Nisargan diz que tal relação é bastante delicada, pois, uma vez que a pessoa se posiciona frente às questões sociais, tal posição vai depender única e exclusivamente do ângulo em que ela olha ou do entendimento que ela tem do que é real dessa transformação.
A pessoa pode estar em um estado de presença; e a resposta dela, dentro do nível de presença que ela tem, pode ser uma resposta ativa, de pegar a bandeira e sair para a rua, ou também pode ser outra completamente diferente, por exemplo.
No entendimento de Nisargan, a transformação tem a base no nível de consciência da pessoa. Se a pessoa tem o entendimento de que quem gera as ações é a consciência, não adianta ela querer mudar comportamentos, porque o comportamento é originário da consciência que a pessoa tem. Se a pessoa não muda a consciência, nada realmente vai mudar.
Então uma pessoa que seja uma professora de yoga ou de meditação e que não tenha uma ação aparentemente ativa, mas que está mobilizada realmente a fazer com que as pessoas com que ela tem contato estejam mais conscientes e mais presentes, essa consciência vai ter ações e repercussões diferentes. A pessoa põe toda a sua energia na mudança de consciência, e aí ela faz o que pode. É claro que ela sempre pode fazer mais, mas isso vai também do nível de consciência em que ela está.
Você também pode gostar
- Aprofunde-se sobre a importância do ser consciente e evolua internamente!
- Compreenda melhor sobre os caminhos a seguir buscando o seu lugar no planeta!
- Transforme a prática saudável da meditação em um hábito natural com essas dicas!
Nisargan está em um momento de questionar tudo isso. Se a proposta dele é colaborar com quem está nesse caminho, ter ferramentas, instrumentos e conceitos para ajudar a aumentar a consciência e o nível de presença, a pessoa também precisa colaborar para tal, pois isso é um processo de transformação social. Na visão do mestre, a transformação humana está diretamente relacionada à elevação do nível de presença e de consciência das pessoas.
