Autoconhecimento

Presença: Ativismo Social

No vídeo de hoje você assistirá a uma parte da live realizada no Instagram por Rafael Riani, onde ele bate um papo com o mestre Nisargan, do Espaço Presença. Nesse trecho da entrevista eles ressaltam a importância do poder transformador social em que o estado de presença e o nível de consciência das pessoas podem colaborar para essa questão.

Rafael inicia a live fazendo uma pergunta a Nisargan sobre como a meditação pode contribuir ou anestesiar os questionamentos que envolvem as estruturas e as relações sociais.

Mulher em escada vista de cima pedindo ajuda com mão para cima e mão oferecendo ajuda
Foto de Samantha Garrote no Pexels

Ao ser indagado, Nisargan diz que tal relação é bastante delicada, pois, uma vez que a pessoa se posiciona frente às questões sociais, tal posição vai depender única e exclusivamente do ângulo em que ela olha ou do entendimento que ela tem do que é real dessa transformação.

A pessoa pode estar em um estado de presença; e a resposta dela, dentro do nível de presença que ela tem, pode ser uma resposta ativa, de pegar a bandeira e sair para a rua, ou também pode ser outra completamente diferente, por exemplo.

No entendimento de Nisargan, a transformação tem a base no nível de consciência da pessoa. Se a pessoa tem o entendimento de que quem gera as ações é a consciência, não adianta ela querer mudar comportamentos, porque o comportamento é originário da consciência que a pessoa tem. Se a pessoa não muda a consciência, nada realmente vai mudar.

Então uma pessoa que seja uma professora de yoga ou de meditação e que não tenha uma ação aparentemente ativa, mas que está mobilizada realmente a fazer com que as pessoas com que ela tem contato estejam mais conscientes e mais presentes, essa consciência vai ter ações e repercussões diferentes. A pessoa põe toda a sua energia na mudança de consciência, e aí ela faz o que pode. É claro que ela sempre pode fazer mais, mas isso vai também do nível de consciência em que ela está.

Você também pode gostar

Nisargan está em um momento de questionar tudo isso. Se a proposta dele é colaborar com quem está nesse caminho, ter ferramentas, instrumentos e conceitos para ajudar a aumentar a consciência e o nível de presença, a pessoa também precisa colaborar para tal, pois isso é um processo de transformação social. Na visão do mestre, a transformação humana está diretamente relacionada à elevação do nível de presença e de consciência das pessoas.

Querem ficar mais por dentro do assunto? Assistam ao vídeo e reflitam sobre o tema.

Sobre o autor

Anand Nisargan

Anand Nisargan

Anand Nisargan é o criador do ESPAÇO PRESENÇA e focalizador de seus Retiros de Meditação.

Formado em Medicina na Unicamp, em 1994 abandonou seu trabalho como médico psiquiatra para tornar-se instrutor de meditação.

Bebeu da fonte do Mestre Osho em sua própria presença física e foi membro de suas comunas na Alemanha, Itália e Brasil, sendo tradutor de dezenas de seus livros e vídeos. Autor do livro “A Arte de Estar Presente”.

Site: espacopresenca.com.br
E-mail: [email protected]
Telefone: (12) 99700.5670 (Vivo | WhatsApp)