Ricardo Reis Vídeos

Projeção: você conhece ou reconhece?

Ricardo Reis
Escrito por Ricardo Reis

Vamos conversar sobre o que é projeção.

Você sabe o que é projeção?

Você gosta de cinema? Quando você vai ao cinema, você vai ver o quê? Se você responder o filme, tenho uma novidade para você: você não vai ver o filme! Na realidade, você vai ver uma tela em branco.

O filme mesmo, pare para pensar, está lá atrás numa salinha de projeção. Seja o sistema antigo, com rolo de filme, ou mais recente, digital, mas o filme mesmo está na projeção. Na sua frente tem apenas uma tela em branco.

De certa forma, o projetor lança as imagens numa tela em branco para que possa ser visto o que está no filme, lá atrás.

O que eu quero dizer com isso?

O ser humano é igualzinho!

Quando você olha para alguém, é como se essa pessoa fosse uma tela em branco e você um projetor, que projeta nessa tela em branco aquilo que existe dentro de você: o filme. Esse assunto irá incomodar e agradar muitas pessoas.

Se uma pessoa fala de outra: fulano é invejoso, olha como ele se comporta, ele é invejoso. E aí, você me pergunta: “Ricardo, como você sabe que ele é invejoso?”

Eu falo: “Ele é, olha o jeito dele! Tenho certeza que é invejoso!”

Mas Ricardo, você já entrou no corpo dele para sentir o que ele sente? Como você pode ter tanta certeza dessa inveja que ele tem?

Será que eu não estou sentado numa poltrona vendo um filme projetado por mim mesmo? Será?

Faça essa pergunta para você!

Uma vez, numa festa me incomodei com um rapaz, não sabia o porquê, tinha até mesmo dificuldade em me aproximar dele. Eu lembrei então da projeção e passei a prestar atenção nele e me questionar: o que nele me incomoda tanto? Sabendo conscientemente de que aquilo que eu estava enxergando era mais relacionado a eu mesmo do que a ele. Ou seja, naquele momento eu estava projetando nele algo que existe em mim. A resposta veio, porque a sua mente inconsciente responde a tudo.

Quando eu tinha vinte anos, eu era igualzinho aquele rapaz e não estava feliz naquela época, tinha necessidade do reconhecimento das pessoas. Eu lembrei também, que eu buscava atenção das pessoas, reconhecimento e ficou claro que esse rapaz também estava procurando o mesmo.

Após isso, ficou tudo mais fácil. Me aproximei do rapaz, conversei com ele, elogiei o rapaz e nesse momento ele mudou, abaixou o tom de voz. E por que isso aconteceu? Porque ele teve o reconhecimento. Eu superei a mim mesmo naquele momento, resolvi uma questão minha. Caso tivesse fugido, teria continuado a encontrar pessoas desagradáveis pela vida, porque na verdade, essa pessoa desagradável sou eu!

Tem um outro lado muito bom. Pessoas de sucesso, que você percebe coisas boas  e agradáveis nela. Quem você acha que está vendo nela? A pessoa? Eu te digo que não! Neste momento, você está vendo a si mesmo!

Então, aceite, perceba e siga em frente. Aquele que você enxerga com sucesso é você! Às vezes, só falta um pouco de coragem para fazer coisas para chegar lá… Chegar lá onde você já está. Tudo está dentro de você!

Não esqueça, você é exatamente aquilo que enxerga nos outros.

Sobre o autor

Ricardo Reis

Ricardo Reis

Ricardo Reis é formado em Marketing e tem formação internacional em Hipnose Ericksoniana, Sistêmica Clínica e Clássica. Além disso, é Master Practitioner em PNL e tem como especialidades a eliminação de fobias, o emagrecimento, o anti tabagismo, Síndrome do Pânico, memorização e os relacionamentos inter-pessoal e intra-pessoal. Atende com hora marcada no Instituto Brasileiro de Linguagem do Corpo Cristina Cairo.

E-mail: [email protected]

ENSINO A DISTÂNCIA - EU SEM FRONTEIRAS:

Confira o curso "Rapport: encante as pessoas e gere resultados", elaborado e ministrado por Ricardo Reis na plataforma de Ensino a Distância do Eu Sem Fronteiras!