Saúde Mental

Quais são os sintomas de ansiedade no corpo?

cubos com letras formando a palavra "ansiedade"
Suzy Hazelwood / Pexels
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A ansiedade é um transtorno que afeta 10% da população brasileira, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2019. Embora essa doença seja mental, ela também se manifesta na forma de sintomas físicos.

Dessa forma, junto à preocupação excessiva com o futuro e ao medo de que tudo dê errado a qualquer momento, uma pessoa diagnosticada com ansiedade pode enfrentar alguns desconfortos no corpo. Saiba mais sobre isso, a seguir.

Sintomas físicos da ansiedade

Abaixo, fizemos uma lista com os sintomas físicos da ansiedade. Se você identificar algum deles em você, lembre-se de que existem outros sintomas do transtorno, que são verificados nos seus pensamentos e nas suas emoções.

  • Falta de ar: dificuldade para inspirar e respirar e uma respiração ofegante são sintomas físicos de ansiedade, que podem se manifestar principalmente durante uma crise.
  • Falta de apetite: a falta de apetite em uma pessoa ansiosa pode se mostrar antes de eventos importantes ou quando os pensamentos negativos falarem mais alto do que a razão.
  • Dormência: dormência em um ou mais membros do corpo sem causa aparente também pode ser um sintoma físico de ansiedade.
  • Formigamento: além da dormência, o formigamento em alguma parte do corpo sem causa aparente é outro possível sinal de uma crise de ansiedade.
  • Sudorese: suor excessivo nas mãos, nos pés, nas axilas e em outras partes do corpo indica que o organismo está em estado de alerta, mesmo sem necessidade, caracterizando ansiedade.
  • Aceleração dos batimentos cardíacos: uma sensação de taquicardia que parece não melhorar com o tempo é um sintoma físico da ansiedade, que promove a aceleração dos batimentos cardíacos.
  • Mãos frias: sentir as mãos frias o tempo todo é um sinal pouco conhecido da ansiedade, embora seja muito fácil identificá-lo.
  • Ondas de calor: ondas de calor que tomam conta de todo o corpo repentinamente também são um sintoma de ansiedade, principalmente durante uma crise.
  • Visão turva: uma pessoa que tem a visão normal ou que usa óculos e comece a ver tudo de forma turva pode estar passando por uma crise de ansiedade.
  • Dor no peito: a dor no peito é uma consequência da alteração na frequência cardíaca de uma pessoa que tem ansiedade, podendo ser percebida como uma sensação de sufocamento.
  • Tremores: tremores nas mãos e nos pés são sintomas de ansiedade que podem se manifestar mesmo que não esteja acontecendo uma crise.
  • Fala acelerada: falar muito rápido e misturando ideias de uma só vez é um sinal de alerta, porque costuma indicar que diferentes tipos de pensamentos estão se formando na mente ansiosa.
  • Dor de barriga: dor de barriga e desconfortos abdominais são um sintoma de ansiedade que pode passar despercebido por quem ainda não recebeu o diagnóstico da doença.
  • Agitação nas pernas e nos braços: movimentar as pernas e os braços sem parar, especialmente em situações de tensão, é uma manifestação física da ansiedade.
  • Tensão muscular: por estar em estado de alerta o tempo todo, uma pessoa que tem ansiedade pode sentir uma tensão muscular.
  • Dores no corpo: as dores no corpo podem ter inúmeras causas, e a ansiedade é uma delas, quando não há outra causa provável, como realizar exercícios físicos intensos.
  • Tontura: sentir dificuldade para focar a visão, permanecer e caminhar é um sinal de tontura, que é outro sintoma físico da ansiedade.
  • Desmaio: assim como a tontura, o desmaio apresenta inúmeras causas possíveis, e a ansiedade está entre elas, sobretudo na hora de uma crise.
  • Alterações no peso corporal: emagrecer ou engordar de forma rápida e excessiva indica um desequilíbrio no organismo, que pode ser resultado da ansiedade.
  • Enjoo: enjoo e náusea são sintomas para várias enfermidades, mas marcam a ansiedade quando acontecem antes de algum evento importante.
  • Vômito: o vômito decorrente da ansiedade é comum durante uma crise, ou quando uma situação marcante está se aproximando.
  • Zumbido no ouvido: o zumbido no ouvido e a dificuldade para ouvir o que está acontecendo ao seu redor é um indício de que uma crise de ansiedade pode ocorrer em breve.
  • Boca seca: sentir a boca seca é um sinal comum de ansiedade, que normalmente não é aliviado quando a pessoa bebe água, por exemplo.
  • Necessidade de ir ao banheiro: um desconforto no intestino ou na bexiga pode fazer com que a pessoa ansiosa sinta uma necessidade urgente de ir ao banheiro, onde quer que ela esteja.
  • Aperto na costela: um aperto na costela pode ser sentido como uma pontada ou como um incômodo persistente na região, resultante de uma crise de ansiedade.
  • Sensibilidade à luz e dor nos olhos: a sensibilidade à luz e a dor nos olhos também são sintomas físicos da ansiedade, quando não há outra causa aparente para o incômodo.
  • Dor na mandíbula: uma dor na mandíbula pode ser causada pelo bruxismo, que é um dos sinais físicos da ansiedade, especialmente nos momentos mais tensos.

Como tratar: estratégias e ajuda profissional

Como é o caso de qualquer outra doença, a ansiedade só pode ser diagnosticada e tratada com ajuda profissional. Um profissional da saúde poderá se aprofundar no seu caso específico, entendendo o que causa ansiedade em você e quais são os tipos de tratamento mais adequados para a sua realidade.

Em geral, o tratamento da ansiedade inclui a prática da psicoterapia e a ingestão de medicamentos específicos e controlados. Entretanto existem tratamentos complementares que aliviam os sintomas da doença, como Aromaterapia, Cromoterapia, Yoga e Acupuntura.

Se você já está realizando acompanhamento médico e quer saber como reduzir os sintomas da ansiedade que aparecem de vez em quando, siga estas dicas:

Mulher com roupa de ginástica sentada no tapete da sala com halteres e tutorial de exercícios físicos no computador
ORION PRODUCTION / Shutterstock

1) Elabore uma rotina

Seguir uma rotina que seja confortável para você é uma das principais maneiras de aliviar os sintomas da ansiedade. Assim, os seus dias se tornam mais previsíveis, e você tem mais tempo para planejar as suas atividades.

2) Esteja ao lado de pessoas queridas

Cercar-se de pessoas queridas é uma das formas de encontrar ajuda rápida caso você esteja no meio de uma crise de ansiedade. Por isso, converse com alguém em quem você confia sobre os seus sentimentos e pensamentos.

3) Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos libera hormônios que proporcionam uma sensação de felicidade, além de melhorar o funcionamento do seu corpo. Sendo assim, incorpore algumas atividades desse tipo no seu cotidiano.

Você também pode gostar:

Com base nas informações apresentadas, você entendeu que a ansiedade apresenta sintomas físicos que precisam de atenção. Caso você sinta algum desconforto como os que explicamos, procure auxílio médico o mais rápido possível. Cuide do seu corpo e da sua mente!

Conteúdos relacionados sobre ansiedade:

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br