Autoconhecimento Comportamento

Sintomas de ansiedade

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Os sintomas de ansiedade podem ser um grande indicativo de que algo precisa ser revisto. Ter ansiedade antes de viajar ou de entregar um trabalho da faculdade é normal, o problema é quando essa doença começa a se manifestar sem motivos aparentes. Além disso, se os casos ocorrem com frequência o mais indicado é buscar ajuda médica.

Se você não conhece os sintomas de ansiedade e está passando por crises inexplicáveis, este artigo pode te ajudar a entender o que está acontecendo. Por isso, vamos aprofundar melhor esse assunto para seu bom entendimento.

O que é a ansiedade?

O sentimento de ansiedade é normal, todos os seres humanos podem vivenciar ele algumas vezes na vida. Porém, quando ele começa a surgir em excesso não podemos negar os fatos e ir atrás de ajuda médica.

A ansiedade tem o grande poder de modificar a realidade de quem a possui. Os hábitos que ela desencadeia, podem causar diversos problemas sociais e no organismo. Quando essa doença se estabelece nas pessoas com frequência é muito complicado lidar com ela.

Imagem de uma mulher vestida com calça e blusa de moletom preto. Ela está sentda no chão com a cabeça baixa encostada no joelho.

A nível social, aqueles que convivem com os sintomas de ansiedade podem ter grandes dificuldades de manter relações familiares, afetivas e amigáveis. Normalmente, a pessoa que possui essa doença passa a se sentir desconfortável e muito irritada a qualquer hora e em qualquer lugar. E claro, isso pode causar brigas constantes e até rompimento de laços com outras pessoas.

A nível do corpo, as sensações são tão devastadoras que podem induzir o indivíduo ao excesso alimentar ou ausência dele. Além disso, a tensão acaba se tornando algo muito comum na vida daqueles que a possui, trazendo diversos problemas no dia a dia.

Causas e sintomas de ansiedade

A manifestação da ansiedade pode acontecer por variados motivos. Por isso, não existe forma de se autodiagnosticar com ansiedade! Para isso, é necessária uma consulta com um psicólogo ou psiquiatra. As causas da ansiedade podem ocorrer através de traumas, abuso de substâncias lícitas e ilícitas, quadros intensos de estresse e por conta da genética.

Todavia, é extremamente necessário que haja uma avaliação específica para cada caso.

Campo aberto com muito gramado e um homem sentado. Ele veste um terno preto e uma camisa branca. Parece estar ansioso. Suas mãos estão sobre a sua cabeça.

Então, veja abaixo quais são os principais sintomas de ansiedade, e se estiver passando por alguns deles, procure um médico.

  • Tensão constante, atrapalhando a pessoa a se manter tranquila e relaxada;
  • Dificuldade de se concentrar nas tarefas que costuma realizar em sua rotina diária;
  • Insônia constante e que dificulta muito o descanso mental e a disposição no dia posterior;
  • Foco intenso nas coisas que causam medo sendo muito difícil de manter o foco nas coisas boas, ou seja, pessimismo;
  • Preocupação em excesso por qualquer coisa;
  • Náuseas;
  • Suor quente ou frio em excesso, principalmente nas mãos e pés;
  • Contração muscular que ocasiona muito desconforto, principalmente, após as crises de ansiedade;
  • Falta de ar que chega do nada, sem nenhum motivo aparente;
  • Dor de barriga;
  • Irritação por tudo!
Mulher apreensiva. Ela está sentada encolhida no canto de uma parede. Veste um camisão branco e está com as duas mãos sobre a cabeça.
Você também pode gostar

Pode ser bastante difícil aceitar que está precisando de ajuda médica, mas é essencial esse suporte. Os sintomas de ansiedade no início podem parecer básicos e não prejudiciais, porém com o passar do tempo e sem a ajuda de um especialista a vida pode ser um terror.

Por isso, ao detectar alguns dos sintomas de ansiedade em sua rotina com frequência, não hesite em buscar ajuda médica! Cuidar nos primeiros sintomas é muito importante para que a doença não ganhe proporções maiores.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]