Os sintomas de ansiedade podem ser um grande indicativo de que algo precisa ser revisto. Ter ansiedade antes de viajar ou de entregar um trabalho da faculdade é normal, o problema é quando essa doença começa a se manifestar sem motivos aparentes. Além disso, se os casos ocorrem com frequência o mais indicado é buscar ajuda médica.
Se você não conhece os sintomas de ansiedade e está passando por crises inexplicáveis, este artigo pode te ajudar a entender o que está acontecendo. Por isso, vamos aprofundar melhor esse assunto para seu bom entendimento.
O que é a ansiedade?
O sentimento de ansiedade é normal, todos os seres humanos podem vivenciar ele algumas vezes na vida. Porém, quando ele começa a surgir em excesso não podemos negar os fatos e ir atrás de ajuda médica.
A ansiedade tem o grande poder de modificar a realidade de quem a possui. Os hábitos que ela desencadeia, podem causar diversos problemas sociais e no organismo. Quando essa doença se estabelece nas pessoas com frequência é muito complicado lidar com ela.
A nível social, aqueles que convivem com os sintomas de ansiedade podem ter grandes dificuldades de manter relações familiares, afetivas e amigáveis. Normalmente, a pessoa que possui essa doença passa a se sentir desconfortável e muito irritada a qualquer hora e em qualquer lugar. E claro, isso pode causar brigas constantes e até rompimento de laços com outras pessoas.
A nível do corpo, as sensações são tão devastadoras que podem induzir o indivíduo ao excesso alimentar ou ausência dele. Além disso, a tensão acaba se tornando algo muito comum na vida daqueles que a possui, trazendo diversos problemas no dia a dia.
Causas e sintomas de ansiedade
A manifestação da ansiedade pode acontecer por variados motivos. Por isso, não existe forma de se autodiagnosticar com ansiedade! Para isso, é necessária uma consulta com um psicólogo ou psiquiatra. As causas da ansiedade podem ocorrer através de traumas, abuso de substâncias lícitas e ilícitas, quadros intensos de estresse e por conta da genética.
Todavia, é extremamente necessário que haja uma avaliação específica para cada caso.
Então, veja abaixo quais são os principais sintomas de ansiedade, e se estiver passando por alguns deles, procure um médico.
- Tensão constante, atrapalhando a pessoa a se manter tranquila e relaxada;
- Dificuldade de se concentrar nas tarefas que costuma realizar em sua rotina diária;
- Insônia constante e que dificulta muito o descanso mental e a disposição no dia posterior;
- Foco intenso nas coisas que causam medo sendo muito difícil de manter o foco nas coisas boas, ou seja, pessimismo;
- Preocupação em excesso por qualquer coisa;
- Náuseas;
- Suor quente ou frio em excesso, principalmente nas mãos e pés;
- Contração muscular que ocasiona muito desconforto, principalmente, após as crises de ansiedade;
- Falta de ar que chega do nada, sem nenhum motivo aparente;
- Dor de barriga;
- Irritação por tudo!
Você também pode gostar
Pode ser bastante difícil aceitar que está precisando de ajuda médica, mas é essencial esse suporte. Os sintomas de ansiedade no início podem parecer básicos e não prejudiciais, porém com o passar do tempo e sem a ajuda de um especialista a vida pode ser um terror.
Por isso, ao detectar alguns dos sintomas de ansiedade em sua rotina com frequência, não hesite em buscar ajuda médica! Cuidar nos primeiros sintomas é muito importante para que a doença não ganhe proporções maiores.