Autoconhecimento

Você é uma pessoa resiliente?

Palavra "resilience" escrito em dourado.
Ann H / Pexels
Escrito por André Parísio

Você sabe o que é resiliência? Resiliência é a capacidade que o ser humano tem de lidar com problemas, de se adaptar a mudanças e superar intempéries, resistindo a pressões adversas: estresse, traumas, etc.

Para ter uma resiliência emocional, a pessoa condiciona a mente a suportar pensamentos assustadores e com isso consegue driblar o sofrimento, ao compreender o que a dor acarretará. É a capacidade que você tem de controlar suas emoções, de controlar seus impulsos, ser absurdamente otimista em tudo que você for fazer, é ter empatia com tudo e com todos em momentos tão difíceis.

Algumas pessoas parecem ter nascido com uma capacidade absurda de superar problemas, tragédias e dores emocionais com uma incrível facilidade. Essa é uma característica de uma pessoa resiliente. Mas uma pessoa resiliente nasce já resiliente? Não. Você tem a capacidade de se tornar uma pessoa resiliente, procurando ter uma visão otimista das coisas, buscando manter relações positivas com as pessoas. Pessoas resilientes têm a capacidade de acreditar em si mesmas, tendo o controle eficaz dos desafios da vida.

Mulher negra de roupas coloridas se abraçando.
De’Andre Bush / Unsplash

Para se manter mais resiliente, busque ser mais flexível e entenda que pessoas são diferentes. Aprender a respeitar as diferenças contribui para uma boa convivência em sociedade. Aprenda lições de vida. Tudo que acontece de ruim, você tem a oportunidade de tirar uma lição daquilo. Isso torna você mais forte, mais corajoso, mais sereno. Tenha atitudes positivas. Sempre procure ver as coisas boas em coisas ruins. Há sempre algo de positivo em alguma situação ou circunstância por que você está passando. Analisar situações com positividade traz motivação e segurança. Procure nutrir relacionamentos. Uma pessoa resiliente sempre tem uma ou mais pessoas a que possa recorrer em momentos difíceis.

Procure liberar a tensão, busque alguma atividade em que você possa desopilar, dançar, meditar, escrever, correr, enfim, algo que lhe dê prazer.

Sua vida é e sempre será a coisa mais importante para você. Cuide bem dela.

Sobre o autor

André Parísio

Consultor empresarial, gestor de negócios, consultor de franchising. Profissional com mais de 20 anos de experiência na área de marketing, entusiasta e estudioso na área de PNL (programação neurolinguística), especialista na área de desenvolvimento humano, pessoal e motivacional.

Email: andreparisio@gmail.com
Linkedin: linkedin.com/in/andreparisio