Espiritualidade Religiões

Quaresma: como podemos usá-la para nossa evolução espiritual?

Você sabe o que é Quaresma? E quando começa a Quaresma? Embora muitas pessoas conheçam esse evento, nem todos sabem o que ele representa e por que ele é tão importante para quem segue a fé cristã.

A quaresma é um período de 40 dias antes da Páscoa, começando na Quarta-Feira de Cinzas e terminando no Domingo de Ramos. Ela é caracterizada como um momento de penitência. É quando nos arrependemos pelos nossos pecados e fazemos sacrifícios (jejum e caridade) em referência aos ensinamentos de Deus e ao sacrifício de Jesus Cristo.

Espiritualmente, acredita-se que, durante a Quaresma, os espíritos trevosos são liberados no plano que ocupamos. Por isso, muitos defendem que nessa época é importante praticar o recolhimento, evitando o contato com eles. Aprenda mais sobre isso, a seguir!

Por que a Quaresma é importante?

A Quaresma é um período de arrependimento e de limpeza. É uma oportunidade para avaliar os nossos pecados, pedir perdão e renovar as nossas energias, chegando até a Páscoa com a alma iluminada.

Uma mão aberta e erguida. Em cima, uma luz remanescente.
Jackson David / Pixabay / Eu Sem Fronteiras

No entanto, é importante destacar que as energias presentes na Quaresma não podem durar apenas 40 dias. Isso porque, durante o ano inteiro, precisamos praticar o bem, evitar as tentações e nos arrepender dos erros que cometemos.

Logo, considere que o seu equilíbrio espiritual não pode estar restrito a uma ocasião do ano. Você deve ser capaz de desenvolver a sua habilidade de reconhecer o mal e de se afastar dele, para cultivar apenas aquilo que lhe faz bem. Continue lendo para descobrir como fazer isso!

Dicas para alcançar o equilíbrio espiritual na Quaresma

Para alcançar o equilíbrio espiritual na Quaresma, é importante que você faça uma limpeza nos seus pensamentos e nas suas atitudes. Assim, você deve se afastar daquilo que te conduz à negatividade e ao mal, e se aproximar do que te ilumina. Confira!

1) Aposte nas cores certas

A Quaresma é um período sagrado, no qual devemos estimular a pureza. Então, em vez de usar roupas em cores como preto, roxo, vermelho e marrom, aposte em branco, azul e amarelo.

2) Evite comer algo de que você gosta

Jesus Cristo realizou um sacrifício por todos nós. Para reproduzir esse gesto nobre, você pode praticar o jejum na Quaresma, evitando comer algo de que você goste. Assim, você estará fazendo um sacrifício por um propósito maior, que é a sua limpeza espiritual.

3) Recuse bebidas alcoólicas

Quando ingerimos bebidas alcoólicas, alteramos nosso estado de consciência. Ao fazermos isso, nos tornamos vulneráveis aos espíritos que podem nos prejudicar, principalmente na Quaresma, quando eles estão livres. Por isso, recuse esse tipo de bebida.

4) Tome um banho de sal grosso

Um recipiente colocado lateralmente com sal grosso escorrendo.
OREANA TOMASSINI / Pixabay / Eu Sem Fronteiras

Nas segundas-feiras durante a Quaresma, é recomendado que você tome um banho de sal grosso do pescoço aos pés. Esse processo vai ajudar o seu corpo a expulsar a negatividade e as más influências que podem estar te desequilibrando.

5) Descarrego com banho de boldo

Às sextas-feiras de Quaresma, é mais indicado que você faça um banho de descarrego com boldo, desde a cabeça. Essa planta representa Jesus Cristo, então, lavar-se com ela é uma maneira de afastar os espíritos ruins que se aproximam de nós nessa época.

6) Cuide de uma palmeirinha

A palmeirinha é uma planta que simboliza o Sol, a água, o céu e a terra. Ao cultivá-la na Quaresma, você vai entrar em contato com esses elementos, conectando-se com a natureza. Regue a planta rezando o pai-nosso, diariamente.

7) Afaste-se de conflitos

As brigas e as discussões acumulam negatividade em nossos espíritos. Em um período de arrependimento e de limpeza, é fundamental evitar esse tipo de situação, priorizando o diálogo acima de tudo.

8) Acenda velas apenas na igreja

Várias velas acesas e, ao fundo, uma representação/estátua de Jesus Cristo crucificado.
Albrecht Fietz / Pixabay

Acender uma vela dentro de casa pode atrair espíritos ruins durante a Quaresma. Portanto, se você quiser rezar para uma pessoa que partiu ou para uma santidade, vá até a igreja mais próxima.

9) Reduza o uso de facas e de tesouras

Como o período da Quaresma pode estimular atitudes e sentimentos negativos, é fundamental que você evite as situações que terminariam mal. Tome um cuidado redobrado com facas e tesouras.

10) Proteja seu umbigo

O umbigo é uma região de intenso fluxo energético nos nossos corpos. Para evitar que os espíritos malignos entrem em você ou lhe transmitam energias negativas, proteja essa parte do seu corpo com um esparadrapo.

Você também pode gostar

Com base nas dicas espirituais que separamos para você, será mais fácil se afastar da negatividade e se aproximar da positividade. Lembre-se de que a Quaresma é um momento para limpar o seu espírito e para se arrepender dos seus pecados. Mantendo esses princípios o ano inteiro, você vai se iluminar!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br