Espiritualidade

A influência dos cristais em nossa vida

Cristais.
ju_see / Shutterstock
Escrito por Priscila Sarmento

Os cristais são corpos sólidos de formato geometricamente regular, que foram criados quando a Terra se formava e continuaram a ser metamorfosear à medida que o próprio planeta se transformava. Os cristais são o DNA da Terra, um registro químico da evolução, guardado há milhões de anos. Sua influência energética vai de acordo com a forma como foi gerada, e já foi comprovado que eles atuam brilhantemente na faixa de ondas eletromagnética.

O fato de dedicarmos os cristais e programá-los faz com que eles atuem com mais eficácia. Algumas pessoas (inclusive eu) gostam de fazer o “dia do cristal”, em que fazem a limpeza e depois meditam para estabelecer uma maior conexão com a energia deles. Esse processo é conhecido como “ritual com as pedras. Essa prática realizada regularmente faz com que os cristais passem a “conversar” conosco e nos mostrar como podemos usar para obtermos um bem-estar maior.

Purificar os nossos cristais é extremamente importante, pois são excelentes transmissores e receptores de energia. Uma das suas funções é absorver e purificar energias negativas. (selenita branca é ótima para esse trabalho). Sem a limpeza energética das pedras, elas absorvem energia demais, deixando de transmutar, embora algumas já sejam capazes de purificar a si mesmas.

Limpeza e programação

A limpeza pode ser feita em água corrente, cachoeira ou mineral, para eliminar a poeira e a energia de quem as pegou. Depois deixe energizar sob o sol (se for pedra solar) ou sob a lua (se for lunar). Cada pedra tem sua fase lunar, então, para que a energia seja 100% eficaz, faça nas fases lunares de cada pedra. As rosa, verdes, azuis e roxas são da energia lunar e correspondem aos chacras cardíacos, laríngeo, frontal e coronário, respectivamente. Podem fazer a limpeza na Lua Nova e na Cheia. As vermelhas, pretas, laranja, amarelas e marrons são feitas com a energia do Sol na Lua Crescente; as pretas e vermelhas, na Lua Minguante, pois são pedras de proteção.

Cristais.
Karolina Grabowska / Pexels

A programação é o foco que você dá à pedra, um propósito com base na sua intenção, usando como amuleto ou talismã. Programando a pedra com a mesma intenção, ela será sempre reforçada e, cada vez, mais sentirá a energia do propósito. Mas sempre limpando e energizando, pois a energia acaba. E como se faz isso? Depois de limpa, acenda um incenso, coloque um mantra de acordo com a intenção, isso ajuda muito. Mentalize seu desejo e imagine realizado, lembrando que é atração para determinada energia: como saúde, foco, amor ou finanças. Procure mentalizar sempre a mesma imagem. Pode também falar em voz alta ou anotar no papel e colocar a pedra em cima.

Elixir

Os cristais atuam por meio de ressonância e vibração. Para obter ao máximo o benefício da cura com cristais, é preciso estudar ou ser orientado. É possível, porém, usar para enfermidades comuns ou em casos de emergência, como os elixires. Como os cristais têm uma poderosa vibração, é fácil transferir para a água. Os elixires de pedras podem ser ingeridos, caso os minerais não sejam tóxicos. Também podem ser aplicados sobre a pele ou jogados na hora do banho sobre o corpo. Elixires de turmalina negra (proteção) podem ser misturados na água ou borrifados no ambiente. Não beba. Gosto muito de faz elixir com citrino, para dar força e energia; quartzo rosa, para acalmar e relaxar; e ametista, para ajudar a me conectar e meditar.

Você também pode gostar

Como fazer o elixir de pedras

Coloque sempre num recipiente de vidro, nunca de plástico. Pode ser garrafa, copo ou jarra. O cristal que você deseja usar precisa estar limpo e codificado (com a intenção). Não coloque rosa do deserto, pirita, mica, vassourinha de bruxa (cianita preta) e espada de São Miguel Arcanjo (cianita azul) – além de tóxicas, não podem ficar muito tempo na água. Coloque sob o sol ou sob a lua, dependendo do cristal, por mais ou menos 4 a 6 horas, e vá bebendo ao longo do dia. Mantenha o elixir fechado.

Mulher branca com cristais.
Kevin Malik / Pexels

Todos os cristais são fundamentais para nosso corpo e mente, ajudam a nos conectarmos com o astral, trazendo equilíbrio e paz. Quando nossos chacras não estão alinhados, temos alguns problemas de saúde e desequilíbrio emocional. Sempre que achar necessário, faça um elixir e escute um mantra ou medite. O Reiki é excelente para o alinhamento dos chacras.

Dicas das pedras

Rosas – destinadas ao amor, cura emocional e quebra do passado.

Verdes – cura física.

Azuis e roxas – conexão com o Universo, comunicação, ideias.

Pretas e vermelhas – proteção no geral.

Amarelas e laranjas – força, energia, prosperidade e abundância.

Quando for fazer elixir com alguma dessas pedras, mentalize seu desejo de acordo com suas funções.

Sobre o autor

Priscila Sarmento

Formada em publicidade pela Escola Técnica de Publicidade e Propaganda — ETEC, em 2000. Superior completo em jornalismo pela Faculdade Candido Mendes — UCAM, em 2005. Pós-graduada em marketing também pela Faculdade Candido Mendes — UCAM, em 2009. Especialização em marketing digital EAD na UCAM, em 2019.

Jornalista na empresa de RH Simetria, assessora de comunicação na Fiocruz — INI, desenvolvimento de cooperado na UNIMED.

Realizei alguns trabalhos com criação de materiais publicitário, diagramação e arte como freelancer.

Email: pris.sarmento@yahoo.com.br
Linkedin: Priscila Sarmento
Facebook: prissarmento
Instagram: @prissarmento