Convivendo

#QueFrio: Aprenda a esquentar sua casa sem gastar muito

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Uma das piores situações que (quase) todo mundo passa nos dias mais frios é não conseguir se sentir quentinho, mesmo dentro de casa. E quando isso acontece, o que fazer? Você já colocou um casaco extra, já fechou a janela e até já deixou o forno ligado para subir um pouco a temperatura da sua casa, mas, mesmo assim, ainda está com frio.

Em primeiro lugar, saiba que você não está sozinho. Dependendo da região do país que está, pode ser realmente difícil conseguir subir a temperatura do seu lar e deixá-lo, de fato, mais quente e aconchegante.

Mas, para te ajudar, o Eu Sem Fronteiras separou algumas dicas infalíveis, simples e baratas – sim, baratas –  para aquecer sua casa nos dias mais frios e nas noites mais geladas.

Dica nº 1: Cortinas e persianas

Essa dica é muito simples. Basta abrir todas as cortinas e persianas da sua casa logo cedo, a partir das 8h da manhã. Porém, atenção: mantenha os vidros das janelas fechados, isso fará com que a luz solar entre, mas o frio e possivelmente o vento fiquem do lado de fora. A luz, após refletir nos objetos e móveis, se transforma em calor.

Depois, feche todas as cortinas e persianas antes do sol se pôr, assim, você mantém o calor adquirido pela luz solar ainda concentrado dentro da sua casa.

Dica nº 2: Papel alumínio

Ao colocar papel alumínio nas portas da sua casa (do lado de dentro), você concentra ainda mais o calor, isso acontece porque toda a luz que entrou tenta sair, e um dos caminhos é se dissipar na porta. Porém, o papel alumínio funciona como um rebatedor – ao refletir no papel, a luz volta para o centro do ambiente.

Caso queira, você também pode colocar papel alumínio nas frestas das janelas, o que também ajudará a concentrar ainda mais o calor dentro de casa, porém, fique atento para não bloquear os vidros, ou seja, para não bloquear a passagem da luz para dentro.

Dica nº 3: Tapetes

Os tapetes são ótimos aliados na busca de uma casa mais quentinha e aconchegante, principalmente porque há, nesse mundo, poucas sensações piores do que pisar no chão frio depois de sair do banho, ou logo depois de acordar. Então, coloque alguns tapetes em casa e aproveite a sensação aconchegante que eles trazem, de quebra, curta uma casa mais quentinha – mas fica o aviso de que o tapete esquenta bastante, então, talvez seja necessário guardá-lo em algum lugar durante o verão.

Dica nº 4: comidas e bebidas quentes

Acrescente no seu dia a dia algumas bebidas quentes, como café, chá, chocolate, capuccino, entre outros, e também pratos quentes, como sopas, caldos, carnes e quaisquer outras preparações que sejam feitas no forno.

Dica nº 5: Forno entreaberto

Aproveitando a dica anterior, na qual falamos do fogão, você também pode usá-lo de outra forma para escapar do frio. Pode ligar o forno, esperar que ele preaqueça por alguns poucos minutos e, depois, deixe-o entreaberto (apenas um pouco basta), e o calor que sair do forno ajudará a esquentar o ambiente. Caso seu forno não fique entreaberto sozinho, você pode dobrar um pano de prato e encaixá-lo em uma das pontas do fogão, irá funcionar.

Dica nº 6: Exercícios físicos

Exercícios físicos, logo após os primeiros minutos de prática, aumentam o fluxo sanguíneo, o que aquece, e muito, o corpo. Então, praticar exercícios, mesmo que dentro de casa – como pular corda, subir e descer as escadas, abdominais e flexões, entre outros tipos, é uma ótima opção. Mas, é extremamente necessário tomar cuidado com um detalhe muito importante: o seu corpo vai aquecer muito, mas mesmo com calor, não deixe de usar casaco ou algum outro tipo de roupa que mantenha seu corpo aquecido. O choque térmico com a temperatura externa pode te adoecer.

Dica nº 7: Roupas grossas

É claro que, quando alguém está com frio, a primeira reação da pessoa é vestir um, ou mais de um, casaco, um par de luvas, toucas, e qualquer outro acessório para esquentar. Mas, nunca é demais falar, não é mesmo? Vista seus casacos e se sinta mais quentinho!

E aí, gostou das dicas? Coloque-as em prática assim que necessário e comemore, porque seus dias gelados acabaram!


Texto escrito por Giovanna Frugis da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]