Alimentação consciente Nutrição

Dicas para prevenir o ganho de peso no trabalho

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Enquanto se é jovem, normalmente, desfrutamos do nosso tempo para estudar e praticar atividades de acordo com os nossos gostos, como exercícios físicos. Natação, danças, artes marciais e corrida são alguns exemplos.

Porém, ao atingir determinada idade, entramos no mercado de trabalho e, consequentemente, já não temos mais tanto tempo disponível para nos dedicarmos a outras atividades.

Nesse cenário, ganhar peso se torna a realidade de muitas pessoas (muito mais do que a maioria, pode ter certeza). É preciso redobrar a atenção para não se deixar levar pelas tentações do dia a dia, e isso não se resume somente à comida – o tabagismo e o sedentarismo também entram nessa lista, além de outros itens.

Por isso, o Eu Sem Fronteiras separou algumas dicas que vão te ajudar a não ganhar peso extra nessa fase da vida em que precisamos fazer jornadas de trabalho extensas e cansativas, que muitas vezes nos tiram da rotina dos hábitos saudáveis. Vamos ver?

Dica nº 1: rotina do sono

Pode ser realmente muito difícil, mas é muito importante ter uma hora para dormir e uma hora certa para acordar. É claro que você não precisa ser um relógio e pode passar um pouquinho do horário estipulado – até porque imprevistos e compromissos inesperados acontecem.

Dormir de seis a oito horas por noite é o ideal.

Mas ter uma rotina do sono ajuda seu corpo a se acostumar com as longas jornadas de trabalho. Além disso, te ajuda a ter mais disposição e potencializa sua criatividade, sua memória e seu aprendizado.

Dormir bem também ajuda acelerar o seu metabolismo. Isso significa que ele queimará calorias de forma mais rápida! Lembre-se de que, em média, dormir de seis a oito horas por noite é o ideal.

Dica nº 2: leve lanchinhos de casa

Estar fora de casa é uma verdadeira prova para resistir às tentações de doces e salgadinhos que encontramos pela rua. E a rotina estressante do trabalho potencializa a vontade de sair da dieta saudável – para muitos, um problema ou o estresse se tornam desculpas para comer um docinho, por exemplo.

Ao levar lanches de casa, como frutas e sanduíches naturais, você terá sempre à mão uma opção saudável para saciar sua vontade de comer um lanche ou até mesmo aquela fome que bate entre as refeições.

Dica nº 3: regra 50/10

Aqui no Eu Sem Fronteiras, há um artigo chamado Seis rituais simples para alcançar o seu melhor todos os dias. Nele, vemos a regra 50/10, que nos ensina a trabalhar por 50 minutos corridos, sem perder o foco da tarefa que estamos realizando e, depois, ter 10 minutos de descanso. Vale a pena ler o artigo!

De qualquer forma, essa regra pode ser uma grande aliada para não ganhar peso extra! Use seus 10 minutos de descanso para movimentar o seu corpo. Levante-se, tome um copo de água, caminhe um pouco, vá até o banheiro.

Pode parecer pouco, mas faça a conta: se você parar 10 minutos por hora, sabendo que você fica oito horas por dia no escritório, serão 80 minutos movimentando o corpo!  Já não parece mais tão pouco, não é verdade?

Dica nº 4: beba bastante água

A água é a nossa principal fonte de hidratação. Um adulto precisa beber, no mínimo, dois litros de água por dia, mas você pode aumentar essa quantidade, se for confortável para você.

Um adulto precisa beber, no mínimo, dois litros de água por dia.

O seu metabolismo ficará mais rápido e seu corpo eliminará as toxinas e substâncias desnecessárias que estão dentro de você através da urina, o que tornará sua pele mais saudável (e mais bonita), assim como seu cabelo, suas unhas e seu organismo como um todo.

Além disso, levantar de vez em quando para encher a garrafinha e ir ao banheiro também é uma forma de se movimentar.

Dica nº 5: almoce direito

Muitas pessoas comem um lanche em dez minutos e voltam ao trabalho, pelo grande acúmulo de tarefas. Mas, acredite, não vale a pena trocar uma boa refeição por um lanche rápido. Fazer isso todos os dias (ou quase todos os dias) pode ser realmente muito prejudicial ao seu organismo. Use seu horário de almoço com sabedoria: coma comida saudável, com proteínas, fibras, carboidratos e vitaminas. Tudo isso ajudará seu corpo a se manter mais saudável.

Sua saúde é seu maior patrimônio. Seu corpo é o seu templo. Juntos, formam o seu maior tesouro. Cuide-se bem e tenha vida longa!


Escrito por Giovanna Frugis da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]