Autoconhecimento

Razão x Emoção: Como pensam as pessoas que “pensam” com o coração

Heart and brain on scales. Balance love mind intelligence logic concept. Flat style. EPS 8 vector illustration no transparency
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Pessoas regidas pelas emoções, ou seja, que pensam com o coração, normalmente são indivíduos sensíveis aos problemas dos outros e do mundo ao seu redor. Além disso, são agradáveis e engraçados na maioria das vezes.

Separamos uma pequena lista sobre essas pessoas únicas e especiais:

1 – São emotivas: além de serem altamente emotivas, elas demonstram seus sentimentos em público e não possuem problema nenhum com isso. Elas podem chorar mais facilmente ao ler um livro ou assistir um filme, assim como ficarem mais bravas e também demonstrarem isso ao presenciarem injustiça ou numa discussão.

2 – Elas levam mais tempo para tomar decisões: nesse caso, a lógica não é válida. A pessoa emotiva precisa sentir em seu coração que essa ou aquela escolha foram as corretas. Após essa certeza dentro delas se consolidar, aí sim, elas tomam suas decisões.

3 – Empatia: não se sente muito bem com relação a algo na sua vida? Teve um dia estressante? Brigou com a pessoa amada? As pessoas emotivas irão perceber que você não está muito bem e oferecer uma mão amiga.

4 – Elas não tem problemas em falar sobre seus sentimentos: diferente das pessoas com perfil de pensamento primordialmente lógico, as pessoas que agem com base na emoção não têm receios de falar como se sentem, seja estando bem ou não. Assim, criam-se vínculos com as pessoas envolvidas, uma vez que elas se sentem importantes ao compartilhar esses sentimentos.

5 – São extrovertidas e divertidas: pessoas nesse perfil são calorosas e agradáveis de se ter por perto, podendo falar sobre qualquer coisa, sempre com uma dose de humor.

6 – Se estressam com mais facilidade: assim como reagem positivamente às questões ao seu redor, aquilo que causa desconforto a elas também traz reações de acordo com a situação, nesse caso, a raiva e o estresse, só que num nível maior do que as pessoas com perfil de raciocínio lógico.

7 – 6º sentido aguçado: mesmo que você não diga, elas sabem quando as coisas não estão bem, ou quando tudo está nos conformes. Pelo fato de serem pessoas mais conectadas às emoções, elas tendem a ter o sentido da intuição mais aflorado.

8 – Gostam de agradar as pessoas e sabem fazer isso muito bem: por naturalmente serem pessoas agradáveis, positivas e empáticas, elas sabem como tratar bem seu próximo, principalmente os melhores amigos e a pessoa amada. Um presente fora de época ou data, um elogio no momento certo e até uma piada bem colocada fazem com que essas pessoas sejam incríveis e únicas.

9 – Agem com base nos sentimentos: são sua bússola, seu norte. Se elas sentem que devem ou não fazer algo, se devem ou não comprar aquela roupa, ou tomar alguma decisão, será sempre baseado nos sentimentos.


Texto escrito por Bruno da Silva Melo da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]